Bulário

O que é Vonau? Bula e aplicação em pets

Publicado em 28 de agosto de 2025

Tempo de leitura: 5min

Quem tem animais de estimação em casa sabe que existem eventuais emergências de saúde. Um dos remédios mais importantes que pode ser usado em casos de náusea e vômitos é o Vonau — conhecido pelos humanos, mas que tem na versão veterinária. A seguir, vamos citar as principais características do Vonau: bula, princípio ativo e modo de uso. Continue lendo e saiba mais.

Cartelas de remédios.

Vonau Vet: princípio ativo e composição

O princípio ativo do Vonau Vet é a ondansetrona. Ela age inibindo o reflexo do vômito e da náusea. Por isso, é um antiemético indicado para os animais, ajudando em doenças agudas e crônicas que causam esses sintomas.

E qual a composição do Vonau Vet? A descrição em bula de sua composição é a seguinte: cada ml de Vonau Vet possui 5 mg de ondansetrona. Isso significa que a composição dele é de 5 mg/ml de produto.

Quando o Vonau é indicado para pets?

Como antiemético, o Vonau é uma opção para a inibição dos vômitos agudos e crônicos. Também auxilia a diminuir o mal-estar causado pela quimioterapia e pela cinetose (enjoo do movimento do carro).

O Vonau Vet pode ser especialmente útil em doenças que afetam o sistema gastrointestinal dos cães e causam vômitos e náuseas, como gastrite, giardíase, pancreatite, problemas no fígado e enterites. Também é indicado na náusea causada pela ingestão de medicamentos.

Posologia e formas de administração em animais

A posologia do Vonau é descrita pelo fabricante em uma dosagem que considera o peso do cachorro. Mas a dose, frequência e prática ideal para o seu pet devem ser recomendadas apenas pelo médico-veterinário.

Este medicamento de uso veterinário existe na forma líquida de administração oral (xarope), mas também possui a versão injetável. O profissional pode optar por essa aplicação após uma avaliação do pet em consultório.

Cachorro golden sendo examinado pela veterinária.

Possíveis efeitos colaterais do Vonau Vet

Como qualquer medicamento, o Vonau Vet pode ter efeitos colaterais, principalmente em animais sensíveis à ondansetrona. A seguir, você encontra os sintomas mais comuns das reações adversas descritas na bula do Vonau:

  • reações leves: diarreia, constipação (prisão de ventre) e sonolência;
  • reações moderadas: coceira e vermelhidão na pele;
  • reações incomuns: soluços, diminuição dos batimentos cardíacos e mal-estar;
  • reações graves: dificuldade em respirar e choque anafilático.

Contraindicações do Vonau em pets

O Vonau Vet é um remédio considerado seguro para os cães. No entanto, existem algumas situações em que o medicamento não é indicado, principalmente em doenças do fígado, onde o medicamento é metabolizado, ou em pacientes com problemas no coração. Além disso, não deve ser usado em:

  • conjunto com o cloridrato de tramadol (tramal), pois um diminui a eficácia do outro;
  • animais com hipersensibilidade à ondansetrona ou a qualquer componente da fórmula do produto;
  • cães de raças de pastoreio, como o Collie, Pastor Australiano, Border Collie, Pastor Alemão, Pastor Belga e Pastor de Shetland, pois estes podem ter uma mutação genética que não os permite metabolizar a ondansetrona, causando intoxicação.

O Vonau Vet também não deve ser usado sem a orientação e indicação do médico-veterinário.

Vonau pode ser usado em filhotes, idosos ou gestantes?

O Vonau Veterinário não teve a segurança testada em cachorras prenhes (gestantes) ou lactantes (que estão amamentando), tampouco em cães usados como matrizes e padreadores (para procriação).

Ele também não foi testado em animais com menos de um ano e nem em cães com obstrução gastrointestinal ou nos intoxicados, por isso não deve ser administrado em cachorros nestas condições.

O que fazer em caso de superdosagem em animais?

Caso o cachorro receba uma dose maior que a recomendada pelo fabricante por acidente, o ideal é levá-lo para ser avaliado por um médico-veterinário o mais rápido possível. A internação pode ser necessária em casos graves.

Existem relatos de vômitos e fezes pastosas em cães que receberam de 3 a 5 vezes mais da dosagem correta. Por isso, se suspeitar de superdosagem ou observar estes sinais no animal, procure ajuda veterinária.

Importância do acompanhamento veterinário

Mesmo sendo um medicamento seguro para os cães, o responsável não deve jamais administrar o Vonau para o cachorro sem a prescrição do médico-veterinário. Isso evita a superdosagem, a subdosagem e as intoxicações.

Dar o medicamento para um cachorro que está vomitando sem saber a causa do sintoma só atrasa o diagnóstico correto e o tratamento do animal de estimação, colocando em risco a vida e o bem-estar dele. Então, não automedique o pet.

Veterinária examinando cachorro filhote preto.

Saiba mais sobre remédios para pets no blog da Petz

Agora você já sabe mais sobre o Vonau: bula, recomendações e dicas para a administração do remédio. Para mais informações como esta, continue acessando o blog da Petz.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog