Hamsters

Hamster resfriado: o que fazer para ajudar?

Publicado em 16 de abril de 2020

Tempo de leitura: 5min

Muitos tutores ficam receosos de encontrar seu hamster resfriado. Afinal, os pequenos pets são delicados e precisam de atenção. Mas, assim como nós, nossos amigos roedores também podem ficar doentes.

hamster brincando

Por sorte, é possível conhecer a doença e aprender como agir para ajudar o peludinho. Caso esteja com um hamster resfriado em casa ou gostaria de saber mais sobre o assunto, continue lendo. Preparamos um guia explicando as causas, sintomas e como cuidar do amigo peludo.

Hamster pega resfriado?

Você notou que o roedor está cansado, espirrando e parecendo gripado. Porém, será que hamster pega resfriado? Especialistas explicam que os peludinhos podem, sim, ficar doentes, mas não como nós. 

Todos os mamíferos, inclusive os hamsters, estão sujeitos a doenças do sistema respiratório. Elas irão causar, entre outros sintomas, tosse, espirros, coriza e mal-estar. Tais sintomas se parecem muito ao que nós chamamos de gripe. 

Entretanto, veterinários afirmam que chamar a doença dos pets assim pode ser um erro. É importante saber que as origens de um hamster doente podem ser muitas e entender o que acontece com o pet quando ele apresenta os sintomas.

Causas do resfriado em hamster

Um hamster resfriado pode ser um evento raro. Nossos amigos roedores geralmente possuem uma boa resistência e conseguem se manter saudáveis por longos períodos. Entretanto, veterinários avisam que algumas práticas podem ser mais suscetíveis a doenças de hamster

De maneira geral, um hamster é capaz desenvolver problemas respiratórios e ter graves problemas de saúde relacionados ao resfriado caso passe por algumas dessas situações: 

  • Temperaturas baixas;
  • Correntes de vento;
  • Umidade em excesso durante dias frios; 
  • Má alimentação. 

Os fatores acima abaixam a imunidade do roedor. Com isso, a probabilidade de doenças em hamster são maiores, visto que as temperaturas mais baixas geralmente estão entre as principais causas de uma imunidade baixa. Por isso, é mais comum encontrar um pet resfriado no inverno. 

Sintomas de resfriado

Perceber que um hamster está resfriado não é difícil. Geralmente, nossos amigos roedores apresentam sintomas bem parecidos aos nossos. Lembre-se que os pequeninos são pets muito ativos, por isso, se perceber que o peludo está cansado e abatido, já é um sinal de alerta. Alguns dos sinais de doenças comuns em hamster são: 

  • Espirros;
  • Secreção nasal;
  • Apatia;
  • Beber água em excesso;
  • Olhos inchados;
  • Secreção ocular;
  • Dificuldade de respiração,
  • Perda de apetite. 

Os sintomas acima podem aparecer juntos ou não. Aliás, são sinais comuns de uma infecção no sistema respiratório e indicam que seu amiguinho está combatendo a doença. 

hamster brincando com tutor

Alguns hamsters resfriados, por exemplo, não apresentam dificuldade de respiração, já que esse sintoma é considerado mais grave e aparece apenas em estados mais avançados da doença. Independentemente de quantos sinais seu pet apresentar, o recomendado é buscar um veterinário o mais rápido possível. 

Diagnóstico e tratamento

Ao receber o pet resfriado em seu consultório, o veterinário irá analisar o estado de saúde do hamster para verificar o tratamento mais indicado. A fim de realizar o diagnóstico do resfriado, o médico poderá realizar alguns procedimentos. 

Geralmente, uma boa análise clínica, verificando os sintomas do peludo e seu histórico, são o suficiente para diagnosticar a doença. O tratamento, por sua vez, pode envolver anti-inflamatórios e antibióticos, dependendo da análise do veterinário. 

Claro, uma boa terapia de suporte também ajuda o amigo a se recuperar e combater a doença. Com muita hidratação, uma casa confortável e ração de qualidade, o peludinho ficará mais forte e poderá se recuperar rapidamente do resfriado!

Como evitar a doença

Melhor que saber como cuidar de resfriado é entender o hamster pelos cuidados que ajudam a evitar a doença. Afinal, ninguém gosta de ver seu peludinho sofrendo, espirrando e com mal-estar. Algumas atitudes simples podem ajudar o hamster a ficar sempre forte e saudável, como, por exemplo: 

  • Evite as correntes de vento: esta é uma recomendação muito importante. Grande parte das gaiolas são vazadas, o que permite a passagem de ar. Por um lado, é um ponto positivo, pois a circulação de ar faz bem para os peludos. Entretanto, são necessários cuidados com hamster, já que eles ficam muito suscetíveis às rajadas de vento. 
  • Proteja-o nos tempos frios: roedores adoram um lar confortável. Durante os dias mais frios, a recomendação é especialmente importante, pois as baixas temperaturas podem afetar sua imunidade. Deixe a gaiola bem quentinha, com tudo que o seu amigo precisa. O feno é um ótimo aliado nessa hora, visto que é um bom isolante térmico. Em alguns casos, é possível colocar um pano limpo sobre parte da gaiola, sem se esquecer de deixar espaço para a circulação de ar. 
  • Evite a umidade: quem tem um hamster em casa sabe que os peludinhos são muito higiênicos. Adoram manter a gaiola organizada e também se banhar de vez em quando. Apesar de serem fãs de água, é importante não molhar o amigo com tanta frequência. Quando for a hora da ducha, não se esqueça de secar bem para evitar complicações de saúde. 
  • Ofereça uma rotina saudável: por fim, um dos pontos mais importantes de uma boa imunidade é a rotina saudável. Além de oferecer água e uma ração de qualidade, não se esqueça que hamsters são pets ativos. Exercícios diários são necessários, e quanto maior a variedade de brincadeiras, melhor. Invista em rodas, tubos, plataformas e tudo que o hamster precisa para se divertir!

hamster dentro da touca de lã

Agora que você sabe o que acontece com um hamster resfriado e como previnir, confira o blog da Petz e tenha mais conteúdos sobre saúde e bem-estar animal. Assim, você garante a segurança e felicidade do amigo peludo.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog