Verruga em cachorro: veja as causas mais comuns
Publicado em 28 de julho de 2025Tempo de leitura: 5min

Os responsáveis sempre ficam preocupados quando surge algo de diferente no corpo do animal de estimação. No caso de aparecimento de uma nova verruga em cachorro, por exemplo, a apreensão faz todo sentido.
Há algumas verrugas inofensivas que incomodam mais os humanos do que os próprios pets. Outras podem realmente representar um perigo para a saúde do animal. Dessa forma, quando se preocupar com a verruga em cachorro? Continue a leitura para descobrir.
É verruga mesmo ou algo do mal?
Só de olhar, será que é possível dizer se aquela massa é mesmo uma verruga? O ideal é levar o cão para uma consulta, para que o médico-veterinário avalie as formações na pele. Afinal, existem tumores benignos e malignos que podem ser bem parecidos com verrugas.
Muitas vezes, é preciso pegar uma amostra com uma agulha para ver, no microscópio, que tipo de célula está se proliferando ali. De forma geral, existem alguns tipos de verruga em cachorro que são mais comuns. Confira a seguir.
Papilomatose canina
Com aspecto de couve-flor, é possível encontrar essas verrugas em cachorro filhote e adulto. Elas se instalam principalmente em áreas de mucosas (nariz, pálpebras e lábios) e podem ser tão numerosas que, conforme a localização, impedem o animal de comer.
O causador dessa verruga em cães é um vírus altamente contagioso, mas as formações só surgem quando o sistema imune do animal está debilitado. Por isso, embora possa afetar animais de qualquer idade, ela é mais frequente em filhotes, idosos ou animais doentes.
Esse tipo de verruga na boca do cachorro pode sumir tão de repente quanto aparece, mas muitas vezes precisa ser tratado. O tratamento consiste basicamente em melhorar a imunidade do animal e retirar possíveis fatores estressantes.
Não se preocupe: a doença não é transmissível para humanos, somente para outros cães. Por isso, não deixe o pet ter contato com animais desconhecidos, nem o leve para locais com grande concentração de cachorros sem a autorização do médico-veterinário.
Adenoma sebáceo
Os adenomas sebáceos são as típicas verrugas em cachorros idosos. Eles se formam devido a alterações nas glândulas sebáceas, são quase sempre benignos e costumam aparecer no cotovelo do animal, assim como nas patas e no abdômen.
O maior prejuízo ocorre quando o adenoma surge como uma verruga no olho do cachorro — o que afeta a córnea, exigindo a retirada cirúrgica — ou quando incomoda muito o animal, tanto que ele tenta mutilar a pata, machucando-se.
Carcinoma de células escamosas (CCE)
O carcinoma de células escamosas é um tipo de tumor maligno que, em estágios iniciais, pode ser confundido com uma verruga benigna, já que costuma surgir como pequenas lesões elevadas.
Esse tumor pode se manifestar de duas formas: com lesões proliferativas (que crescem em relevo) ou erosivas (feridas abertas e sensíveis). Estas costumam aparecer como pequenas verrugas avermelhadas de crescimento muito rápido.
As localizações mais comuns do carcinoma de células escamosas são no nariz, na bolsa escrotal e no abdômen. O tratamento de eleição é a remoção cirúrgica ou, em alguns casos, a radioterapia.
Esse tipo de “verruga” em cachorro não pode ser negligenciado, já que se trata, na verdade, de um tumor maligno. Por isso, se você notar uma formação no pet, leve-o para uma consulta com o médico-veterinário e tire essa dúvida.
É necessário um tratamento para as verrugas?
Essa pergunta só pode ser respondida com outra: de que tipo de formação é a verruga do pet? Para saber isso, o animal precisa ser levado ao médico-veterinário, que vai avaliar a formação, solicitar exames e, dependendo do resultado, receitar um remédio para tirar a verruga do cachorro.
Lembre-se de que tumores malignos devem ser retirados sempre que possível. Tumores benignos podem ter indicação cirúrgica se estiverem atrapalhando a visão ou a alimentação, sangrando ou inflamando. Papilomas podem ser tratados com medicamentos orais. Enfim, tudo depende do tipo de verruga presente no cachorro.
Sinais que causam preocupação e requerem ajuda imediata
Como foi dito, mesmo que algumas verrugas sejam benignas e não apresentem riscos à saúde do cachorro, outras são malignas e precisam ser retiradas. Confira os sinais de alerta:
- a verruga cresceu muito rápido;
- ela mudou de cor ou de textura;
- ela sangra com frequência e muito facilmente;
- ela incomoda muito o animal a ponto de ele se ferir.
Caso note alguns dos sinais acima, leve o cachorro para uma consulta com o veterinário. Mesmo sendo benigna, a verruga pode ser retirada se estiver incomodando o pet, para não estressá-lo ainda mais.
Não tente, em hipótese alguma, retirar você mesmo a verruga em casa, tampouco use remédios caseiros com receitas retiradas da internet, que não possuem comprovação científica. Isso só retarda o tratamento correto e prolonga o sofrimento do animal.
Se você encontrou uma verruga em cachorro, investigue. Procure o Centro Veterinário Seres mais próximo a você e agende já uma consulta com nossos profissionais. A equipe está pronta para orientá-lo e ajudar o seu pet.
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Deixe um comentário