Plantas

Estrutura para plantas: conheça 5 modelos

Publicado em 25 de agosto de 2022

Tempo de leitura: 5min

Plantar é somente uma das várias formas de organizar as plantas e criar um espaço verde, seja ele um jardim ou alguns vasinhos na sua varanda. Mas sabia que é possível escolher uma estrutura para plantas e fazer um paisagismo único para a sua casa?

jardim vertical

Sim! Inclusive, muitos brasileiros têm investido em ideias diferentes e personalizadas para ter um espaço especial para as suas plantas. O melhor de tudo é que, às vezes, você pode reaproveitar materiais e criar uma estrutura para jardim em casa.

Sabe que estamos falando quando mencionamos estrutura para plantas? São as treliças, suporte, tutores, aparadores, entre outros itens que você pode colocar as suas plantinhas e organizá-las de modos diferentes, dando um toque todo especial ao ambiente.

Se você ficou interessado em conhecer alguns modelos de estrutura para plantas, confira a seguir uma lista com cinco tipos diferentes para se divertir enquanto está mexendo em seu jardim. Vamos lá?

1. Treliças

Talvez as estruturas para plantas mais famosas sejam as treliças. São suportes de paredes que você pode encaixar os vasinhos da maneira que quiser, evitando ter que replantar as mudas. É possível encontrar em dois materiais diferentes, madeira e ferro, veja a diferença entre eles a seguir.

Madeira

Vai fazer uma estrutura para jardim vertical na sua varanda? Não perca tempo e escolha as treliças de madeira! Você pode reaproveitar madeiras de pallets ou de estrados de camas, por exemplo, e fazer as suas próprias.

Porém, tenha o cuidado de montar em um ambiente fechado, já que a madeira não lida bem com as mudanças de tempo. A chuva constante irá apodrecer a madeira e, em pouco tempo, você terá que trocar a sua estrutura.

Ferro

Agora, se está pensando em um jardim vertical para a área externa, as treliças de ferra são as mais indicadas. Além disso, por conta do material, elas aguentam vasos mais pesados, por isso não precisa ter medo de apostar em plantas e flores maiores.

Uma dica importante para garantir uma proteção extra e evitar a corrosão e enferrujamento do ferro é optar por treliças, que sejam pintadas com tinta eletrotática e anticorrosiva. Afinal de contas, ninguém quer trocar a sua estrutura para plantas tão cedo, não é mesmo?

2. Suportes de parede

Não tem muito espaço para cultivar os seus temperos, mas sempre desejou ter uma horta? Sabia que a sua parede pode ser o lugar perfeito para isso? Sim, e a estrutura para plantas pode te ajudar.

Neste caso, estamos falando do suporte de parede para planta. Assim, você consegue colocar vários vasinhos com temperos, hortaliças e flores, por exemplo, e ainda economizar espaço.

Além disso, é uma ótima oportunidade para criar um ponto de destaque na decoração da sua casa. Uma dica para deixar este espaço mais interessante é usar a criatividade e fazer composições com outros objetos, como quadros, pratos, imãs, entre outros itens decorativos.

vasos com plantas

3. Tutores para plantas

Já pensou em cultivar trepadeiras e pendentes em casa? Essas espécies são ótimas opções de plantas para quem gosta de dar um toque de “selva urbana” às suas casas. Mas como utilizar a estrutura para plantas para organizá-las?

Na verdade, é bem simples! Você pode usar os tutores e dar mais destaque ao verde das plantas, já que elas vão crescendo e se agarrando à estrutura, se moldando ao formato que você escolheu.

Assim, além de dar mais estrutura a sua planta, também é uma maneira de ornamentar. Por isso, não hesite em escolher essa estrutura quando for decorar a sala da sua casa.

4. Suportes de chão

Para quem mora em um espaço muito apertado, mas ama ter alguns vasinhos de ervas e temperos, os suportes de chão são essenciais. Isso porque, você consegue colocar dois a cinco vasos em uma mesma estrutura para plantas, multiplicando as possibilidades.

Se você quiser dar prioridade a beleza do que a quantidade, ainda é possível escolher pelo modelo de suporte de chão, tripé ou de um só vaso. Ele dá um destaque todo especial ao vaso, além de garantir que a planta receba a umidade necessária para o seu desenvolvimento saudável.

Sabia que você ainda encontra alguns modelos que são autoirrigáveis? Ideal para quem passa muito tempo fora de casa ou costuma esquecer de regar com frequência as suas plantinhas. Desta forma, facilitando o cuidado diário do seu espaço verde.

5. Aparadores

Os móveis que antes eram usados somente para fazer um “cantinho do café”, hoje também é o lar das plantas. Na verdade, os aparadores também são considerados estruturas para plantas, principalmente se estamos falando de lares com espaço reduzido.

Nas prateleiras dos aparadores, você pode distribuir os vasos de plantas ornamentais e ainda incluir vários itens decorativos, como porta-chaves e abajur. Tudo o que queira para dar mais personalidade ao ambiente.

recipientes com brotos

E aí, o que achou de conhecer os modelos de estrutura para plantas? No site da Petz você encontra algumas delas, além de outros materiais para cuidar do seu jardim. Acesse e confira um catálogo completo para se divertir enquanto planeja o seu espaço verde, confira aqui.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog