Bem-Estar

Vacinas para gatos: um guia completo!

Publicado em 22 de fevereiro de 2024

Tempo de leitura: 6min

Quem não quer garantir os melhores cuidados com a saúde do seu filho de quatro patas, não é mesmo? Entre os mais importantes estão as vacinas para gatos! Essa medida simples e eficaz é a principal maneira de evitar que os bichanos desenvolvam doenças graves.

o que fazer para gato não arranhar sofá

Apesar de ninguém duvidar da eficácia das imunizações felinas, o assunto ainda gera dúvidas: quais são as principais vacinas? Qual é a frequência ideal? Quais opções são adequadas para um gato bebê? Para responder a essas dúvidas, preparamos um guia com tudo sobre as doses para bichanos. Veja!

Quando começar a vacinação?

Já sabemos que a vacinação de gatos é fundamental, e quando falamos de um filhote, é mais ainda! Veja abaixo o que nossa especialista diz sobre as vacinas para gatos filhotes.

A Dra. Karina Mussolino, médica-veterinária da Petz, explica: “Os pets tomam a primeira vacina entre seis e oito semanas”. Especialistas indicam que essa é a idade ideal, já que os bichanos estão maduros o suficiente para desenvolverem anticorpos de maneira eficaz.

“Antes disso, eles ainda possuem os anticorpos da mãe, que passam por meio da placenta. Isso pode inativar grande parte do agente vacinal”, complementa a especialista.

Assim, mesmo que você queira deixar seu bebê protegido, espere passar as seis ou oito semanas iniciais. Após esse prazo, busque um especialista para analisar a saúde do seu pet e aplicar a vacina necessária.

Polivalente: uma vacina, muitas proteções

Quais as vacinas para gatos? Diferentemente do cachorro, que possui inúmeras vacinas à disposição, só existem duas categorias de vacinas para os gatos: as polivalentes e a antirrábica.

Como o próprio nome indica, a vacina polivalente protege o bichano de várias doenças infectocontagiosas que o gato pode pegar. Assim, ela é uma das vacinas essenciais para gatos.

Apesar de ter um único nome, há três versões do mesmo produto: a tríplice, a quádrupla e a quíntupla, que comumente são chamadas de V3, V4 e V5, respectivamente. A diferença está na formulação, na qual o número indicado mostra de quantas doenças a vacina protege. Confira nossa tabela de vacinas para gatos:

  • vacina tríplice (V3) para gatos: protege contra a panleucopenia felina, a calicivirose e a rinotraqueíte;
  • vacina quádrupla (V4) para gatos: além das doenças acima, a vacina quádrupla protege contra a clamidiose;
  • vacina quíntupla (V5) para gatos: a vacina quíntupla felina protege contra todas as enfermidades acima e mais a leucemia viral felina.

Recomendações sobre a vacina polivalente

Por ser a vacina mais importante, a polivalente é o primeiro item verificado pelo especialista ao analisar o calendário de vacinas para gatos. A Dra. Renata Brunetto, médica-veterinária da Petz, explica que o número de doses varia conforme a idade do pet.

“Para gatos bebês, a vacinação inicia-se com a primeira dose entre seis e oito semanas de vida”, explica. Após a aplicação inicial, o bichano recebe outras duas dosagens com um intervalo de quatro semanas entre elas.

“Geralmente, finalizamos as vacinas para gatos quando o pet está com 16 semanas”, complementa. No entanto, caso o seu bichano tenha mais que seis meses de idade, a dosagem é diferente.

“Nesses casos, realizamos apenas duas doses da vacina polivalente, também com intervalos de quatro semanas entre elas”, afirma a Dra. Renata. Lembre-se de que nunca é tarde para proteger seu amigo!

Gato laranja em fundo branco

Antirrábica: uma proteção indispensável

A polivalente pode proteger contra muitas doenças, mas não é suficiente para deixar seu amigo totalmente seguro. Por isso, a vacina de raiva para gatos não pode faltar na carteirinha. Geralmente, ela é aplicada quando o pet está com 12 semanas ou após a última dose da polivalente.

Essa vacina é importante porque protege contra uma grave doença: a raiva, que possui uma taxa de mortalidade de 100%. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, essa terrível enfermidade não ocorre somente em algumas áreas do país.

No ano de 2012, um gatinho residente de um apartamento de São Paulo (SP) morreu após ter contato com um morcego com raiva. Em 2022, na cidade de Americana (SP), mais um felino morreu em decorrência da doença. Basta uma busca rápida na internet para ver que a raiva continua matando.

Raiva em felinos: uma zoonose importante

A raiva em felinos ocorre quando o bichano entra em contato com outro animal que está contaminado com o vírus causador da doença. Pelo seu hábito de caça, ele pode pegar um morcego fraco e caído no chão em decorrência da doença e acabar se infectando.

Caso tenha acesso livre à rua, pode ser mordido ou arranhado por outro gato ou cão com raiva. Assim, se não tiver reforços anuais da vacina antirrábica, infelizmente, irá falecer.

Nos diversos casos dessa enfermidade em gatos, existe a associação de relatos de pessoas mordidas por eles. Isso acontece porque, nos carnívoros, a progressão da raiva leva à agressividade. Os envolvidos precisam receber vacinas contra a doença e ser observados por dois anos.

Sendo assim, essa virose fatal afeta não só os animais, mas também o ser humano. Dessa forma, vacinar o bichano também é uma forma de proteger sua família, então, não deixe essa aterrorizante doença chegar à sua casa. Vacine seu pet anualmente!

Reforçando a vacinação

Como você já deve ter percebido, as vacinas para gatos são um assunto sério e que deve ser respeitado conforme a orientação do médico-veterinário. Na primovacinação, além de realizar o protocolo inicial de vacinação do animal, o profissional também orienta sobre os próximos passos.

É importante que o tutor se organize e tenha um lembrete na sua agenda para não deixar passar a data do reforço das doses já aplicadas. Dessa forma, sempre haverá anticorpos no organismo do pet, garantindo uma resposta mais rápida caso haja uma infecção!

gatos dominantes

Aprendeu sobre as vacinas para gatos? Então, que tal acessar a loja da Petz e garantir alguns mimos para o seu peludinho? Venha conhecer uma loja que oferece o máximo de qualidade aos bichanos!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog