Dramin para gato é uma opção segura?

Postado por PETZ, em Atualizado em Oct 26, 2020

Gatos
Dramin para gato é uma opção segura?
Tempo de leitura: 4 minutos

Não é novidade que os bichanos não gostam de viajar. Pensando em ajudar o pet nesse momento, muitos tutores consideram o Dramin para gato. Afinal, geralmente os peludos ficam inquietos e enjoados no carro. Mas será que oferecer esse remédio é uma boa ideia? 

gatinho sonolento

Devemos lembrar que o organismo dos felinos é bem diferente e delicado. Se você está com dúvidas se gato pode tomar Dramin, continue lendo. Consultamos um especialista que explicou tudo sobre o assunto! 

Cuidados com os medicamentos

Antes de falarmos sobre Dramin para gato, é necessário lembrar os perigos da medicação sem orientação médica. O Dr. Ítalo Teixeira, médico-veterinário da Petz, explica que essa prática traz grandes riscos para a saúde dos peludos. “Há riscos iminentes de intoxicação e severas lesões medicamentosas”, comenta. 

Em alguns casos, pode culminar até mesmo em óbito do animal. Por isso, especialistas reforçam que a medicação deve ser oferecida somente sob aconselhamento veterinário. Portanto, oferecer um comprimido sem orientação pode, muitas vezes, piorar a saúde do pet. 

O que é o Dramin?

O dramin é um remédio muito utilizado para prevenir enjoos, principalmente durante viagens. O Dr. Ítalo explica que, na verdade, esse é o nome comercial utilizado para medicamentos, que utilizam como princípio o dimenidrinato, um composto cuja função é reduzir a sensação de náusea e vômito. 

Como os bichanos odeiam andar de carro, oferecer Dramin para gato dormir poderia ser muito útil. Mas será que o dramin para gato é permitido? O Dr. Ítalo comenta que o remédio não está proibido. Entretanto, não é o produto mais recomendado. 

“Há alternativas e medicamentos melhores dentro da própria medicina veterinária que atingem os mesmos efeitos de forma mais segura”, comenta. Assim, o mais indicado é buscar sempre a recomendação de um profissional. 

Dramin para gato é proibido? 

Conforme explica o Dr. Ítalo, o dimenidrinato, substância presente no Dramin não é o medicamento mais recomendado para pets. Entretanto, isso não significa que ele está proibido para gatos

O veterinário afirma que caso seja a única opção, pode dar Dramin para gato. Entretanto, é extremamente importante que essa recomendação seja feita por um veterinário. 

Isso porque o especialista saberá a dose de dramin para gato a partir do tamanho e peso do peludo. Além disso, como esse medicamento tem ação no sistema nervoso central, sua utilização descontrolada pode levar a sérias complicações, como desmaios e convulsões e, em alguns casos, até mesmo morte. 

Alternativas ao Dramin

Se você está precisando de um remédio que alivie as náuseas do seu peludo, não se preocupe! Conforme explica o Dr. Ítalo, em lojas especializadas você encontra alternativas seguras e confiáveis. 

Basta consultar o seu veterinário de confiança para conhecer a melhor opção para seu amigo. Esses medicamentos são conhecidos como “antieméticos para pets” e contêm substâncias seguras para os peludos! 

gato filhote dormindo no chão

Como viajar com gatos

Ainda se perguntando “posso dar Dramin para gato?” Saiba que essa não é única alternativa para acalmar o bigodudo. Algumas atitudes simples deixam o bichano mais tranquilo e evitam enjoos durante uma viagem. Seguindo os passos abaixo, o passeio com o amigo de quatro patas será muito mais seguro! 

Acostume-o à caixinha de transporte 

Utilizar a caixinha é muito importante para a segurança do pet, não importa o meio de transporte escolhido. Para os bichanos, uma boa ideia é deixá-los se acostumarem ao espaço. 

Portanto, deixe a caixinha aberta em um espaço familiar e coloque alguns petiscos por alguns dias antes da viagem. Logo, o peludo estará adorando aquele novo espaço! 

Não exagere na alimentação

A alimentação é outro ponto de destaque quando falamos de viagens com gatos. A dica é oferecer uma refeição mais leve cerca de 2h antes de entrar no carro. Levar um pouco de ração na viagem também é uma boa ideia, especialmente se o trajeto for muito longo. 

Planeje pausas 

Se estiver viajando de carro, é indicado fazer algumas pausas para que seu bichano possa descansar. Lembre-se apenas de manter a caixa de transportes fechada para que o peludo não escape. 

Leve objetos familiares

Outra dica para acalmar gatos durante viagens é levar objetos familiares, como caminhas ou brinquedos. Se possível, deixe um deles dentro da caixinha para que o gato se divirta durante o trajeto. Ter um pouquinho de casa durante a viagem é excelente para os bichanos se acalmarem! 

Seguindo as recomendações acima, você provavelmente irá conseguir viajar com o peludo sem problemas. Porém, se ainda estiver considerando oferecer Dramin para gato, consulte um veterinário. Ele poderá recomendar o melhor a se fazer de acordo com o perfil de seu pet. 

gato dormindo na mão de tutor

Depois de conferir tudo sobre Dramin para gato, acesse o blog da Petz e tenha acesso a outros conteúdos relacionados a bem-estar animal!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *