Curiosidades

Tipos de samambaia: deixe sua casa mais bonita!

Publicado em 24 de outubro de 2023

Tempo de leitura: 6min

Parece inacreditável, mas a samambaia está no planeta há mais de 350 milhões de anos. Esse é o mesmo período em que os pesquisadores dizem que os fungos se originaram — incrível, não é mesmo? Conheça os tipos de samambaia e escolha um para decorar a sua casa!

qual samambaia pode ficar no sol 2

Como há muitos tipos de samambaia no mundo, é impossível falar sobre todos neste conteúdo. Por isso, vamos contar quais são as características das mais comuns no Brasil. Assim, você as conhece um pouquinho e escolhe a espécie de samambaia que mais condiz com a decoração da sua casa. Confira a seguir.

Muitas espécies da mesma planta

Quantos tipos de samambaia existem? No mundo todo, existem mais de 12 mil tipos dessa planta! Cada uma tem sua particularidade: algumas são pendulares, outras, em miniatura, e ainda existem aquelas gigantes.

Já para saber quais os tipos de samambaia, é importante entender que existem muitas variedades. A seguir, você vai conhecer as mais comuns, que são aquelas que possuem as folhas em formato de renda ou compridas.

Samambaia renda-portuguesa

Apesar do nome, a samambaia renda-portuguesa (Davallia fejeensis) é superadaptada ao Brasil e é originária da Austrália. Muito elegante e conhecida por ser um símbolo da prosperidade, suas folhas delicadas trazem um charme a mais para a decoração de casas e jardins.

Ela também recebe o nome de samambaia pé-de-coelho, pois seus rizomas se parecem com o pé de um coelho, e isso acentua a crença da boa sorte trazida pela verdinha para quem a possui.

Samambaia de metro

Está em busca de uma versão grande? Então, a samambaia de metro (Polypodium persicifolium) é exatamente o que você está procurando. Afinal, ela é a maior de todos os tipos de samambaia no mundo.

Também conhecida como chorona, tem folhas que podem chegar a incríveis dois metros de comprimento. Por conta disso, é popular entre os decoradores, utilizada na criação de espaços verdes em varandas, salas de estar e até garagens.

A preferência é tê-la em um vaso suspenso para deixar livre o crescimento das folhas. Porém, também é possível plantá-la em copas de árvores, desde que haja meia-sombra no local.

Samambaia jamaicana

Apesar do nome, esse tipo de planta samambaia, de nome científico Phymatosorus scolopendria, é originária da Índia. Ela é uma planta forte, já que os galhos são enraizados na terra e tendem a crescer horizontalmente.

Inclusive, sabia que esse é um dos tipos de samambaia que cresce muito? Sua folha alcança até 70 cm de altura, impressionando logo à primeira vista. Prefere ficar à meia-sombra e sombra.

Muda de samambaia

Samambaia avenca

A samambaia avenca (Adiantum capillus-veneris) é a escolha certa para quem gosta de jardinagem e decoração de ambientes internos. Ela cresce até 40 cm de altura. Para chegar a esse tamanho, lembre-se de deixá-la na sombra e, de preferência, em ambientes internos.

Além de ser um “adereço” incrível para a decoração da sua casa, essa planta tem propriedades medicinais, já que é diurética, antioxidante, expectorante e laxante. Basta fazer um chá com suas folhas!

Samambaia americana

Esse tipo que vamos apresentar é uma das mais cultivadas no Brasil: a samambaia americana (Nephrolepis exaltata). Provavelmente, você já a viu em algum lugar, afinal, a coloração verde-claro das grandes folhas que crescem para todos os lados é inconfundível.

Inclusive, quem tem essa grande samambaia em casa, que cresce até 60 cm, tende a colocá-la em um vaso suspenso. Isso dá um toque a mais de elegância à decoração, já que as folhas pesadas ficam caídas, criando um véu.

Lembre-se de que, se quiser ter esse tipo de samambaia em casa, é preciso procurar um lugar com sombra e longe de ventos fortes. Isso porque, mesmo que goste do calor, ela tende a ficar amarelada com luz solar direta e mais suscetível a pragas.

Samambaia amazonas

Já a samambaia amazonas (Polypodium decumanum) é uma planta de grande porte, folhas largas e compridas. Assim como o nome sugere, a espécie é nativa do Brasil. Sabia que ela é um dos tipos de samambaia do mato?

Além disso, ela cresce muito rapidamente, por isso, não se espante! É possível encontrar algumas com até um metro de comprimento em decorações ornamentais, sendo uma planta que chama muito a atenção.

Se optar por cuidar dessa planta, regue-a frequentemente, mas não deixe o solo encharcado, mantendo-a à meia-sombra e longe de locais com ventos fortes, para que suas folhas não se quebrem.

Samambaia chifre-de-veado

A samambaia chifre-de-veado (Platycerium bifurcatum) recebe esse nome devido às suas folhas, que crescem à semelhança dos chifres dos veados. É comum vê-las em troncos de árvores, mas isso não faz delas parasitas.

Na época de sua reprodução, a parte de baixo das pontas das folhas fica com um “pó” marrom, que nada mais é do que seus esporos. Muitas pessoas o confundem com pragas e removem, mas isso não deve ser feito, pois se trata de um processo natural da planta.

Samambaia havaiana

A samambaia havaiana (Nephrolepis exaltata) também é chamada de minissamambaia ou samambaia crespa. É uma das menores samambaias que existem, sendo ideal para pequenos espaços.

Ela é uma verdinha que aprecia o ambiente úmido. Inclusive, é indicado borrifar suas folhas com água diariamente em dias quentes. Como as outras samambaias, ela gosta de meia-sombra e sombra, e não deve ficar onde existem ventos fortes.

Samambaias raras

Existem alguns tipos de samambaias raras que são tão bonitas que deixam qualquer um de queixo caído! A maioria das samambaias que conhecemos possui coloração em tons de verde.

No entanto, algumas das mais raras samambaias que se conhece possuem coloração azulada (samambaia azul) ou cor de jade (samambaia Jade). Uma variedade dessas samambaias é a samambaia cobra, que possui as folhas em formato de serpente. Curioso, não é?

tipos de samambaia topo

Agora que você já conhece vários tipos de samambaia, que tal se preparar para ter uma em casa? Acesse o site da Petz e confira várias promoções de produtos de jardinagem para cuidar das suas plantas.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog