Mantenha seus bichanos protegidos com a vacina para gatos

Postado por PETZ, em Atualizado em Aug 3, 2021

Bem-Estar
Mantenha seus bichanos protegidos com a vacina para gatos
Tempo de leitura: 4 minutos

Manter seus bichos protegidos levando-os para tomar vacinas para gatos é um passo fundamental de uma tutoria responsável. Afinal, queremos vê-los sempre saudáveis e brincando por aí, não é?

gato cinza do olho azul

As vacinas para gatos são a melhor forma de evitar que enfermidades se propaguem e se desenvolvam. Assim, ao imunizar os peludos, você também contribui para o bem-estar de outros animais. Quer aprender sobre a vacinação? Fique com a gente que vamos te informar um pouco mais!

Quando devo procurar vacinas para gatos?

A melhor idade para procurar as vacinas para gatos é logo quando eles são filhotinhos. Esse estágio é fundamental, já que os bichanos estão mais sensíveis e precisando de cuidados. 

Segundo a Dra. Flávia Trevisan, médica-veterinária da Petz, as primeiras vacinas acontecem logo nos dois primeiros meses de vida. Esse é o momento ideal, pois os gatos estão preparados para receber a medicação e desenvolver anticorpos para combater doenças.

“Antes disso, eles ainda possuem os anticorpos da mãe, que passam por meio da placenta. Isso pode inativar grande parte do agente vacinal”, comenta a especialista. Por isso, é válido sempre lembrar: quando seu pet completar seis semanas, é hora de buscar uma clínica-veterinária para que as vacinas para gatos comecem a ser aplicadas.

Conheça as principais vacinas para gatos

O protocolo de imunização dos gatos pode parecer complicado à primeira vista, mas não se assuste! Analisando cada etapa mais a fundo, é possível ver que a vacinação é mais simples que aparenta. Que tal se informar um pouco sobre cada uma dessas vacinas? 

Vacina polivalente

A polivalente, também chamada de V3, V4 e V5, possui diversas proteções em uma só vacina, imunizando o bichano contra diversas doenças. Superprático, certo? Por haver três versões, a Dra. Flávia alerta que é preciso se atender ao número de cada uma, pois ele identifica a quantidade de proteções inclusas.

  • V3: também conhecida como vacina para gatos tríplice, é responsável por protegê-los contra a panleucopenia, a calicivirose e a rinotraqueíte;
  • V4: esta versão também pode ser encontrada pelo nome de vacina quádrupla felina. Ela imuniza contra as mesmas doenças da V3, com o acréscimo da proteção contra a clamidiose;
  • V5: a vacina quíntupla felina possui os benefícios das anteriores, junto da imunização contra a leucemia.

A vacina polivalente é incluída no protocolo obrigatório de proteção dos pets, mas a versão do medicamento varia conforme a clínica e a região do país em que ele é aplicado. Por isso, converse com um médico-veterinário para saber qual é o melhor local para aplicar a V3, a V4 e a vacina V5 para gatos

Segundo a Dra. Renata Brunello, médica-veterinária da Petz, a polivalente precisa de mais de uma dose. Ela complementa: “para os gatos bebês, a primeira dose é aplicada entre seis e nove semanas. Após esse período, o bichano recebe mais duas doses, com um intervalo de três a quatro semanas entre elas”. 

No total, a vacina polivalente deve ser aplicada em três doses, finalizando o processo após 16 semanas. Lembrando que isso é referente aos filhotinhos. Quando o pet já é adulto, são realizadas apenas duas doses, com um intervalo de quatro semanas entre elas. 

gato laranja e branco deitado

Vacina para cio de gatos

Muito se fala sobre a vacina para cio de gato ou, em outras palavras, um anticoncepcional para os bichanos. Para os tutores de primeira viagem, essa informação pode ser desconhecida, mas esse tipo de medicamento não é recomendado para os bichinhos.

Essa vacina pode prejudicar a saúde dos gatos de diferentes formas. Se estiver à procura de conter o período de cio, o mais indicado é procurar um médico-veterinário para ele oferecer a melhor saída para o seu bichano. 

Vacina antirrábica

A antirrábica é uma das vacinas para gatos mais importantes, pois os protege da raiva — uma enfermidade que já assustou os tutores no passado, chegando até 100% de taxa de mortalidade. 

A raiva é uma zoonose, ou seja, uma doença que contagia humanos. Graças à vacinação, ela está quase extinta nos pets brasileiros. Por isso, é muito importante imunizar o peludo, já que o vírus ainda existe na natureza. 

Com a vacinação em dia, seu bichinho e toda a sua família vão estar protegidos contra a doença. Segundo a Dra. Renata, a vacina antirrábica é aplicada quando o pet completar 16 semanas. Já para os peludos mais adultos, a aplicação pode ocorrer junto da última dose da polivalente. 

Relembre o calendário de vacinas para gatos

Quando se trata de vacinas para gatos, não podemos deixar de buscar informações sobre o calendário de vacinação. Essa é uma forma supereficiente que os médicos-veterinários encontram de organizar a imunização, levando em consideração a idade e o tempo de ação de cada dose. 

  • De 6 a 9 semanas: primeira dose da polivalente (V3, vacina V4 e V5);
  • de 9 a 13 semanas: segunda dose da polivalente (V3, V4 e V5);
  • De 13 a 16 semanas: terceira dose da polivalente e dose única da antirrábica;
  • Anualmente: reforço das vacinas, conforme indicação veterinária.

gato filhote miando

Conseguiu se organizar melhor com o calendário e as informações que reunimos sobre as vacinas para gatos? Agora que você já sabe mais sobre esse assunto, que tal visitar o blog da Petz e se informar com outros conteúdos sobre saúde e bem-estar dos animais?

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *