Bem-Estar

Bola de pelo em gatos: saiba como se formam e como tratar este problema!

Publicado em 20 de maio de 2021

Tempo de leitura: 4min

Você, já teve dúvida se bola de pelo em gatos é ou não algo prejudicial para o seu bichano? Enquanto alguns tutores apenas ignoram esse hábito que os felinos têm, outros costumam ficar preocupados com a saúde dos pets. Então, como proceder nessas ocasiões? 

bola de pelo em gatos

Primeiro, é importante saber que, apesar de comum, a bola de pelo em gatos pode significar problemas para o pet. As complicações acontecem, principalmente, quando a bolota se forma com muita frequência ou não é expelida com facilidade.

Entretanto, não há motivo para pânico. Em geral, isso é bem comum entre os bichanos e não costuma causar muitos danos. Neste texto, você descobrirá novas informações sobre o assunto e aprenderá como tratar bola de pelo em gatos. Por isso, não deixe de ler até o final! 

Como as bolas de pelo são formadas?

Como sabemos, os gatos são animais extremamente limpos. Acontece que, diferente dos cachorros, eles mesmos costumam cuidar da higiene com lambidas (o famoso “banho de gato”). Para isso, contam com uma língua áspera, que funciona como uma escovinha para remover partículas de sujeiras.

Entretanto, durante o processo, alguns pelos se soltam e acabam sendo ingeridos pelo animal. Sendo assim, aos poucos, é formada a bola de pelo no estômago do gato. Por sua vez, ela será expelida pelo processo de regurgitação, com o qual os tutores já estão familiarizados. 

Quando se preocupar com as bolas de pelo? 

Em geral, é esperado que os pelos ingeridos durante a limpeza sejam expelidos pelas fezes. Entretanto, quando falamos de animais com pelagem comprida, não é incomum a ocorrência de bola de pelo em gatos. Inclusive, em trocas de estações, essa realidade pode se agravar, pois, os bichinhos soltam ainda mais pelos. 

O maior risco oferecido por esse processo, porém, é quando ele resulta em uma bola de pelo no intestino do gato, que fica presa no órgão. Inclusive, alguns sintomas podem ser indicativos dessa situação. São eles: 

  • desconforto abdominal;
  • vômitos;
  • diarreia ou fezes ressecadas;
  • falta de apetite;
  • apatia.

Ao notar qualquer um desses sinais, leve imediatamente seu amigo para um veterinário. Além de te orientar, um profissional qualificado tem a capacidade de realizar procedimentos avançados, próprios para a remoção de bola de pelo em gatos

bola de pelo em gatos

Entretanto, lembramos que essa pode ser uma realidade comum para os bichanos. Então, se você acabar se deparando com um gato engasgado com bola de pelo, nada de desespero! Provavelmente, trata-se de algo passageiro. Fique atento apenas para eventuais sintomas. 

Prevenindo a formação de bolas de pelo

Como dito anteriormente, bolas de pelo na garganta do gato são esperadas. Entretanto, não custa nada facilitar a vida dos pets, evitando ao máximo que elas se formem. Para isso, basta seguir os cuidados básicos a seguir.

  • Tenha o costume de escovar o pelo do seu gato desde filhote. Assim, as escovações semanais se tornarão cotidianas, ajudando na remoção dos pelos mortos. Dessa forma, os engasgos são menos frequentes. 
  • Não deixe de levar o seu amigo para consultas regulares com o veterinário. Em alguns casos, problemas intestinais podem ser a causam para as bolotas de pelo expelidas pelo seu amiguinho; 
  • Mantenha seu gatinho hidratado e forneça a ele somente rações de qualidade, que tenham alta digestibilidade e nutrientes essenciais para ele. Assim, além de fazer com que a pelagem esteja sempre bem cuidada, evitando a queda excessiva de pelos, você garante a saúde gastrointestinal do pet. 
  • Forneça brinquedos e estimule o bichano a se movimentar. Atividades físicas ajudam no funcionamento do organismo, incluindo o intestino. Dessa forma, as chances do bichano expelir os pelos pelas fezes, sem grandes transtornos, são maiores. 

Se notar que seu gato vem eliminando bolas de pelo com frequência, procure um veterinário. Ele poderá recomendar rações, petiscos e até pastas feitas especialmente para a prevenção desse problema. 

bola de pelo em gatos

Para garantir que a bola de pelo em gatos não seja um problema constante, você deverá adquirir bons produtos para os cuidados diários com o seu peludo. Esperamos que nossas dicas tenham esclarecido todas as suas dúvidas sobre o tema. Para mais conteúdos como esse, não deixe de ficar de olho no blog da Petz

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog