Raças

Raças de cachorro argentino: conheça alguns peludos vizinhos!

Publicado em 18 de abril de 2021

Tempo de leitura: 4min

Quando pensamos na Argentina, logo nos vem o futebol à cabeça. O que não imaginamos é que o nosso rival mais clássico no gramado também nos presenteou com tipos de raças de cachorro argentino vindos diretamente de suas terras! Por isso, separamos algumas delas para você conhecer e se apaixonar!

criança e dogo argentino

Dogo Argentino 

O mais conhecido cão de origem argentina, o cachorro Dogo Argentino carrega o orgulho do país no nome. Podendo chegar à marca de 68 cm e até 45 kg, a aparência desse grandão pode assustar de primeira, mas por dentro ele carrega uma grande doçura com humanos.

Originário de Córdoba, o Dogo Argentino é um cachorro muito utilizado para caçadas de raposas, javalis e onças-pardas. Seu corpo musculoso o torna forte e resistente, ideal para acompanhar o tutor em longas viagens que exijam um esforço físico maior.

Apesar de ser muito apegado e dócil com humanos, esse pet não convive bem com outros cachorros ou animais menores que ele, por isso, deve ser adestrado desde filhote. Com uma fofura dessas ao seu lado, pode ter certeza que você terá um companheiro e tanto!

dogo argentino filhote

Pila Argentino

De longe pode parecer um cachorro de pelo curto, mas chegando perto você irá descobrir que o Pila Argentino, na verdade, quase não tem pelos! Esse curioso bichinho ainda luta para ser reconhecido oficialmente, mas sua popularidade na Argentina é indiscutível!

A origem desse cachorro argentino é incerta, mas as histórias que o cercam são lendárias. Acredita-se que o Pila Argentino existe há milênios e foi dado como um presente oriundo do Império Inca para estreitar a relação entre os povos. 

Seu tamanho pode variar entre pequeno, médio e grande, sendo a menor variação a mais famosa. O temperamento dessa raça de cachorro argentino é dócil e extremamente companheira. Além disso, é reconhecida por sua longevidade, podendo chegar aos 20 anos de idade!

Raças de cachorro argentino extintas

Não existe um motivo específico para a extinção de algumas raças de cães. Elas podem ir desaparecendo lentamente por falta de interesse da população em procriá-las, ou podem ser consideradas extintas porque foi tão misturadas com outras raças que não existe mais um espécime de raça pura para representá-las.

Abaixo estão algumas das raças de cachorro argentino que acabaram extintas, mas que sempre farão parte da história de seu povo!

Cão Polar Argentino

Esse cachorro argentino grande foi criado pelo exército argentino para ajudá-los em suas missões no Pólo Sul. A origem do Cão Polar Argentino vem da mistura de outros cães polares, como o Malamute-do-Alasca, o Gronlandshund e o Husky Siberiano. 

Assim como seus precedentes, esse cãozinho era um grande auxiliador, e ajudava os soldados especialmente nas locomoções por trenó. Sua extinção é datada em 1994, quando tiveram que sair do local onde viviam por conta do Protocolo de Proteção Ambiental do Tratado da Antártica e não conseguiram se adaptar.

Cão Lutador da Córdoba

Assim como o nome sugere, o Cão Lutador da Córdoba era conhecido por seu extinto briguento e sua alta tolerância à dor. Acredita-se que esse bravo cão surgiu principalmente da mistura do Alano Espanhol com o Staffordshire Bull Terrier.

dogo argentino com lago ao fundo

A extinção desse pet deve-se à sua própria natureza lutadora. Não era incomum que cães da raça se envolvessem em brigas até a morte, inclusive machos e fêmeas da própria raça, o que dificultava a procriação. No entanto, seu legado hoje vive no Dogo Argentino, seu descendente.

Gostou de conhecer mais sobre as raças de cachorro argentino? Aproveite a visita e confira outros conteúdos que postamos aqui, no blog da Petz! Estamos sempre publicando curiosidades para que você se mantenha sempre informado!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog