Coelhos

Tosa de coelho: saiba quando pode e como fazer

Coelhos possuem personalidades muito únicas. Isso porque são pets super brincalhões, ótimos companheiros e com bastante energia. Além desses atributos, eles possuem diferenças físicas. Por exemplo, alguns são mais peludos que outros e, por isso, sentem mais calor. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas sobre tosa de coelho. Confira a explicação do porquê os mais peludos não podem ser expostos ao calor e um passo a passo de como tosá-los para garantir maior conforto em dias ensolarados. 

Posso tosar meu coelho?

Comos os coelhos peludos sofrem mais com o calor, é importante garantir que ele se sinta fresco. Para isso, pode tosar coelho, pois é um dos passos mais relevantes na hora de deixar o amigo peludo feliz. 

No caso de pelo de coelho mais curto, não é necessário que a tosa seja feita. Caso você não saiba a partir de que tamanho pode cortar os pelos do pet, meça com uma régua se a pelagem passa dos dois centímetros. Caso passe, ele pode ser tosado. 

Coelhos sentem muito calor e alguns precisam ser tosados

Esses fofinhos possuem glândulas odoríferas, ou seja, o suor do pet se concentra em uma só região. Então, sua pele não transpira adequadamente porque esse local é muito pequeno. 

Por isso, a temperatura do corpo do peludo é diferente da dos humanos. Nós conseguimos diminuir o calor quando suamos. No caso do coelho, as glândulas odoríferas não garantem que eles transpirem por completo, então eles não conseguem transpirar. 

Portanto, se o coelho acumula muito calor, a temperatura se mantém no corpo e pode até matar o animal. Nesse caso, o ideal é fazer adaptações para que ele suporte os dias de verão sem passar por grandes dificuldades.

Algumas ideias são oferecer gelo para ele lamber e deixar uma base de mármore à disposição para o pet pisar e se refrescar. Outra dica é cortar a pelagem com mais de dois centímetros. 

O que você precisa saber antes de tosar

Não se esqueça que a tosa de coelho só é necessária quando a pelagem passa a incomodar o amigo peludo. Tosas desnecessárias causam estresse desnecessário no pet e podem traumatizá-lo.

Além disso, em hipótese alguma dê banho no dentuço antes de tosá-lo. O contato direto do coelho com a água causa hipotermia ou o deixa em estado de choque, podendo levar à morte do amiguinho. 

Passo a passo de como tosar coelho

Atualmente há bastante opções de pet shop que tosam coelhos. Mas se a grana está curta e a pelagem do peludo está muito grande, é possível tosá-lo em casa. Para isso, você precisará de uma tesoura com pontas redondas e uma escova própria para escovação de coelhos, ou de uma máquina de tosar coelho

Antes, garanta que o animal esteja calmo e faça-o gastar bastante energia. É preferível que a tosa em coelho seja feita no fim do dia, já que a certeza do cansaço do pet é maior. Peça também para alguém segurá-lo, caso não fique quieto. 

Quando começar a tosa de coelho, penteie o pet e perceba as regiões onde os pelo do coelho estão maiores. O ideal é começar pela região da barriga. Então, peça ajuda para que alguém o segure e comece a cortar aos poucos a pelagem, prestando sempre atenção caso esteja muito curta ou desigual.

Se o coelho for mais tranquilo, uma opção é colocá-lo no colo para cortar os pelos. No caso dos mais agitados, fale com uma voz calma para passar maior confiança. Tente não ficar tenso ou respirar muito fundo, reações assim o deixam nervoso.

Em seguida, vá para a região do bumbum e comece cortando com cuidado a pelagem maior e depois a menor. Dessa forma você ganha confiança e não machuca o amigo peludo.

Quando terminar essa região vá para as laterais. Nesse caso, não é necessário que ele fique deitado de barriga para cima. Deixe o rosto por último. Já que é um local que pode cortar as orelhinhas do pet ou machucá-lo, é melhor tosar quando tiver praticado. 

Agora que você sabe como fazer a tosa de coelho, confere o blog da Petz para outras dicas sobre os peludos mais fofos do mundo. 

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Calopsita: guia completo de cuidados com esse pet carismático

O topete é inconfundível. O jeito brincalhão também. Por isso, a calopsita é uma das…

3 dias ago

Conheça os tipos de carrapatos que podem afetar seu animal de estimação

São muitos os tipos de carrapatos que podem atingir os animais. Ainda que algumas pessoas…

4 dias ago

Animais da Amazônia: você sabe quais são?

A Amazônia é reconhecida globalmente como a floresta com a maior biodiversidade do planeta. Portanto,…

4 dias ago

Alimentar pássaros silvestres: sim ou não?

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Muita gente gosta de ver pássaros visitando quintais, varandas…

4 dias ago

Animais com chifre: curiosidades e espécies que impressionam

Os animais com chifre chamam a atenção pela imponência e diversidade. Presente em espécies de…

4 dias ago

Existe bastante animal com letra E; confira exemplos

Se você acha que a letra E não tem muitas opções de animais, prepare-se para…

5 dias ago