Bem-Estar

Conheça os tipos de otite e saiba como preveni-la

Publicado em 22 de maio de 2022

Tempo de leitura: 5min

Você sabia que diferentes tipos de otite são a terceira principal razão para uma visita ao veterinário? É o que mostram alguns estudos sobre o assunto. Por isso é tão importante saber como prevenir a doença e proporcionar uma vida saudável ao pet.

cachorro no sol

Já reparou que tanto cachorros quanto gatos possuem orelhas bastante expostas? Por conta disso, essa parte do corpo dos animais se torna porta de entrada para diversos parasitas e bactérias. 

Para saber mais informações sobre os tipos de otite, entender de que forma fazer a prevenção e como realizar o tratamento, continue lendo! Conheça mais sobre essa doença para alertar outros tutores.

Quais são os diferentes tipos de otite?

Em primeiro lugar, saiba que a otite é classificada em três diferentes categorias. Tal classificação é feita a partir da observação de algumas características, como o local da doença.

Nesse sentido, ela pode ser externa, média ou interna. Ou seja, essa diferenciação depende da região do ouvido onde se dá a infecção, não da origem do problema. Conheça as especificidades de cada um dos tipos de otite abaixo.

  • Otite externa: é o tipo mais comum da doença e desenvolve-se no tecido que recobre o conduto auditivo dos gatos e dos cachorros. Essa é a região do cone, que vai do ambiente externo até o tímpano. O tratamento da otite externa é mais fácil, já que é menos grave; 
  • Otite média: desenvolve-se em uma região mais profunda do ouvido, localizada depois do tímpano. Pode provocar alterações neurológicas, como falta de coordenação, inclinação de cabeça e movimentos involuntários dos olhos;
  • Otite interna: a otite interna afeta partes ainda mais profundas do ouvido, nos ossos do crânio. Pode causar as mesmas alterações neurológicas da otite média. Além disso, por estar muito perto do encéfalo, pode causar encefalite.

Quais são os sintomas de otite?

De maneira geral, pode-se dizer que é fácil reconhecer um sintoma de otite. O pet começa a demonstrar sinais claros de incômodo e insatisfação na região das orelhas. Além disso, o animal se mostra abatido e chacoalha a cabeça com mais frequência. Conheça os principais sinais:

  • coceira;
  • vermelhidão; 
  • espessamento da pele; 
  • mau cheiro; 
  • apatia. 

Esteja atento a esses sintomas e preste atenção na secreção que sai da orelha do pet, o cerúmen. É normal haver um pouco dessa substância nas orelhas, mas ela se altera quando os tipos de otite se desenvolvem. Geralmente, essa cera costuma ficar mais volumosa e com outra coloração.

Causas da otite nos animais

Afinal, quais são as causas dos diferentes tipos de otite nos animais? A infecção de ouvido em cães e gatos pode ter mais de uma origem. Geralmente, a doença é causada por fungos, bactérias ou ácaros.

Para descobrir ao certo qual é a origem da otite, é necessário fazer exames específicos. No entanto, a coloração da secreção do ouvido pode ser uma indicação da causa.

Nesse sentido, a cera amarelada indica que a infecção é causada por bactérias. Se a cor for marrom, são fungos. Os ácaros fazem com que a secreção fique com o aspecto de terra.

gato olhando para o lado

Diagnóstico e tratamento

Após perceber algum dos sintomas de otite no pet, leve-o ao veterinário imediatamente. Afinal, o diagnóstico da doença só pode ser feito por um profissional. Para isso, a orelha do animal deve ser observada, e exames específicos precisam ser feitos.

O tratamento para otite varia de acordo com a causa da doença. De forma geral, o excesso de cerúmen precisa ser removido para a aplicação do remédio ser possível. Após o reconhecimento da causa da infecção, a medicação é definida, variando entre antibióticos, antifúngicos e sarnicidas.

É importante reforçar que os tutores nunca devem medicar os amigos de quatro patas sem consultar um veterinário antes. Apenas o profissional pode diagnosticar a doença e indicar o tratamento adequado.

Como prevenir a infecção?

O primeiro passo para evitar todos os tipos de otite no pet é levá-lo para consultas frequentes ao veterinário. Além disso, cumprir o calendário de vacinação e vermifugação faz a diferença.

A prevenção também consiste na limpeza correta da orelha do animal, um cuidado que deve ser feito regularmente. A frequência recomendada é que a higienização seja feita, pelo menos, uma vez na semana.

Para isso, utilize um pano seco ao redor dos dedos e faça a limpeza delicadamente. Atenção: ferramentas como cotonetes ou pinças não são recomendadas, pois podem machucar o canal auditivo. Se você não sentir segurança para fazer a limpeza, peça ajuda de um profissional.

Outros cuidados

Além dos cuidados já citados, é importante manter as orelhas dos pets sempre secas, principalmente se costumam ter contato com a água. Essa tarefa é obrigatória depois do banho, por exemplo.

exame em ouvido de cachorro

Não se esqueça de oferecer uma boa ração para manter a imunidade alta e ajudar a proteger o animal de todos os tipos de otite. No site da Petz, você encontra todos os itens de higiene e alimentação que seu amigo precisa!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog