Cães Raças

Pitbull é cão de guarda? Veja as habilidades do pet

Publicado em 14 de setembro de 2023

Tempo de leitura: 5min

Existem algumas raças que são sabidamente usadas para determinadas funções, como o Border Collie para cão de pastoreio e o Golden Retriever como cão-guia. E o Pitbull? Muitas pessoas acham que essa raça é brava, mas será que Pitbull é cão de guarda?

filhote de pitbull 3

O Pitbull é uma raça bastante popular no Brasil. Ele é forte, musculoso e, para muitas pessoas, tem cara de poucos amigos — o que já é um indício de que seria um bom cão de guarda. Continue lendo para descobrir se essa fama é verdadeira.

Características de um cão de guarda

Mesmo com todos os alarmes modernos de segurança, algumas pessoas não se sentem totalmente protegidas se não estiverem na companhia de um cão de guarda que é, ao mesmo tempo, um animal de estimação.

É mais comum vermos cão de guarda de grande porte, como os das raças Bullmastiff, Dogue Alemão, Rottweiler, Dobermann, Dogo Argentino, Fila Brasileiro, Cane Corso e Dogue de Bordeaux.

Esses animais são mais territorialistas e não se assustam facilmente. Eles se impõem não só pelo porte, mas por suas posturas ao se posicionarem frente a estranhos. Pensando nisso, será que o Pitbull é cão de guarda?

Conhecendo a raça American Pitbull Terrier

O Pitbull começa sua história no século XIX, nos Estados Unidos, onde foi criado para as rinhas (brigas) de cães. Na época, essas brigas eram reconhecidas como esporte. Hoje, porém, são proibidas em grande parte do mundo.

Atualmente, a raça é usada para companhia e como atleta em esportes autorizados legalmente, como o Pit Gameness. Nele, o cachorro passa por diversos obstáculos naturais em uma corrida que, no geral, ocorre ao ar livre.

É uma raça que adora sua família, gosta muito de crianças e, inclusive, as rodeia e protege. É um cão com muita energia — que precisa ser gasta diariamente!

De onde vem o nome “American Pitbull Terrier”?

O nome da raça tem um significado histórico. “American” porque é onde a raça foi criada e onde o primeiro registro dela foi feito, em 1898. “Pit” refere-se a fosso, o local onde as rinhas aconteciam.

Já o termo “Bull” remete aos antepassados do Pitbull. Eram cães usados no Bull-baiting, antigo esporte onde os cachorros, como o antigo Buldogue Inglês, lutavam contra touros. Finalmente, o termo “Terrier”, que mostra que o Pitbull tem os Terriers, cães de caça britânicos, em sua linhagem.

E a guard

Afinal, o Pitbull é cão de guarda? Segundo a descrição oficial da raça pelo United Kennel Club, esse é um cachorro que tem como característica a docilidade para com estranhos, o que seria uma qualidade tida como desfavorável para a guarda de bens.

Sendo assim, a primeira resposta para a pergunta “Pitbull é cão de guarda?” seria: não mesmo! No entanto, nem todos os cães podem ser usados como cães de guarda. Eles precisam ser cães equilibrados e receber o treinamento devido.Claro que qualquer cachorro também pode ser usado como cão de alarme, que são aqueles animais que latem quando ouvem qualquer barulho diferente ocorrendo ao redor do lar.

Dessa forma, é possível adestrar o Pitbull para ser cão de guarda ou de alarme. Se esse é o desejo do tutor, basta procurar um adestrador de confiança para ensinar essas tarefas ao pet.

tipos de pitbull cachorro

Legado das rinhas

A fama de violenta e agressiva é atribuída à raça devido às rinhas. Dessa forma, o estigma dessas brigas ainda hoje envolve o Pitbull, que na verdade é uma raça dócil, mas que foi muito maltratada e cujos integrantes eram incitados a brigar com outros cães.

Assim, muitas pessoas ainda acreditam que a raça deva ser exterminada por causa dessa fama. No entanto, quem possui um Pitbull sabe muito bem que ele é muito apegado e fiel aos seus tutores, e que pode ser ressabiado com outros animais da espécie.

Por isso, é preciso socializar muito bem o peludo para evitar que ele seja agressivo com outros cães, o que acaba inevitavelmente sendo associado a agressividade para com o ser humano também.

Na verdade, hoje se sabe que é tudo uma questão de criação. Se o Pitbull tiver como tutor uma pessoa carinhosa, será dócil e amável com qualquer um, assim como qualquer outro animal de qualquer outra raça!

Personalidade da raça Pitbull

Ao contrário do que muitos dizem sobre as características do Pitbull, ele é um cão extremamente carinhoso, afetuoso, leal e companheiro. Sua natureza divertida e brincalhona o torna a companhia ideal para crianças.

Por falar em crianças, essa raça é muito protetora em relação aos filhotes humanos. Ela costuma ficar ao lado deles o tempo todo e os protege como protege seus próprios filhotes.

tipos de pitbull

Enfim, o Pitbull é cão de guarda se for treinado para tal, mas sua personalidade nos mostra que ele é bom mesmo como animal de companhia! Se você está pensando em ter um peludo da raça, a loja da Petz ajuda você a preparar sua chegada. Venha conferir!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog