Dicas

Plantas medicinais: 5 opções para ajudar sua saúde

Publicado em 28 de abril de 2021

Tempo de leitura: 5min

Não faltam motivos para ter um jardim em casa. Afinal, as flores são belas, perfumadas e adicionam charme a qualquer ambiente! As plantas medicinais têm ainda outra vantagem: ajudam na saúde e bem-estar. 

hortelã

Aliás, certas ervas podem ser muito úteis para aliviar alguns desconfortos, e várias delas você pode ter em casa. Se interessou? Continue lendo para saber o que são plantas medicinais e suas indicações.

Plantas medicinais funcionam?

Antes de falarmos sobre as espécies mais indicadas, vamos responder uma pergunta comum: será que plantas realmente ajudam na saúde? Primeiramente, devemos reforçar que o uso de terapias caseiras para tratar de enfermidades não é recomendado. Então, procure auxílio médico e siga as devidas orientações. 

Entretanto, algumas plantas medicinais possuem, sim, efeitos terapêuticos, sendo inclusive recomendadas por especialistas. Dessa forma, é importante saber sobre suas propriedades para poder utilizá-las da melhor maneira possível.

Plantas medicinais mais populares

Utilizadas com sabedoria e aliadas a um tratamento médico, as plantas medicinais podem ser de grande ajuda. Saiba mais sobre algumas das mais comuns, que podem contribuir para a sua saúde.

Boldo

Um dos mais famosos tipos de plantas medicinais é o boldo. Antes de conversarmos sobre essa erva popular, devemos nos lembrar de que existem variedades de erva. 

O boldo-do-Chile, também conhecido como boldo-verdadeiro, é uma espécie típica da região andina e não é criada no Brasil. Seu chá, feito com a folha seca, traz benefícios para o estômago e o fígado. 

A erva tupiniquim, conhecida como boldo-da-terra, também traz benefícios para a saúde. Seu uso está mais associado ao sistema digestivo, sendo indicado para indigestões ou gases. 

Para os jardineiros de plantão, é possível ter o boldo-da-terra até mesmo em ambientes fechados. O boldo cresce como um arbusto e precisa de um vaso grande para seu desenvolvimento. Além disso, gosta de muita luz e precisa receber sol direto durante algumas horas no dia. 

Hortelã

A hortelã, além de fazer parte das plantas medicinais, ainda é um excelente ingrediente culinário. Ou seja, ter essa erva em sua casa é uma excelente ideia! Também chamada de menta, a delicada planta é originária da Ásia, mas hoje é facilmente encontrada em todo o mundo. 

A hortelã possui diversos efeitos terapêuticos e seu chá é indicado como um calmante natural, além de aliviar dores estomacais, gases e enjoos. O perfume da planta também é um ótimo descongestionante e atua aliviando as vias respiratórias. 

Por sorte, ter um vaso de hortelã em casa não é difícil, pois ela é uma planta muito resistente, que vive bem tanto sob o sol direto quanto na sombra. Basta não se esquecer de regar, já que ela gosta de solo úmido — uma vez a cada dois dias é o suficiente, dependendo da estação. 

Camomila

A camomila é uma planta medicinal muito popular por ter efeito calmante. É bastante usada para controlar a ansiedade e ajudar a regular o sono. Além dessas funções, pode ser utilizada para tratar irritações na pele, resfriados e inflamações nasais.

Sua forma de uso é bastante versátil: inalada, no caso das inflamações nasais, chá calmantes e compressas para a pele. No entanto, sempre consulte um médico no caso de patologias, pois a camomila é apenas um complemento natural ao tratamento medicamentoso.

pessoas cultivando uma planta

Gengibre

O gengibre tem uma atuação bastante conhecida aqui no Brasil. Quem nunca tomou um chazinho com ele para cuidar da garganta ou de uma gripe? Além dessa função, é indicado para o emagrecimento e para acabar com azia e enjoo.

Usar o gengibre para controlar a pressão é uma boa pedida também, no entanto, o tratamento para essa doença crônica deve ser acompanhado de medicamentos. Por isso, consulte sempre o médico.

O gengibre tem um sabor levemente apimentado e, se quiser, você pode usá-lo para temperar alimentos. No caso dos chás, o cheiro da raiz é inconfundível no ambiente quando ele está sendo preparado. A forma para beber é a mais utilizada para todas as indicações.

Babosa

Os cabelos adoram essa plantinha medicinal que é um ingrediente poderoso em shampoos. A babosa, também chamada de aloe-vera, é originária do norte da África. Graças a seus inúmeros benefícios, a planta é utilizada para tratamentos há milhares de anos! 

O interior da planta possui uma gelatina extremamente hidratante, utilizada tanto para fins estéticos como terapêuticos. Além disso, é indicada no tratamento de queimaduras, sobretudo por ser uma das ervas anti-inflamatórias e cicatrizantes.

horta vertical

As plantas medicinais citadas são ótimas para determinadas complicações de saúde. Entretanto, devemos lembrar que os tratamentos caseiros não substituem a ajuda médica. Sempre consulte um especialista para verificar sua saúde. E, para saber outros assuntos sobre plantas e cultivo, confira o blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog