Gato na coleira? Descubra aqui como passear com seu melhor amigo!

Postado por PETZ, em Atualizado em Feb 26, 2020

Bem-Estar
Gato na coleira? Descubra aqui como passear com seu melhor amigo!
Tempo de leitura: 5 minutos

Imaginar um gato na coleira pode ser até um pouco engraçado. Afinal, todo mundo sabe que, diferentemente de outros pets, os bichanos não gostam muito de passeios. Mas será que isso é verdade? Como levar seu melhor amigo para dar uma volta? Consultamos uma especialista para tirar todas as suas dúvidas! 

gato-coleira

Gato passeia na coleira? 

Todo mundo sabe que cachorros adoram um bom passeio. Ficam ansiosos e felizes quando percebem que seu tutor está com a coleira na mão. Mas será que é possível fazer o mesmo com os gatos? 

A Dra. Cássia Paulon, médica-veterinária da Petz, explica que a história é diferente com bichanos. “Gatos são sensíveis ao toque”, explica. “Tudo que restrinja o movimento, como coleiras ou roupinhas, incomoda o pet”, continua. 

Ou seja, diferentemente de seus eternos rivais, os felinos não nascem naturalmente gostando de passeio de coleira. Porém, a veterinária explica que isso não significa que é impossível passear com seu gato

É possível passear com gato na coleira? 

Apesar de nossos amigos felinos possuírem um comportamento mais seletivo que outros pets, é possível, sim, fazer um passeio com gato na coleira. A Dra. Cássia explica que tudo vai depender dos hábitos e criação do bichano. 

Caso sua família acostume seu filho de quatro patas a passear em coleiras, ele provavelmente irá crescer com esse hábito. Assim, no futuro, será mais fácil dar uma volta com seu pet. 

Porém, a veterinária explica que bichanos possuem personalidade forte, e o hábito de passear provavelmente não é para todos. Segundo estudos, passear com gato na coleira é mais recomendado para: 

  • Gatos estressados;
  • Gatos entediados;
  • Gatos obesos;
  • Gatos hiperativos;
  • Gatos com problemas de relacionamento; 
  • Gatos que viviam fora de casa e estão se acostumando com o ambiente interno,
  • Gatos que moram em apartamentos pequenos. 

Se você tem um bichano com uma das características acima, talvez seja uma boa ideia passear com seu amigo na coleira para gato! Confira abaixo algumas dicas. 

Como passear com gato na coleira

Apesar de ser mais fácil treinar um peludo jovem a passear na coleira, também conseguimos ajudar pets adultos. Seguindo algumas dicas simples, o processo de dar uma volta com seu amigo é mais provável do que você imagina. Abaixo, separamos um passo a passo para quem deseja passear com gato na coleira. 

Adquira uma coleira de gato adequada

Conforme lembra a Dra. Cássia, felinos não são muito chegados em acessórios que encostam em seu corpo. No caso da coleira de gato, essa questão pode ser ainda mais sensível. 

Em lojas bem equipadas, como a Petz, você encontra modelos de coleiras adequadas para bichanos. Esses itens costumam pegar todo o tronco, e não só o pescoço. 

O comprimento da coleira também deve ser adequado, e os modelos retráteis não são indicados. Caso seja muito extensa, o bichano pode até subir no telhado e ficar por ali, tomando um sol. Apesar de ser muito agradável para ele, vai ser difícil chamar seu amigo de volta. 

Deixe o bichano acostumar-se com o acessório

Além de sensíveis ao toque, gatos são pets desconfiados. Ao encontrarem um item novo, eles provavelmente ficarão com o pé, ou melhor, a pata atrás. Por isso, antes de colocar a coleira em seu pet, deixe-o acostumar-se com o acessório

Apresente a coleira e deixe-a ali por um momento. Ele irá cheirar, tocar e talvez até brincar com ela. Isso é ótimo! Assim, irá perceber que esse item não apresenta perigo, e ficará mais propenso a usá-lo. 

gato-com-guia

Passeie dentro de casa

Após seu amigo topar colocar a coleira de passeio para gatos, ainda não é hora de ir para a rua. Primeiramente, é indicado que os passeios ocorram dentro de casa. Assim, o bichano irá se acostumar com a sensação do acessório e não irá estranhar tanto o lado de fora. 

Comece com calma

Com o gato confortável na coleira, é hora de ir para a rua. Mas comece com calma! Percorra uma distância curta, nas redondezas de sua casa. Ao sinal do primeiro incômodo, volte logo para o lar. 

Pratique de forma rotineira

Se você quiser passear com seu gato na coleira, uma vez não será o suficiente. Para que isso ocorra normalmente, o ideal é praticar. Com um passeio por semana, seu pet logo estará acostumado com os passeios.

Esses cinco passos ajudarão muito na hora de passear com gato na coleira. Entretanto, talvez o passo mais importante seja ter paciência. Cada pet tem seu ritmo e estilo. Forçar uma atividade poderá deixar seu bichano estressado e até mesmo doente! 

Algumas dicas para um passeio tranquilo

Mesmo com um pet acostumado a andar de coleira, ainda é necessário reforçar alguns pontos. Isso porque gatos tem uma personalidade única, e passear com um bichano é uma experiência muito diferente de caminhar com um cachorro, por exemplo. De acordo com especialistas, devemos sempre lembrar:

  • Mantenha o gato próximo: os bichanos, às vezes, gostam de andar em outros níveis, como muros e telhados. Durante seu passeio, é importante treinar seu amigo para ficar próximo. Dessa maneira, você poderá protegê-lo caso necessário. 
  • Não se esqueça das vacinas: a rua pode ser ótima para convivência dos bichanos. Entretanto, também é um local com maior probabilidade de contaminação de doenças. Verifique se a carteirinha de vacinação do seu amigo está em dia antes de passear. 
  • Faça uma visita ao veterinário: comunique o veterinário do seu pet que você pretende iniciar passeios com a coleira peitoral de gato. Ele poderá dar indicações para manter a saúde do seu amigo em dia. 

gato-arvore-coleira

Com um bom treinamento e muita paciência, seu filho de quatro patas logo fará passeios de maneira agradável e segura! Se você precisa de itens para o conforto de seu gato, conte com a Petz! Aqui você encontra ração, brinquedos e tudo para deixar seu amigo ainda mais feliz. Venha nos fazer uma visita! 

 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *