Bem-Estar

Gato com dor de dente: como cuidar e tratar dos dentes dos felinos!

Publicado em 06 de novembro de 2022

Tempo de leitura: 5min

Você já viu um gato com dor de dente? Assim como nós, os pets podem sofrer com problemas bucais e, se já teve uma dor de dente, você sabe como é doloroso! Muitas vezes, a dor pode ser tão insuportável que exige cirurgias e tratamentos intensivos.

Infelizmente, não é diferente com nossos pets. Eles estão suscetíveis a doenças nos dentes, e gatos, por exemplo, podem sofrer com diversos problemas dentários. Por isso, neste artigo, vamos ensinar como identificar esses problemas antes que piorem e como cuidar do seu gato com dor de dente.

Gato assustado usando bandana amarela.

Quais são os problemas dentários mais comuns?

Existem diversas causas de dores nos dentes dos bichanos. Porém, os gatos podem não demonstrar esses sintomas com facilidade. Por isso, é importante se atentar à dentição dos gatos.

Entre as causas comuns que podem resultar em dores e incômodos nos dentes de gatos, podemos destacar:

Fraturas

Gatos são animais conhecidos por escapadas e passeios que costumam dar pelas vizinhanças. Isso pode resultar em brigas ou quedas de lugares desconhecidos e, eventualmente, dentes partidos.

Esse tipo de situação pode deixar o gato com dor de dente intensa. Por isso, é muito importante ter atenção caso haja dentes partidos na boca do seu bichano ou ele comece a apresentar algum incômodo ao se alimentar, por exemplo.

Também é possível que aconteçam fraturas no maxilar ou na mandíbula, notadas pelo posicionamento estranho da boca dos felinos, que pode parecer torta. Isso pode resultar em infecções e maloclusão, além de dores intensas.

Doença periodontal

Essa doença afeta uma boa parte dos gatos adultos. Ela acontece pelo acúmulo da placa bacteriana, formando tártaro e inflamando a gengiva. Se não for tratada, ela pode evoluir para a perda de dentes. As bactérias envolvidas no processo também podem ir para a corrente sanguínea, causando problemas nos órgãos.

RD ou LR

Reabsorção Dentária (RD) ou Lesão Reabsortiva (LR) dos felinos funciona como uma doença autoimune. Basicamente, o próprio organismo do felino acaba por destruir o dente ao considerá-lo um corpo estranho.

Esse tipo de doença traz inflamação da gengiva e dores intensas aos bichanos, por isso é importante levar seu pet para consultas com veterinários que identifiquem esse tipo de problema e façam a extração do dente prejudicado. O diagnóstico ocorre via radiografia intraoral.

Gato deitado

Complexo gengivo-estomatite felino

A causa desse problema que deixa o gato com dor de dente é uma resposta exagerada à presença de placa ou aos dentes, mas pode estar relacionada a problemas no sistema imunológico dos felinos.

É uma doença comum em gatos e se dá pela inflamação das gengivas e da mucosa oral (bochechas e fundo da boca). Esse tipo de problema costuma ser identificado quando gatos soltam gritos, fogem diante da comida ou simplesmente deixam de comer.

Vale ressaltar que problemas nos dentes, como fraturas, podem causar abscessos e maloclusões, que são conhecidos como “dentes tortos” ou desalinhados.

Quais são os sinais de dor de dente nos gatos?

Como já comentamos, um gato com dor de dente pode ser muito discreto. Isso acontece por conta dos instintos defensivos dos felinos, que entendem a demonstração de dor como fraqueza e vulnerabilidade.

Por isso, é importante conferir se há algo estranho com a boca ou os dentes, além de se atentar aos sinais discretos que ele pode apresentar. Um dos mais comuns é a falta de apetite ou o apetite seletivo, quando o gato passa a escolher muito exclusivamente o que comer.

Também há o mau hálito que pode exalar da boca do pet, por conta de infecções, ou acúmulo de tártaro aparente e gengivas avermelhadas. Gatos também são animais muito higiênicos e costumam praticar o autogrooming para se limpar, utilizando a língua.

Caso ele tenha dores na boca, esse hábito pode ser interrompido, revelando um pelo mais sujo e descuidado. Ele também pode apresentar excesso de saliva, estalo dos lábios, bater de dentes, perda de peso, corrimento nasal, espirros ou relutância ao ter as bochechas acariciadas.

Atente-se a esses sinais e procure um veterinário se houver indícios de que seu bichano está  sofrendo, mesmo em silêncio! O profissional indicará um remédio para dor de dente em gatos ou outro tratamento para ajudar seu amigo.

Como prevenir esses problemas?

Existem duas frentes de prevenção e cuidados para gato com dor de dente: uma acontece dentro de casa e outra, junto ao veterinário. Criar o hábito de escovar os dentes de gato filhote pode ser a melhor solução para evitar diversos problemas que mencionamos. Isso impede que a placa bacteriana comece a endurecer e se transforme em tártaro.

Porém, caso seu pet já seja adulto, a melhor prática é conversar com seu veterinário sobre dicas de escovação e algumas opções de mastigadores que podem ajudar na limpeza dentária e evitar um quadro de dente inflamado do gato.

gato com a boca aberta e língua de fora

Seu veterinário também pode realizar uma limpeza mais abrangente e elaborada, como tratamento ou profilaxia periodontal. Ainda existem alguns procedimentos para gatos mais velhos, como intercessão veterinária, que pode acontecer a cada seis meses, dependendo da situação e das dores que um problema dentário cause.

Mais uma vez, fica a recomendação para se atentar aos sinais que um gato com dor de dente pode apresentar, sempre optando por levá-lo a um consultório veterinário de confiança, dentro da frequência recomendada. Não deixe de acompanhar as publicações do blog da Petz para ver mais informações como esta!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog