Cães Raças

Cães de raça: saiba quais são conhecidas por sua personalidade forte

Publicado em 17 de outubro de 2019

Tempo de leitura: 4min

Pergunte a qualquer tutor e ele será categórico ao dizer que seu cachorro tem uma personalidade única – seu jeitinho especial. Embora seja verdade que cada pet tem suas características inconfundíveis, também é verdade que, nos cães de raça há certa influência na personalidade deles.

Afinal, é preciso lembrar que a maioria das raças de cachorro foram selecionadas para desempenhar determinadas funções. Nesse sentido, enquanto os cães de companhia são mais tranquilos e afetuosos, os de guarda deveriam obrigatoriamente suspeitar da presença de estranhos, por exemplo.

A seguir, conheça as raças de cachorro que ainda guardam uma personalidade forte herdada de seus ancestrais!

cães de raça

Cães de raça: a personalidade do Lhasa Apso

Apesar de muito parecido com o Shih-tzu na aparência, o Lhasa Apso é possessivo, territorialista, e costuma latir bem mais que seu companheiro oriental.

cães de raça lhasa Apso

Isso se deve ao fato de que, originalmente, a raça era usada como guardiã dos templos tibetanos. Ou seja, era preciso que eles se mostrassem ariscos e que latissem na menor suspeita de perigo.

Por seu tamanho e carisma, o Lhasa Apso é tido hoje exclusivamente como cachorro de companhia; papel que ele desempenha com muita habilidade! Mas é preciso ficar atento para que ele não se torne excessivamente possessivo e territorialista.

Fique atento a cães de raça Beagle

Outra raça muito popular como cão de companhia, o Beagle é curioso, aventureiro e independente. Ainda mais para tutores dispostos a estimular tais características, elas são muito fascinantes.

cachorro de raça beagle

Por outro lado, os cães de raça vêm acompanhados de outro traço de personalidade de cachorro que pode trazer dificuldades de convívio: a teimosia.

Despertar a atenção do Beagle e adestrá-lo para responder a alguns comandos básicos pode ser uma tarefa desafiadora. No entanto, é fundamental que ela seja feita. Do contrário, é bem provável que o pet apresente comportamentos indesejados, como latidos excessivos e destruição das coisas.

Cães de raça: Akita um pet de personalidade forte

Você deve se lembrar do cachorro visto no filme “Sempre ao Seu Lado”, no qual um Akita Inu continua à espera de seu dono depois de sua morte. De fato, os cães de raça são muito carinhosos, leais e companheiros.

akita inu

Ao mesmo tempo, assim como o Beagle, o Akita também é dono de um temperamento teimoso e pode se tornar agressivo em algumas circunstâncias. Lembre-se de que, originalmente, eles eram fortes cães de caça.

Por isso mesmo, é fundamental socializá-los e adestrá-los desde cedo. Além disso, a interação deles com crianças deve ser sempre supervisionada.

Chow chow: um cãozinho forte e resistente!

Mais um asiático para a lista, o Chow Chow é conhecido principalmente por sua língua azul. Mas ele bem poderia ser lembrado também por sua personalidade forte!

Originário da Sibéria e da Mongólia, ao longo da história essa raça de cachorro já exerceu diversas atividades, como cão de guarda e de tração e até como cachorro de briga.

cão chow chow

Diferente do Beagle e do Akita, o Chow Chow aprende truques com facilidade. No entanto, ele é ainda mais arisco com estranhos e não costuma se dar muito bem com crianças, visto que é muito independente e prefere não receber muitos afagos.

Vale lembrar que, embora a raça tenha influência no temperamento, o fator mais determinante no comportamento canino é a criação. Portanto, não deixe de adestrar e de sociabilizar seu amigo desde cedo!

Encontre produtos para seu cãozinho no Pet Shop on-line ou leve-o para consultas com nossos médicos veterinários na Petz mais próxima de você! Lá, é possível encontrar todo tipo de serviço para o bem-estar e saúde do seu amigão. Confira!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog