Prolapso retal em gatos: o que é e por que acontece?
Publicado em 14 de agosto de 2025Tempo de leitura: 5min

O prolapso retal em gatos é mais comum do que parece. Não é uma doença, mas uma condição séria, dolorosa, que pode comprometer toda a saúde e o bem-estar do animal.
O prolapso retal em gatos pode matar se o animal não for levado para um atendimento emergencial a tempo. Filhotes e adultos podem ser acometidos e as causas são diversas. Conheça tudo sobre o problema, a seguir.
Quais são as causas do prolapso retal em gatos?
O prolapso retal em gatos tem muitos motivos, mas todos exigem que o animal faça um grande esforço para defecar. Com isso, uma parte do reto acaba saindo pelo ânus do animal. As causas mais comuns nos felinos são:
- constipação crônica: um animal constipado pode ter o prolapso do reto. A constipação também pode ter diversas causas, como uma dieta pobre em fibras ou a insuficiência renal, por exemplo;
- diarreias persistentes: por ir várias vezes ao banheiro e fazer força, a condição também pode ocorrer, sendo uma das causas mais comuns de prolapso retal em gato filhote;
- parasitismo intestinal severo: os vermes intestinais causam muita diarreia, originando o prolapso, como explicado acima. Também é uma das causas mais comuns da condição nos gatos mais novos;
- obstrução intestinal: um animal obstruído tenta muitas vezes defecar e não consegue. De tanto fazer força, pode ter o prolapso do reto;
- tumores intestinais: devido à possibilidade de causar inflamação ou até obstrução intestinal, os tumores intestinais podem originar o prolapso retal em gatos.
Como identificar o prolapso retal no gato?
Gato com prolapso retal apresenta uma porção intestinal rosada ou avermelhada saindo pelo ânus. Essa porção pode ser pequena, com cerca de 5 centímetros, mas, em alguns casos, pode chegar até 15 centímetros.
A condição é muito grave e requer atendimento veterinário imediato. Raramente ocorre a remissão espontânea do quadro, ou seja, na maioria das vezes o felino precisa de ajuda para se curar.
O prolapso retal em gatos é perigoso?
Essa porção intestinal para fora do corpo do animal causa muita dor e é uma grande fonte de infecção, afinal, a mucosa intestinal fica exposta às sujidades do chão, à lambedura do animal e à contaminação por fezes. O problema também compromete a função intestinal do felino.
Além disso, como o tecido está fora do lugar, não recebe o suporte sanguíneo necessário para se manter vivo e pode acabar necrosando (morrendo), aumentando ainda mais a chance de infecções graves. Ou seja, é uma condição muito perigosa.
O tempo de ação do responsável faz toda a diferença na cura e na prevenção de infecções e de sequelas. Por isso, ao notar qualquer alteração como a descrita acima, leve o gato ao veterinário o mais rápido possível.
Tratamento
Você observou sinais de prolapso retal em gato. O que fazer? Sabemos que a preocupação com o animal é grande e a vontade de fazer algo é inevitável. No entanto, não tente colocar a massa no ânus de forma alguma, pois pode piorar a condição, principalmente se o tecido estiver invertido.
Mas você pode fazer algo por ele: pegue um pano limpo e molhe com soro fisiológico morno. Com muito cuidado, embrulhe a parte do intestino que está para fora. Isso ajudará enquanto vocês estão a caminho do veterinário.
Lembre-se: o prolapso retal em gatos tem cura e, para ter sucesso, você precisa ser rápido. Na clínica, o profissional irá escolher a melhor conduta conforme o comprometimento do tecido.
O tratamento do prolapso retal em gatos pode ser feito cirurgicamente, com anestesia geral. O veterinário também pode tentar fazer a redução do prolapso (colocar de volta no lugar) com uma sedação leve do animal. Tudo depende de como estará o aspecto do intestino e o quadro de saúde do animal.
Importante: sem resolução da causa de base, o problema pode voltar
É importante lembrar que o prolapso retal em gatos não é uma doença e sim a consequência de uma enfermidade ou problema de base. Se esta causa não for tratada, a condição pode voltar a acontecer. Então, é preciso continuar seguindo as recomendações do veterinário mesmo após o tratamento.
Cuidados após o tratamento
Para uma boa recuperação, realize os exames complementares que o veterinário solicitar para descobrir a causa do prolapso e siga à risca o tratamento prescrito. Retorne para o profissional avaliar a evolução do animal e dar a alta.
Durante o tratamento, é importante monitorar se o gato está usando diariamente a caixa de areia e se as fezes dele não estão ressecadas, nem apresenta diarreia. Forneça uma dieta mais úmida para ele receber a hidratação que precisa, conforme a recomendação veterinária.
Como prevenir o prolapso retal?
Para o intestino do gato funcionar bem, ele precisa de três fatores: estar bem hidratado, realizar exercícios físicos e ter uma dieta equilibrada e rica em fibras.
Além disso, evite deixar objetos, que ele possa engolir, espalhados pela casa e o leve para realizar um check-up anua. Dessa forma, qualquer alteração pode ser detectada e tratada de forma precoce.
Conte com a Petz para cuidar do seu felino
Com o prolapso retal em gatos não se brinca. Conte com a clínica veterinária Seres para um suporte especializado e venha explorar outros conteúdos informativos sobre saúde felina no blog da Petz.
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Deixe um comentário