Sintomas

Remela verde no olho do cachorro: o que pode ser?

Publicado em 12 de agosto de 2025

Tempo de leitura: 5min

Não ignore a remela verde no olho do cachorro. Diferente da remela natural, que é esbranquiçada e quase transparente, a presença de uma secreção verde geralmente indica que algo não vai bem.

A regra é clara: ao notar a remela verde no olho do cachorro, procure um médico-veterinário imediatamente, pois só o profissional pode indicar o tratamento correto e garantir que o pet volte a enxergar sem nenhum incômodo. Para saber mais sobre o assunto, continue lendo.

Sinais que acompanham a remela verde no olho

A remela verde no olho do cachorro raramente surge sozinha. Por ser um sintoma, não uma doença em si, ela pode indicar uma variedade de problemas oculares. Confira, a seguir, outros sintomas dessas condições:

  • olho vermelho;
  • inchaço;
  • lacrimejamento constante;
  • dificuldade para abrir o olho;
  • sensibilidade à luz;
  • coceira;
  • desconforto demonstrado pelo piscar constante ou pelo olho meio fechado.

Não é só isso. O cachorro com remela verde pode esfregar o rosto com as patas, no chão ou nos móveis para se coçar ou se livrar do incômodo, agravando ainda mais o quadro.

Os olhos do animal também podem ficar opacos, turvos ou com alteração na coloração. Ao notar essa mudança, é importante usar o colar elizabetano e consultar um médico-veterinário.

O que pode causar remela verde no olho do cachorro?

Sendo a remela verde no olho do cachorro apenas um sinal, o responsável precisa saber o que causa o sintoma. As doenças possíveis são muitas e se confundem, pois têm demonstrações clínicas bastante parecidas. Conheça as mais comuns:

  • úlceras de córnea;
  • cinomose;
  • ceratoconjuntivite seca;
  • obstrução do ducto lacrimal;
  • doenças inflamatórias oculares;
  • complicações de doenças respiratórias.

Às vezes, o problema começa com uma simples irritação nos olhos, mas o incômodo pode fazer o cachorro esfregar a pata na região, machucando-a e abrindo uma porta para agentes infecciosos.

Outras causas comuns da remela esverdeada no olho do cachorro são os corpos estranhos (espinhos, pedaços de grama, pequenas pedras, entre outros), os traumas contusos (decorrentes de quedas ou batidas) e as coceiras causadas por alergias alimentares ou ambientais.

Quando a remela verde é grave?

A secreção verde no olho do cachorro já é um sinal de alerta para o responsável, pois tende a indicar que há algo de errado. Porém, se ela vier acompanhada de mais sintomas, é muito mais preocupante. Confira os indicativos de maior gravidade:

  • dor intensa;
  • inchaço severo do olho ou das pálpebras;
  • dificuldade extrema em manter o olho aberto;
  • opacidade;
  • alteração na cor da pupila;
  • febre;
  • apatia.

Dessa forma, se você notar o olho do cachorro remelando verde, além de um ou mais dos sintomas acima, saiba que o animal precisa de atendimento veterinário imediato. Isso é importante para evitar complicações, como perda da visão ou danos permanentes.

O que fazer se meu cachorro está com remela verde no olho?

A primeira e mais importante recomendação ao responsável de um cachorro com remela verde no olho é não tentar tratar o problema com colírios humanos, pomadas ou receitas caseiras. Por melhor que seja a intenção, isso pode piorar o quadro ocular.

Cachorro cavalier na mesa da cozinha.

Outra indicação é o uso do colar elizabetano para evitar que o pet coce ou esfregue os olhos, pois isso agrava a situação. Até que você consiga levar o animal ao veterinário, higienize os olhos dele gentilmente com gazes separadas, embebidas em água limpa ou soro fisiológico frios, sem medicamentos.

Na consulta, o médico-veterinário fará um exame clínico completo, poderá coletar exames complementares e procurará corpos estranhos, além de pingar colírios corantes para verificar possíveis lesões. Só depois ele prescreverá o tratamento correto.

Tratamento para cachorro com remela verde no olho

Então, você observou o cachorro com remela verde nos olhos… Como tratar? O tratamento depende da causa diagnosticada pelo veterinário. Em casos de problema local, é comum que o especialista prescreva colírios ou pomadas antibióticas, anti-inflamatórias ou lubrificantes.

Já em quadros mais graves, como lesões por corpo estranho e úlceras de córnea mais profundas, o profissional pode recorrer a procedimentos mais específicos ou até às cirurgias.

Se a causa for a obstrução do ducto lacrimal, a lavagem do canal é necessária. Para que o tratamento seja um sucesso, é imprescindível que o responsável siga à risca as recomendações do médico-veterinário.

Como prevenir problemas oculares e secreção verde nos cães?

A higiene diária dos olhos, além de prevenir algumas doenças oculares, também permite que o responsável verifique como o órgão está todos os dias, detectando precocemente quaisquer alterações.

Evite expor o cachorro a ambientes com muita poeira, fumaça e produtos químicos. Mantenha o local onde ele vive sempre higienizado e faça essa limpeza com produtos de uso veterinário para evitar alergias.

Faça check-ups regulares no pet, conforme a indicação do veterinário, para detectar de forma precoce as doenças oculares, principalmente em raças mais predispostas, como os cães braquicefálicos.

Vale ressaltar que algumas dessas raças, como Shar Pei, devido às características anatômicas, têm excesso de pele ao redor dos olhos ou cílios ectópicos. Isso também pode contribuir para o surgimento de doenças oftálmicas após as infecções.

 

Cachorro sendo examinado pela veterinária.

Saiba mais sobre saúde pet no blog da Petz

Acesse outros conteúdos sobre saúde, bem-estar e cuidados com pets no blog da Petz. Se perceber remela verde no olho do cachorro, é fundamental buscar imediatamente a clínica veterinária Seres, que conta com profissionais especializados para cuidar da saúde ocular do seu animal.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog