Como escolher o tamanho do vaso para cada tipo de planta?

Postado por PETZ, em Atualizado em May 19, 2020

Plantas
Como escolher o tamanho do vaso para cada tipo de planta?
Tempo de leitura: 2 minutos

Na hora de escolher uma planta para cultivar, além de pensar em todo o processo e produtos para comprar, é importante pesquisar e ficar atento ao tamanho do vaso. Isso porque muitas vezes a planta não se desenvolve justamente por ter sido plantada em um recipiente que não funciona para ela.

orquídeas em vasos

Mas você sabe como escolher o vaso para cada tipo de planta? Separamos algumas dicas para ajudar na escolha dos tamanhos e formatos. Confira!

Fique atento ao tamanho da raiz

Muita gente acha que o tamanho do vaso tem que ser escolhido de acordo com o tamanho da planta. Na verdade, não é bem assim que funciona. Além do tamanho do vaso, é importante saber a medida da raiz antes de comprar um recipiente. Isso porque quanto maior a raiz, mais longo precisa ser o produto.

É necessário também ficar atento quanto a extensão da planta depois de crescida. Então, plante com um vaso para flores que se acomode corretamente às fases dela para que não precise ser trocado esporadicamente. 

Saiba que planta será cultivada antes de comprar o vaso

Antes de comprar esse produto, é essencial conhecer a planta que vai ser cultivada ali. É ela quem define o tamanho adequado para se desenvolver. Portanto, se tiver porte pequeno, o mais adequado é um vaso pequeno de, em média, 20 cm de diâmetro. 

Por exemplo, plantas como Suculentas, Artúrio e Lírio da Paz ficam ótimas em potes menores. No caso de plantios de médio porte, como a Espada-de-São-Jorge, o vaso para plantas que tem em média 35 cm de diâmetro ajudam a mantê-la vigorosa. 

Na hipótese de plantas de porte grande, vasos de 50 cm são suficientes para manter o tamanho e desenvolvimento de plantações como Palmeira, Jiboia e Filodendro.

plantinhas em vasos

O formato do vaso também é importante

Além do tamanho, o formato também tem que ser pensado antes da compra. Como dito, se a planta for pequena mas tiver a raiz grande, é necessário que seja cultivada em recipientes maiores. 

O espaço onde vai ser plantado também conta. Por exemplo, se você morar num local pequeno e deseja cultivar mais de uma planta, uma ótima alternativa é optar por vasos empilháveis. 

Mas é preciso verificar se o tamanho de vaso de planta respeita as dimensões do ambiente onde vai ser plantado. Dessa forma, desenvolve bastante o cultivo e também deixa a casa harmoniosa. Porém, o mais importante na hora de escolher o formato é considerar se a planta não está muito folgada ou muito apertada. 

Tipos de vaso

Depois de pensar no formato e tamanho de vaso para plantas, o tipo do produto também vai ajudar na hora de expandir o plantio. Algumas plantas têm maior necessidade de água e outras só florescem de acordo com a temperatura. Portanto, escolha produtos com sistema de drenagem, já que esse método não deixa a terra encharcada. 

No caso de plantas que não lidam muito bem com o calor, é necessário comprar vasos que não retenham a temperatura para que não prejudiquem seu desenvolvimento. Dessa forma, você garante que ela cresça saudável desde a escolha do tamanho do vaso até o material com o qual ele foi produzido.

diversas plantas em diferentes tamanhos de vasos

Agora que você sabe como escolher tamanho do vaso, confira o blog da Petz para saber outras dicas de plantio de cultivo!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *