Vacina para gatos: descubra aqui como proteger seu pet

Postado por PETZ, em 23/03/2020

Bem-Estar
Vacina para gatos: descubra aqui como proteger seu pet

Alguns pontos são essenciais quando falamos da saúde de nossos filhos de quatro patas. Entre os mais importantes, não podemos esquecer da vacina para gatos! Essa medida simples e eficaz é a principal maneira de evitar que os bichanos desenvolvam enfermidades graves. E não para por aí! 

A vacina de gato também previne contra as perigosas zoonoses — doenças que podem passar do pet para humanos. Não faltam motivos para manter a carteirinha de vacinação do seu amigo em dia, não é mesmo? 

gato dormindo

Apesar de quase ninguém duvidar da eficácia da vacinação de gatos, o assunto ainda gera algumas dúvidas. Quais são as principais aplicações? Com que frequência elas devem ocorrer? Pode vacinar gato bebê? Por isso, preparamos um guia com tudo sobre vacina para gatos! 

Quando começar com a vacinação? 

Já sabemos que a vacinação dos pets é fundamental em uma tutoria responsável e traz muitos benefícios. Assim, já é hora de procurar um veterinário de confiança e vacinar todos os seus filhos de quatro patas, não é mesmo? Bom, o ideal é aplicar as doses no tempo correto. 

A Karina Mussolino, médica-veterinária da Petz, explica que há um momento certo para cada aplicação. “Os pets tomam sua primeira vacina entre seis e oito semanas.”, explica. Especialistas indicam essa idade pois o bichano já está mais maduro e poderá desenvolver anticorpos de maneira mais eficaz. 

“Antes disso, eles ainda possuem os anticorpos da mãe, que passam através da placenta. Isso pode inativar grande parte do agente vacinal”, complementa a especialista. Assim, por mais que você queira deixar seu bebê protegido, espere até as seis semanas. Após esse prazo, busque um especialista. Ele irá analisar a saúde do seu pet e aplicar a vacina de gato necessária. 

Polivalente: uma vacina, muitas proteções 

A primeira vacina para gatos que um tutor deve buscar é a polivalente. Como seu nome indica, essa simples injeção protege seu bichano de várias enfermidades! Assim, é uma vacina para gatos imprescindível na vida do seu amigo peludo. 

Apesar de chamarmos geralmente por um nome comum, há, na verdade, três versões do mesmo produto. Elas são chamadas V3, V4 e V5. A diferença está na formulação: o número indica quantos antígenos a vacina possui. Em outras palavras, a V3 protege o gato de três doenças, a vacina V4 de quatro, e a V5, de cinco. 

 V3: também chamada vacina tríplice, protege contra a panleucopenia, a calicivirose e a rinotraqueíte.

  • V4: além das doenças acima, a vacina quádrupla ainda protege contra a clamidiose. 
  • V5: a vacina quíntupla felina protege contra todas as doenças acima, além da leucemia felina. 

A vacina polivalente é tão importante que é o primeiro item que um veterinário irá verificar ao analisar o calendário de vacinas do seu amigo. A Dra. Renata Brunetto, médica-veterinária da Petz, explica que o número de doses vai variar de acordo com a idade do pet. 

“Para gatos bebês, inicia-se com a primeira dose entre seis e oito semanas de vida.”, explica. Após a primeira, o bichano recebe outras duas dosagens, com um intervalo de duas a quatro semanas entre elas. “Geralmente finalizamos o protocolo vacinal da polivalente quando o pet está com 16 semanas”, complementa. 

Porém, caso o bichano seja mais velho, a dosagem é diferente. “Nesses casos,  realizamos apenas duas doses da vacina polivalente, também com intervalos entre duas e quatro semanas entre elas”, afirma a Dra. Renata. Lembre-se que nunca é tarde para proteger seu amigo! Geralmente, ela é aplicada quando o pet está com 16

gato de boca aberta

Antirrábica, uma proteção importante

A polivalente pode proteger contra muitas doenças, mas ela não é suficiente para deixar seu amigo seguro. Outra vacina para gatos que não pode faltar na carteirinha do seu bichano é a antirrábica. Geralmente, ela é aplicada quando o pet está com 12 semanas de vida, ou após a última dose da polivalente. 

Essa defesa é importante porque protege contra uma grave doença: a raiva. Apesar de hoje ser rara entre pets, essa enfermidade possui uma taxa de mortalidade de quase 100%. E vacinar seu pet também é trazer proteção para os outros membros da família, certo? 

A raiva é uma zoonose e também pode contaminar humanos. Graças a campanhas de vacinação, hoje a doença está quase erradicada no Brasil. Entretanto, a única maneira de controlar e evitar sua volta é mantendo a carteirinha de vacinas do seu amigo sempre em dia. 

Outras vacinas para gatos

A polivalente e a antirrábica são as principais vacinas para gatos, recomendadas por veterinários e especialistas. Elas devem ser aplicadas em todo bichano, independentemente da idade ou perfil. Porém, alguns pets podem necessitar outras vacinas, dependendo do comportamento e do local onde vivem. 

Gatos que acessam a rua, por exemplo, estão bem mais suscetíveis à contaminação de doenças. Nesses casos, o veterinário irá analisar cada caso e apresentar suas recomendações. A Dra. Renata lembra que quando um tutor planeja uma viagem, sempre deve buscar ajuda médica para consultar as medidas necessárias. 

“Alguns locais necessitam outras vacinas. Os protocolos são diferentes”, explica. Lembre-se que o veterinário é o maior aliado quando o assunto é a saúde do seu filho de quatro patas! 

Reforçando o calendário 

Vacina para gatos é um assunto sério. Assim, informação nunca é demais! Veterinários organizam um calendário de vacinação, que resume todas as dosagens que um bichano deve tomar.

 

Após este ciclo inicial, o pet precisará tomar reforços anuais de suas vacinas. É importante sempre estar atento aos medicamentos e saúde do seu bichano. Os veterinários explicam que o reforço é importante para garantir a eficácia das aplicações. 

Dessa forma, sempre há anticorpos no organismo do pet, garantindo uma resposta mais rápida caso haja uma infecção. Lembre-se que vacina para gatos é um assunto sério, que deve ser tratado apenas por profissionais de confiança! 

gato descansando
Dessa forma, você poderá ter a certeza de um produto de qualidade, aplicado da maneira correta, com todo o cuidado que seu filho de quatro patas merece. Busque a Petz mais próxima de você e leve seu amigo para atualizar sua carteirinha de vacinação!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *