Adoção

Família com criança? Conheça 11 raças de cachorros dóceis

Publicado em 11 de maio de 2019

Tempo de leitura: 6min

Tente imaginar um animal mais animado, alegre e sociável do que um cão e você provavelmente não vai conseguir. Tidos como os melhores amigos dos seres humanos há muitos séculos, os cachorros dóceis fazem o dia a dia dos tutores mais agradáveis e divertidos.

caes doceis

Mas, se você está buscando cachorros dóceis, saiba que há algumas raças que se destacam ainda mais pela simpatia. Ficou curioso? Conheça 11 raças de cachorros extremamente afáveis!

Personalidade de cachorro

Existem características comuns a quase todos os cachorros. Outras, como todos os tutores sabem, parecem ser parte da personalidade única de cada pet. Mas também existem alguns atributos que costumam ser compartilhados por cães da mesma raça, como a docilidade.

“Algumas raças de cachorro foram criadas para determinados trabalhos, como pastores, cães de caça ou boiadeiros”, explica a médica-veterinária da Petz, Dra. Tuany Fialho.

É importante cuidar com carinho de seu pet

É importante destacar que a personalidade do cachorro vai depender, principalmente, da forma como o animal é criado. Até cachorros de raças consideradas mais agressivas, como pitbulls ou rottweilers, podem ser extremamente dóceis de acordo com a criação.

Para tutores inexperientes, no entanto, buscar uma raça mais dócil pode facilitar o convívio, principalmente para famílias com crianças. Listamos abaixo, algumas raças conhecidas por serem simpáticas e companheiras. Mas lembre-se sempre que o ambiente e a criação dos pets são essenciais!

1. Shih-tzu

Muito fofos e divertidos, os shih-tzus são conhecidos pela doçura. Famosa por conta do pelo longo e sua cara de ursinho de pelúcia, essa é uma raça de cães de porte pequeno que se adaptam a diferentes ambientes. Vale lembrar também que acredita-se que essa raça seja originária do Tibete.

Talvez, por isso, os shih-tzus tenham uma paciência de monge. Eles são amáveis e leais, mas podem ser um pouco mimados, preferindo a companhia do tutor e, por vezes, recebendo os visitantes de forma mais arredia.

2. Golden retriever

Alegres, espertos e cheios de energia, os golden retrievers parecem estar sempre com um sorriso estampado no rosto. Apesar do tamanho avantajado da raça, são muito pacientes, amáveis e se dão muito bem com crianças! Por serem animados, precisam de exercícios diários e de ambientes amplos. Além disso, como são inteligentes, eles podem aprender comandos muito facilmente.

3. Pug

Considerados cachorros pequenos, os pugs também estão entre as raças mais dóceis. Eles são amáveis, fiéis e costumam acompanhar seu tutor por toda a casa.

Quando jovens, se mostram bastante elétricos. Mas, com o passar dos anos, ficam mais calmos e pacientes. Além disso, os pugs se adaptam bem em diferentes ambientes e são ótimos com crianças.

4. Beagle

Com um olhar doce e um estilo cheio de energia, os beagles são conhecidos por serem simpáticos e animados. Adoram brincar, ficar rodeados de pessoas e são recomendados para famílias grandes.

Devido à sua personalidade um pouco mais agitada, eles podem ser um tanto peraltas. E por isso, precisam de muito exercício! Caso contrário, podem se tornar “destruidores” e incomodar seus tutores.

5. Cocker spaniel

Uma raça muito popular no Brasil, o cocker spaniel é pura simpatia. São originários da Espanha, porém foi na Inglaterra que ganharam a cara que conhecemos hoje.

cachorro docil

Eles gostam de brincar, de fazer atividades ao ar livre e costumam se dar bem com todo mundo. Alegre e animado, o cocker spaniel pode ser um pouco teimoso, mas nada que não se resolva com um bom adestramento.

6. Boxer

Grandes e intimidadores, os boxers podem amedrontar quem não os conhece. Mas, se você já conviveu com um desses cachorros, já sabe que eles são extremamente dóceis.

Apesar do tamanho e da força, o boxer é muito simpático e se dá bem com crianças. São animais que gostam de atividades ao ar livre e que precisam de espaço, principalmente quando são jovens. Com o tempo, como a maioria dos cães, eles se acalmam e ficam mais caseiros.

7. Buldogue inglês

Com cara de mau e corpo robusto, o buldogue inglês também engana muita gente. Apesar de diversos desenhos animados retratarem esses pets como vilões, a verdade passa longe disso!

Eles são leais e amáveis, adoram a família e estão sempre ao lado de seus tutores. Isso, claro, quando não estão dormindo confortavelmente em algum lugar. Suas características fazem deles muito pacientes e, por isso, ótimos com crianças.

8. Collie

Os collies, que ganharam fama no clássico filme “Lassie”, são outros conhecidos pela lealdade. Muito inteligentes, são fáceis de treinar e se mostram pets super obedientes.

São, originalmente, cachorros pastores e, por isso, precisam de espaço e muitas atividades. Dóceis e amáveis, os collies costumam se dar muito bem com todos os integrantes da família.

9. Shar-pei

Além de muito fofos, os shar-peis são considerados cachorros dóceis de porte grande! O temperamento desses cães é naturalmente calmo e caseiro. Vale lembrar também que eles se dão bem em diferentes ambientes, desde cidades até casas no campo.

Com uma pequena caminhada diária, o shar-pei passará a maior parte do dia descansando ao lado do tutor e demonstrando todo o seu carinho e amizade!

10. São Bernardo

Os são bernardos são conhecidos pelo tamanho gigante e a extrema simpatia! A raça ficou famosa graças ao filme “Beethoven”, no qual um cachorro da raça conquista a todos com seu jeito divertido e encantador. Por serem muito grandes, o ideal é que sejam criados em ambientes espaçosos.

Além disso, devem receber adestramento desde cedo para evitar problemas no futuro, como acontece no filme. Afinal, já imaginou um pet deste tamanho pulando nas visitas? Apesar disso, esses grandões costumam ser bastante calmos e adoram a companhia de crianças.

11. Sem raça definida

Sim, os cachorros sem raça definida costumam ser extremamente dóceis! Por serem misturados, esses pets acabam passando por uma seleção natural e herdam o melhor de cada raça, em uma combinação única, que frequentemente resulta em cachorros divertidos, alegres e simpáticos.

cachorro srd 1

E aí, já escolheu o seu novo amigo? A Petz realiza feiras semanais de adoção, nas quais centenas de pessoas encontram aquela figurinha que faltava para completar a família. Confira nossa agenda e saiba quando será o evento de adoção na unidade mais próxima a você!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog