»
»
»
Poodle

GUIA DE RAÇAS
Poodle

Neste guia você vai encontrar:

Popular, companheiro e peludo

CBKC - Grupo 09 (Toys)

São cães brincalhões, amáveis e com origem de nadadores

O cachorro Poodle possui muitas particularidades. Um dos seus maiores reconhecimentos é a sua inteligência: a raça está em segundo lugar no ranking. Somado esse talento à sua tradicional pelagem encaracolada, o cãozinho se tornou um dos mais famosos do Brasil e do mundo.

Outra característica dos peludos é possuírem quatro portes: Grande, Médio, Anão e Toy. Em todos, o Poodle se mostra um cão fiel ao seu tutor e muito obediente, aspectos que tornaram o cachorro tão querido entre os tutores.

Condição física

O Poodle é do tipo de cachorro que adora gastar toda a sua energia brincando com o seu tutor. Além disso, eles são excelentes nadadores, portanto, a atividade pode ser uma excelente escolha para ajudar a gastar a energia do cãozinho.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Poodle

Média de Altura

Média de altura do Poodle

Média de Peso

Média de peso do Poodle

Nível de Fofura

Nível de fofura do Poodle

Características

É adaptável?

Requer atenção?

Apartamento?

Late muito?

Gosta de gatos?

Gosta de crianças?

Gosta de cães?

Precisa exercitar?

É espaçoso?

Fácil tosar?

Problemas saúde?

É inteligente?

Gosta de brincar?

Cai muito pelo?

É sociável?

É amigavel?

É territorialista?

Fácil de treinar?

É cão de guarda?

É friorento?

É calorento?

Rações para Poodle

Destaques e curiosidades

Se está nos seus planos ter um Poodle na família, saiba que o cãozinho é um excelente companheiro. E, mesmo no porte grande, esses cãezinhos são apaixonados e apegados em seus tutores, sempre querendo ficar próximo a eles.

Apesar de tradicionalmente ser reconhecido por ter pelos enroladinhos, o Poodle também pode ter o pelo encordoado, assim como cachorros das raças Komondor e Puli. Para ficar semelhante ao “esfregão”, a pelagem se desenvolve naturalmente, mas requer tempo e paciência, principalmente do tutor.

Há muito tempo os Poodles se tornaram famosos por serem dançarinos nas grandes festas realizadas pela aristocracia européia no Século XVI. Além disso, uma honra à raça, o cãozinho ganhou uma sinfonia chamada “Elegia à Morte de um Poodle”, de Beethoven, que era tutor de um Poodle.

Extremamente popular em todo o mundo, o Poodle se tornou o animal de estimação de diversas celebridades, como: Walt Disney, Elizabeth Taylor, Elvis Presley, Chopin, Rihanna, Katy Perry, entre outros. No Brasil, a raça se popularizou a partir dos anos 90 e hoje fica atrás apenas dos cachorros sem raça definida (SRD).

Poodle guia raças

A História do Poodle

Origem

A origem do Poodle é bem contestada. A Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) e diversos pesquisadores apontam a França como o país de origem da raça, onde ele ficou conhecido como “Caniche”, ou “Cão caçador de águas aquáticas”. Entretanto, a Alemanha também aparece como o país natal do cãozinho — por lá, ele era o “Pudel”, que significa “Cão da água”.

A tosa

Com um passado longo e repleto de mitos, até a tosa dos encaracolados pelos geram boas histórias. Na Alemanha, há relatos de que o corte estilo leão servia para assustar lobos que tentavam invadir o rebanho. Já na França, ela era feita para facilitar a natação do Poodle na caça de aves aquáticas, portanto, ficavam pelos apenas nas regiões que necessitavam de proteção.

Portes

A raça possui quatro portes diferentes. O Poodle Grande que mede de 45 a 60 centímetros; o Poodle Médio de 35 a 45 centímetros; o Poodle Anão de 28 a 35 centímetros; e o Poodle Toy que mede de 24 a 28 centímetros. A França é apontada como o país de origem no desenvolvimento dessa variação na raça e também de dar projeção mundial ao cãozinho.

Reconhecimento

Independentemente do país de origem, o Poodle é um cão antigo. Registros revelam pinturas e esculturas do cachorro há mais de 400 anos. No entanto, o primeiro Poodle registrado apareceu apenas em 1874, pelo Kennel Club Of England. Em 1887, foi a vez do American Kennel Club. Já o reconhecimento pela Federação Cinológica Internacional (FCI) aconteceu somente em 1936.

Os descendentes do Poodle

O Barbet, uma raça originária da África do Norte, mas que se popularizou na Europa, é apontado como um dos cães que deram origem ao Poodle. Também conhecido como Cão D’água Francês, ele foi o precursor à fama de bom nadador e exímio caçador de patos que o cãozinho possui. No entanto, alguns estudiosos acreditam que os antepassados do Poodle se concentram na antiga Rússia e na Alemanha.

Poodle guia raças

Características físicas

Podendo ser encontrado em quatro portes, o Poodle possui um crânio oval, o focinho é pequeno e redondo, suas orelhas são longas e caídas e a sua pelagem é a principal característica física. A coloração dos pelos variam em: branco, preto, marrom, cinza, abricó e fulvo avermelhado.

Do Toy ao Grande, o Poodle pode pesar entre 2 kg até 23 kg. A longevidade do animal também vale destaque. Apesar de viverem, em média, 18 anos, há relatos de um Poodle que morava no Alabama, Estados Unidos, que viveu 27 anos.

Conheça rações para Poodle

Personalidade

Apesar de ser um cachorro animado, o Poodle não se mostra como um cãozinho agitado. Excelentes companheiros, eles adoram brincar com os seus tutores e se mostram muito fiéis. Outro ponto da personalidade do animal é a sua inteligência.

Temperamento

O Poodle se tornou muito popular em todo o mundo justamente pelo seu temperamento. Exceto pelo Poodle gigante, o mais calmo e tranquilo, todos os outros portes possuem semelhanças em seu comportamento — mostrando-se afetuosos e brincalhões.

Socialização

Assim como diversas outras raças, a socialização do Poodle é importante desde filhote para que ele não se torne um cão teimoso ou bagunceiro. Procure dar atenção ao animal e faça com que ele se sinta parte da família. assim, ele terá um ótimo convívio com crianças ou outros animais, até mesmo gatos.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

A pelagem do Poodle é a sua principal característica física. Fina e encaracolada, ela forma nós rapidamente e deve ter uma escovação diária, ou pelo menos a cada dois dias para se manter dessa forma. Caso contrário, os pelos do cãozinho irão crescer e se transformar em longos dreadlocks com nós.

Isso porque, assim como humanos, a pelagem dos Poodles não têm um limite de crescimento – diferente de outras raças em que os pelos não crescem tanto. E caso deseje aparar os pelos do seu cãozinho, procure um especialista em tosa.

Independentemente do estilo de pelagem que o tutor escolher ao seu pet, é fundamental contar com acessórios como escovinhas específicas para o estilo de pelo do Poodle. Aqui na Petz você encontra os melhores acessórios para a escovação dos pelos do seu amigão.

Escovação dos Pelos do Poodle

Higiene

Como já falamos, os Poodles são excelentes nadadores. Caso leve seu pet para nadar, certifique-se de, após a prática, dar um banho com água doce para evitar que resíduos da água com cloro ou sal irritem a pelagem do cãozinho.

Falando em banho, os Poodles necessitam cerca de dois banhos por mês para se manterem limpos e cheirosos. Nesse processo, utilize apenas produtos específicos para cachorros, como os shampoos.

É ideal que o tutor corte a unha do seu pet, em média, a cada quinze dias, para que ela não quebre na raiz e ele se machuque. Se preferir, nos dias de banho do animal, o tutor pode aproveitar e aparar a unha — ou, se preferir, levar o pet em um especialista.

A escovação dos dentes do seu Poodle é necessária para evitar problemas bucais como, por exemplo, o tártaro e a formação de cáries. Procure escovar o do seu pet com certa frequência e para facilitar a tarefa, acostume o pet desde filhote.

Cuidados com a saúde do Poodle

Uma das grandes características da raça Poodle é possuir uma alta expectativa de vida, isso porque os cãezinhos geralmente são muito saudáveis. No entanto, algumas doenças podem acabar afetando o animal.

Nos menores, pode haver a possibilidade de luxação patelar, uma doença que dificulta a caminhada dos pets — o tratamento pode ser realizado com remédios ou até mesmo cirurgia e é comum em raças pequenas.

Em cachorros na fase sênior, há uma possibilidade de desenvolver a catarata, uma doença que dificulta a visão. Porém, com a presença frequente ao médico veterinário, o cãozinho se manterá saudável e disposto.

Escovação dos Pelos do Poodle

Higiene e Limpeza para Poodle

Alimentação

O alimento é um elemento principal para se ter uma vida longa e saudável. Dito isso, é fundamental que o tutor saiba que no momento de escolha da melhor ração para Poodle, é necessário optar com cautela, para que a ração cumpra as necessidades específicas dele.

Evite alimentos comuns, de humanos, no momento de alimentar o pet. Optar por rações específicas para Poodle, filhote, adulto ou sênior sempre será a melhor opção. Além disso, priorize rações naturais, que contam com mais nutrientes e proteínas. Aqui na Petz temos parcerias com as melhores empresas do segmento pet. Confira!

Acompanhamento

Mesmo que o Poodle seja uma raça privilegiada quando o assunto é saúde, o tutor sempre deve levar o seu pet em consultas veterinárias. Mesmo que o seu companheiro não demonstre problemas de saúde, o ideal é sempre fazer check-ups.

O veterinário também é responsável por prescrever e indicar remédios e rações para o seu cachorro. Portanto, procure um profissional para cuidar da saúde do seu animal sempre que necessário.

Filhotes

Filhotes

Diferente de outras raças, a pelagem do filhote de Poodle, se mantém na mesma cor quando chega à fase adulta. Algumas outras características da personalidade do cãozinho também se mantém, como: o estilo brincalhão e a facilidade para ser treinado.

Outra particularidade dos filhotes é que, nessa fase, os cãezinhos são ainda mais apegados aos seus tutores e adoram quando a atenção é retribuída. Portanto, é fundamental que os donos fiquem mais próximos aos pequenos neste período inicial.

Caso você já tenha outros cachorros adultos, não é indicado manter a mesma alimentação aos pequenos. Isso porque em cada fase da vida os pets necessitam de uma quantidade diferente de nutrientes. Com os filhotes, utilize rações específicas para a fase deles!

Dicas de adestramento

O Poodle é a segunda raça canina mais inteligente do mundo. De acordo com a pesquisa realizada pelo especialista norte-americano Dr. Stanley Coren, junto com juízes peritos em provas de obediência, o cãozinho fica atrás apenas da raça Border Collie. O estudo de inteligência canina conta com 79 raças.

Porém, mesmo que inteligente e fiel, assim como outras raças, o mais indicado é iniciar o processo de adestramento do Poodle ainda filhote. Nessa etapa, o tutor que for inexperiente em adestramento deve contar com um especialista. Mas, não se esqueça que é importante a presença do tutor na adestração do animal para que ele crie um vínculo de obediência.

Toda a inteligência do animal torna a adestração uma tarefa menos complicada em relação a outras raças. Porém, como todo é normal com todos os cãezinhos, a tarefa pode exigir paciência do tutor ao comandar que o pet faça algumas atividades de adestramento.

Por isso, é recomendável iniciar com comandos mais curtos, como: pare, sente, role e pedir a patinha. Após a execução, retribua o esforço do seu cãozinho com saborosos petiscos para que ele assimile a algo bom.

Tudo sobre Poodle você encontra na Petz!

Antes mesmo do pet chegar em casa, é importante o tutor adiantar todos os acessórios indispensáveis para o dia a dia do cãozinho. Desde o bebedouro e o comedouro, até a caminha com o tamanho ideal.

Outro acessório pensado para garantir o bem-estar do Poodle são os tapetes higiênicos. Além de promover mais conforto para o pet fazer suas necessidades, o acessório garante a total higiene no ambiente. A escolha da melhor ração também irá contribuir para alimentações mais saudáveis do animal.

Para passeios curtos ou longos, o tutor deve contar com coleiras confortáveis e seguras e, no transporte em automóveis, uma cadeirinha ou caixa de transporte para cachorro é indispensável. E também não podemos esquecer dos brinquedinhos, que irão alegrar o seu cãozinho e ajudá-lo a gastar sua energia durante o dia.

Oferecemos todos esses produtos por meio das nossas parcerias com empresas que possuem a mesma filosofia que nós: a paixão pelos pets. Portanto, quando pensar em acessórios para o seu cãozinho, escolha o Pet Shop on-line da Petz.

Produtos mais comprados para o Poodle

Ração Royal Canin Poodle - Cães Adultos<
Ração Royal Canin Poodle - Cães Adultos
Comprar
Ração Premier Raças Específicas Poodle para Cães Adultos
Ração Premier Raças Específicas Poodle para Cães Adultos
Comprar
Ração Premier Raças Específicas Poodle para Cães Filhotes - 1kg
Ração Premier Raças Específicas Poodle para Cães Filhotes - 1kg
Comprar
Shampoo e Condicionador World Raças Para Cães Poodle e Bichon Frisé
Shampoo e Condicionador World Raças Para Cães Poodle e Bichon Frisé
Comprar

Raças relacionadas

Pesquisa - Qual o seu pet?

Nome:
E-mail:
Cachorro
Gato
Outros