Répteis domésticos: tenha o seu de forma legalizada

Postado por PETZ, em Atualizado em Sep 27, 2019

Animais Silvestres
Répteis domésticos: tenha o seu de forma legalizada
Tempo de leitura: 2 minutos

Como animais de estimação, os répteis domésticos são conhecidos por serem fascinantes e relativamente fáceis de cuidar. No entanto, ter esses animais em casa exige grande responsabilidade, o que começa com a compra do pet de forma legalizada.

Caracterizada como crime ambiental, a compra de répteis de forma ilegal não condiz com as atitudes de quem é apaixonado pela natureza. Afinal, a prática incentiva o tráfico de animais, responsável não só pela morte de milhares de bichinhos anualmente, como também por causar desequilíbrios ecológicos.

réptil iguana no tronco

Espécies legalizadas: quais répteis domésticos você pode ter em casa?

Só no Brasil, o 1º Relatório Nacional de Tráfico de Animais, de 2002, revelou que, a cada ano, são retirados da fauna brasileira 38 milhões de animais silvestres!

A decisão de levar para casa um animal de estimação começa com a definição de que espécie você deseja ter. No caso dos répteis, o primeiro passo é conhecer quais são as espécies permitidas pelo IBAMA. Abaixo, listamos as principais:

  • Iguana verde (Iguanidae);
  • Jabuti-tinga (Chelonoidis denticulata);
  • Jabuti-piranga (Chelonoidis carbonaria);
  • Tartaruga tigre d’água (Trachemys dorbigni);
  • Teiú (Tupinambis);
  • Jiboia arco-íris da Amazônia (Epicrates cenchria cenchria);
  • Jiboia arco-íris da Caatinga (Epicrates cenchria assisi);
  • Jiboia arco-íris do Cerrado (Epicrates cenchria crassus),
  • Suaçuboia (Corallus hortulanus).

Depois de escolher a espécie desejada, faz parte de uma atitude responsável estudar suas características e necessidades. Tenha em mente que, apesar da facilidade no cuidado, os custos de manutenção desses répteis para criar é elevado devido ao terrário e a outros acessórios importados essenciais.

réptil cobra rastejando na floresta

Nota fiscal é uma garantia de legalização

Já encontrou a espécie que mais tem a ver com você? Nesse caso, é hora de partir para a compra de maneira legalizada. Mas como saber se um criadouro ou revendedor de fato tem autorização do Ibama para a venda de determinada espécie?

Em primeiro lugar, o revendedor precisa apresentar uma nota fiscal e certificado de manejo no momento da compra.

Isso assegura que o pet foi criado em cativeiro para fins comerciais e que não foi retirado diretamente da natureza. Além de dados do criador, a nota fiscal também deverá trazer algumas informações técnicas sobre o animal.

Verifique se réptil doméstico também tem um microchip

É importante ter certeza de que os répteis, como uma jiboia, por exemplo, foram criados em cativeiro. Outra medida fundamental é verificar se o pet possui um microchip subcutâneo.

Por ser único e individual, o dispositivo funciona como uma espécie de identidade do réptil perante o Ibama.

réptil doméstico parada entre a grama

Para quem quer ter répteis domésticos, mas não sabe onde adquiri-lo, saiba que na Petz é possível comprar répteis de forma segura e legalizada. Verifique a disponibilidade da espécie desejada na unidade mais próxima a você!

 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *