Bem-Estar

Anticoncepcional para gatos: conheça os riscos

Publicado em 01 de abril de 2022

Tempo de leitura: 5min

Por diferentes motivos, nem sempre os tutores querem que os pets se reproduzam. É nesses casos que o anticoncepcional para gatos entrou em cena e tem gerado grandes polêmicas no mundo animal. Se funciona para o ser humano, por que não funcionaria para os animais?

Gato brando olhando para a câmera.

O pensamento é equivocado. Os riscos são altos e o tutor pode pagar um preço alto por apostar nessa prática. Os próprios médicos-veterinários desaconselham o uso e informam que o medicamento pode provocar tumores e infecções graves no pet.

Existem, sim, formas de impedir que a gata se reproduza. Mas como tudo na criação dos animais, precisa ser sugerido por um profissional de confiança, com total consciência do tutor sobre riscos para a saúde. Quer descobrir mais sobre o assunto? Nós te contamos tudo a seguir.

Gato pode tomar anticoncepcional?

Não é incomum encontrar um tutor que ofereça anticoncepcional para gata. Porém, em nome da saúde do seu animal, precisamos te contar que os felinos não devem tomar anticoncepcional. A fêmea tem vários cios ao ano, e a única forma de acabar com eles é por meio da castração.

Além da contraindicação dos próprios veterinários, há estudos que indicam que oferecer anticoncepcional para gatos pode trazer riscos de tumores e infecções graves nos órgãos do sistema reprodutivo, além de câncer de mama e desequilíbrio hormonal. 

No entanto, ainda existem medicamentos no mercado que são comercializados com facilidade. Eles são oferecidos tanto para gatos quanto para cães e prometem impedir que o cio ocorra, desde que aplicados de tempos em tempos. O medicamento pode ser aplicado por injeção ou como comprimido.

Há especialistas que indicam que o anticoncepcional só pode ser aplicado na gata quando a gestação for de risco de morte para a mãe. Nesse caso, para interromper a gestação, é necessário que haja acompanhamento e orientação médica em todo o processo. Mas tudo isso só deve ser feito em último caso!

Oferecer anticoncepcional humano faz mal? 

Sim, anticoncepcional humano para gatos faz mal. Se até mesmo o produto desenvolvido para pets tende a causar grandes problemas e riscos à saúde do pet, imagine o que é consumido pelas mulheres! 

Nenhuma forma de anticoncepcional deve ser oferecida a cães ou gatos, com exceção do caso que explicamos acima. Além disso, é sempre importante lembrar que qualquer outro tipo de medicamento para os animais devem ser próprios para a espécie. Nada de dar remédios feitos para humanos, ok?

Existe receita caseira para a gata não engravidar?

Não existe nenhum anticoncepcional caseiro para gatos. Na verdade, sempre que falamos em saúde e, principalmente, em doenças, o recomendado é procurar um médico-veterinário para que ele receite algo ao animal.

Por mais que existam remédios caseiros e eficazes que atravessam gerações, não dá para arriscar. Confie na ciência, no que é testado para animais e nas pesquisas de laboratórios. Só assim você fica tranquilo sabendo que está oferecendo algo seguro ao pet.

Gato preto sentando no chão, olhando para a câmera.

Riscos do anticoncepcional felino

Tanto o anticoncepcional para gatos em comprimidos ou o injetável podem causar grandes problemas à fêmea. Ele age diretamente na parte hormonal do animal e pode causar um descontrole hormonal. Como consequência, a gata pode sofrer desde problemas comportamentais até tumores graves. 

Além disso, a medida não é permanente. Quem adere ao anticoncepcional para gatos injetável precisa repetir a dose de tempos em tempos como forma de cortar o cio. É aí que a superdosagem entra e afeta seu pet de formas gravíssimas. 

Como impedir que a gata engravide?

Sabendo que a injeção para gato não engravidar não deve ser aplicada e faz mal ao animal, a única forma de impedir uma gravidez é com a esterilização, ou seja, a castração. É um processo comum e que, geralmente, apresenta riscos baixíssimos aos animais saudáveis.

A cirurgia deve ser feita por um veterinário, que faz diversos exames de riscos cirúrgicos antes para saber se o gato pode passar pelo procedimento. Ela pode ser feita a partir dos seis meses de idade ou logo após a fêmea passar pelo primeiro cio. A segunda opção é a mais recomendada pelos profissionais da área.

Na cirurgia, o médico aplica uma anestesia geral e faz uma pequena incisão para retirar útero e ovários da gata. No caso dos machos, o que são retirados são os testículos. O procedimento é simples, e o animal volta para casa no mesmo dia. Para o sucesso do pós-operatório, deve-se respeitar todas as orientações médicas.

Benefícios da castração para gatos

Se você não quer ver a gata em trabalho de parto, e já sabendo que anticoncepcional para gatos não é uma boa saída para isso, a castração é uma forma segura de controle populacional. No entanto, é importante salientar que manter o cio pode causar problemas ao animal, caso ele não procrie.

Nesses casos, uma breve conversa com o médico-veterinário de confiança vai te mostrar que a castração tem benefícios para o tutor, para a gata e para a comunidade felina em geral.

Especialmente para gatas que passeiam sozinhas ou costumam fugir de casa sem que o tutor note, o risco de que ela volte prenhe ou com alguma doença é altíssimo. Castrar o animal que está sob sua responsabilidade é uma preocupação não apenas individual, mas coletiva. 

Se esse não é o caso do seu pet, a castração ainda se torna necessária por uma série de motivos que você sequer imagina, como redução do risco de câncer de mama, diminuição de machos rondando sua casa em época de cio, fim do xixi fora da caixa de areia e até mesmo redução de comportamentos agressivos. 

Gato listrado olhando para cima.

Todos ganham, não é? Por isso, converse com um profissional e encontre uma boa clínica ao invés de oferecer anticoncepcional para gatos. Para o processo de recuperação, conte com a Petz. Temos brinquedos, roupas cirúrgicas e medicamentos. Cuidar do seu animal de estimação também é nossa missão!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog