Jardim suspenso: aprenda 3 maneiras de criar o seu

Postado por PETZ, em Atualizado em Jul 20, 2021

Dicas
Jardim suspenso: aprenda 3 maneiras de criar o seu
Tempo de leitura: 3 minutos

O jardim suspenso é uma ótima ideia para quem busca inovar na decoração. De forma criativa e inventiva, é possível trazer mais vida e cor para qualquer lar. O melhor é que esse tipo de acessório se adapta a diferentes locais, sendo especialmente indicado para apartamentos, casas pequenas e ambientes internos. 

casal segurando plantas

Por isso, fazer um jardim suspenso em casa pode ser a solução que você estava procurando para trazer um novo ar para o ambiente. Separamos algumas dicas para você começar o seu sem dificuldades. Continue a leitura e descubra!

O que é um jardim suspenso?

Se você está se perguntando o que é jardim suspenso, saiba que ele pode ser muitas coisas! Tudo depende de sua criatividade, do espaço disponível e de seu projeto de decoração. Basicamente, um jardim suspenso é aquele que não possui apoios no chão. 

Assim, as famosas paredes verdes são um exemplo de jardim suspenso. Porém, não deixe sua imaginação parar aí. Com algumas técnicas, podemos transformar prateleiras, estantes e até o teto em um belo jardim! Abaixo, separamos alguns exemplos para você se inspirar.

1. Jardim suspenso simples com caixotes

Se você quer fazer um jardim suspenso de madeira barato, os caixotes podem ser ótimas opções. Com alguns acessórios, você cria um ambiente elegante e repleto de verde. Basta utilizar caixotes, facilmente encontrados em feiras e supermercados. Confira as dicas abaixo. 

  • Escolha caixotes firmes, resistentes e em bom estado. Se for necessário, utilize esta etapa para personalizar seu futuro jardim: pintar os caixotes é uma boa forma de trazer mais cor para seu ambiente;
  • Pense em uma composição interessante. Aqui, vale olhar para a decoração de sua casa para se inspirar. Você prefere caixotes alinhados ou desorganizados? Utilize sua imaginação; 
  • Fixe os caixotes na parede, utilizando ganchos ou parafusos. Este é um passo importante, pois deixará suas prateleiras bem firmes para receber suas plantinhas;
  • Coloque suas plantas nas novas prateleiras, terminando seu jardim suspenso simples. As plantas pendentes ficam ótimas nessa composição! Lembre-se apenas de observar seu ambiente e as espécies mais indicadas. 

jardim vertical na parede de casa

2. Jardim de pallet

O jardim suspenso de pallet é outra forma de reutilizar objetos, inovando na decoração! Os pallets possuem um ar rústico e elegante, que combina tanto com espaços abertos quanto com áreas internas. 

No entanto, são um tipo de acessório que requer uma parede maior e bom apoio para a sustentação. Para construir seu jardim suspenso de pallet. Siga as dicas abaixo. 

  • Escolha um pallet adequado. Para isso, meça a área onde ficará seu jardim e adquira um acessório equivalente; 
  • Envernize o pallet. Este é um passo importante, pois a madeira terá contato direto com a planta e com a umidade; 
  • No jardim suspenso de pallet, os vasos ficam fixos e deverão ser do mesmo tamanho; 
  • Marque cada vaso no pallet, já pensando na composição do seu jardim. Uma boa ideia para manter suas plantinhas sempre saudáveis é criar um esquema alternado, parecido com um jogo de xadrez; 
  • Coloque ganchos no pallet, de acordo com as marcações realizadas. Para isso, utilize uma furadeira ou um material semelhante. Assim, suas plantas ficarão mais firmes; 
  • Por fim, coloque seu jardim vertical de pallet na parede! Lembre-se que a estrutura final fica um tanto pesada, por isso, pense em um esquema de sustentação bem resistente. 

3. Jardim suspenso no teto

Se você quiser inovar ainda mais na decoração, aprender como fazer um jardim suspenso no teto é uma ótima ideia! Nele, os vasos ficam flutuando, criando uma atmosfera moderna e diferente.

Há muitas formas de reproduzir esse tipo de decoração diferenciada no ambiente. Abaixo, mostramos ideias para jardim suspenso no teto, acompanhadas de um tutorial simples. 

  • Escolha uma superfície para suas plantas. Aqui, vale utilizar a sua criatividade e ficar atento a quais objetos podem ser reutilizados! Uma placa de madeira ou uma grade de ferro são boas opções de base para o seu jardim no teto; 
  • Coloque os cabos que irão sustentar seu jardim. É importante utilizar um material forte e resistente. As cordas utilizadas nos varais de teto são uma boa opção! Para fixá-las, utilize ganchos e uma furadeira; 
  • Fixe sua nova prateleira no teto. Nesta fase, também é recomendado utilizar ganchos e furadeira, deixando tudo bem firme; 
  • Por fim, coloque as plantas para jardim suspenso! Lembre-se de colocar vasos leves, que se adaptem à estrutura de seu jardim no teto! 

Agora que você já sabe três maneiras de criar esse lindo tipo de jardim, é só escolher seu método preferido e colocar a mão na massa! No blog da Petz, você confere dicas que te ajudarão a virar um verdadeiro jardineiro.

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *