Qual o melhor remédio para dor de ouvido em cachorro?

Postado por PETZ, em Atualizado em Oct 30, 2020

Cachorros
Qual o melhor remédio para dor de ouvido em cachorro?
Tempo de leitura: 4 minutos

Não tem choro nem vela: somente um médico-veterinário, após uma consulta, poderá dizer qual é o melhor remédio para dor de ouvido em cachorro. Isso porque, assim como acontece conosco, a otite canina pode ter diversas causas, como fungos, ácaros e bactérias. Identificar qual é agente patológico responsável pelo problema é fundamental para dar início ao tratamento adequado.

cachorro com colar elizabetano

A seguir, saiba mais sobre em que situações o veterinário poderá recomendar o uso de remédio para ouvido de cachorro inflamado, quais são as opções e como aplicá-las.

Otite canina: um problema com diversas causas

Na medicina, palavras com a terminação “ite” são usadas para designar inflamação em determinada estrutura. Esta pode ser desencadeada por diferentes micro-organismos, sendo que o tratamento é diferente para cada um deles. 

“O ideal é que realizemos um exame em que avaliemos qual o tipo de patógeno que está causando aquela infecção. Assim, conseguimos prescrever o melhor medicamento para tratar seu pet”, orienta a Dra. Juliana Sanz, médica-veterinária da Petz.

Independentemente da causa, alguns sintomas localizados são bastante característicos da otite ou dor de ouvido em cachorro, tornando-a um problema relativamente fácil de ser identificado. Entre eles:

  • Coceira na região das orelhas;
  • Balançar de cabeça;
  • Cheiro forte na região da orelha;
  • Aumento da produção de cera,
  • Dor ao coçar as orelhas.

Ao se deparar com um ou mais desses sintomas, o veterinário deverá ser consultado quanto antes para uma avaliação. Além de dolorida, a otite pode evoluir para quadros mais graves, podendo levar, inclusive, à perda de audição. Fique atento.

Melhores medicamentos para tratamento da otite

Não há um único tipo de remédio para dor de ouvido em cachorro. A opção mais indicada para o seu amigo vai depender do tipo de patógeno responsável. 

“Os medicamentos de uso veterinário mais usados para tratar um cachorro com dor de ouvido são: fungicidas, acaricidas e antibióticos de uso tópico, ou seja, para pingar diretamente no ouvido do pet. Eles servem respectivamente para diminuir a população de fungos, ácaros e bactérias”, diz a Dra. Juliana.

Algumas pomadas otológicas de uso veterinário, como Aurivet Vetnil, Otomax, Cipro-otic e Oto Sana Mundo Animal, disponíveis na Petz, têm ação tanto fúngica quanto bactericida. 

“Dependendo da característica e gravidade da infecção de ouvido em cachorro, ela pode envolver outros tipos de fármacos, como antibióticos e antialérgicos de uso oral”, diz a veterinária. 

Pode dar remédio humano para otite canina?

É possível dar remédio de humanos para tratar otite canina desde que o uso do medicamento tenha sido recomendado por um veterinário. 

cachorro branco no veterinário

Nesse sentido, a Dra. Juliana diz que diversos medicamentos humanos podem ser aplicados nos cães, já que possuem o mesmo princípio ativo de certos fármacos de uso veterinário. 

Contudo, a quantidade de princípio ativo em nossos remédios pode ser superior àquela necessária para seu cãozinho, dependendo da raça e do peso dele. “Apenas o médico-veterinário poderá prescrever com segurança o melhor tratamento”, alerta.

É importante frisar que o uso inadequado de medicamentos de qualquer tipo pode ser tão prejudicial para a saúde de seu amigo quanto a própria doença. Ele pode levar a alergias, intoxicação, entre outras complicações graves. 

De acordo com a Dra. Juliana, outro ponto de atenção no que diz respeito ao uso de medicamentos sem prescrição é o risco de criar “resistência” ao tratamento. “Aquela dor de ouvido que talvez tivesse grande sucesso de tratamento pode virar um problema complicado”.

Como aplicar remédio no ouvido do cachorro?

A fim de garantir o sucesso do tratamento, além de usar apenas medicamentos prescritos, é importante seguir corretamente as instruções para aplicação do fármaco.

Seguindo sempre a recomendação de dosagem do veterinário, pingue as gotinhas do produto dentro do ouvido do cachorro. “Então, faça uma massagem agradável na orelha do pet para que o produto penetre no canal auditivo longo que os cães têm”, orienta Juliana.

 Por fim, fuja de remédios caseiros e outras receitas mágicas encontradas na internet. Além de não terem eficácia comprovada, algumas substâncias podem acabar piorando o quadro. 

cachorro deitado na grama

Não arrisque a saúde e a audição do seu melhor amigo! Em caso de suspeita de otite, procure um veterinário para definir o qual o melhor remédio para dor de ouvido em cachorro. Aqui, nos centros da Petz, seu cãozinho fica super seguro e bem-cuidado. Venha nos visitar!

 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *