
Flores e folhas proporcionam o contato diário com a natureza sem sair de casa. Porém, com a correria do dia a dia, muitas pessoas não têm tanto tempo para cultivar espécies delicadas. Se esse é o seu caso, você pode apostar em plantas fáceis de cuidar!
Se você tem pouca aptidão para jardinagem ou pouco tempo para se dedicar ao jardim, as plantas fáceis de cuidar em casa facilitam a rotina. Que tal conhecer dez variedades lindas e resistentes? Continue a leitura!
Árvore-da-felicidade
Com forte simbologia, a árvore-da-felicidade é uma das plantas bonitas e fáceis de cuidar em casa. Ela só precisa de luminosidade.
A planta macho pode atingir até 5 metros de altura, enquanto a fêmea fica entre 1,5 e 2,5 metros — por isso, cuidado com o espaço. Se você mora em apartamento, coloque-a em um vaso médio e realize as podas necessárias.
Cróton
Outro exemplo de plantas fáceis de cuidar é o cróton. Ele possui folhas rígidas e de coloração variável entre roxo, verde e amarelo.
A espécie necessita de bastante iluminação e combina muito bem com todo o tipo de decoração. É uma das plantas fáceis de cuidar para jardim externo e interno.
Jiboia
As jiboias são uma das plantas pendentes fáceis de cuidar. Você deve regar apenas duas vezes por semana e deixar que receba um pouco de luz indireta. As folhas têm formato de coração e manchas amareladas que acompanham as ranhuras.
Orquídea
Conhecida como uma das plantas com flores fáceis de cuidar, a orquídea é muito prática. Ela deve ser colocada em um vaso de barro poroso — que drena melhor a água — em qualquer lugar da casa, com iluminação indireta.
Regue sempre que o substrato estiver seco. Adube a cada 30 dias para mantê-la sempre saudável e livre de pragas.
Suculentas
Conhecidas como as plantas mais fáceis de cuidar, as suculentas e os cactos fazem sucesso entre as pessoas com rotina corrida.
Essas espécies precisam de pouca água e sobrevivem mesmo se você esquecer de regar. Para saber a hora certa, coloque o dedo no substrato. Se ele sair seco, você pode molhar as plantas.
Violeta
Outra campeã em praticidade é a violeta, uma das flores fáceis de cuidar. Compacta e bastante delicada, ela pode ser colocada em mesas e estantes, sem ser regada com muita frequência.
A quantidade de água deve ser suficiente para manter o solo úmido, sem sol direto. Para manter a planta sempre florida, retire as folhas mortas e adube a cada dois meses.
Lírio-da-paz
Esta planta é perfeita para casas na praia e banheiros por absorver a umidade, combatendo o mofo. O nome foi inspirado nas flores brancas.
Se você tem animais de estimação ou crianças em casa, deixe o lírio-da-paz em um local que eles não consigam acessar, pois ele é tóxico.
Samambaia
Muito conhecida, a Samambaia é volumosa, com folhas pendentes e longas. Por isso, é uma opção para ser pendurada em locais altos. Evite posicioná-la em lugares com muita corrente de ar e pouca iluminação.
Ela é uma planta primitiva que não possui sementes. A reprodução ocorre por esporos, os pontos marrons que ficam na parte de baixo da folhagem.
Bromélia
A bromélia é muito prática, podendo ser posicionada em ambientes internos e externos. Chama a atenção pelas cores vibrantes, que variam entre vermelho, amarelo, verde e outros matizes.
A planta é bastante resistente e não precisa de regas constantes. Se possui folhas escuras, precisa de bastante luminosidade. Já se as folhas forem claras, exigem menos luz.
Espada-de-são-jorge
A Espada-de-são-jorge é utilizada como amuleto contra energias negativas. Ela umidifica o ar e, por isso, é ideal para climas secos.
O nome é uma homenagem ao santo São Jorge, que matou um dragão com lança. Assim como o lírio-da-paz, a espada-de-são-jorge deve ficar longe das crianças e dos animais de estimação.
Já sabe com quais das plantas fáceis de cuidar você vai decorar sua casa? Visite o setor de jardinagem da Petz para encontrar tudo para deixar seu lar ainda mais aconchegante!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Deixe um comentário