Bem-Estar

Cachorro lambendo a pata: o que o hábito pode indicar?

Publicado em 06 de junho de 2022

Tempo de leitura: 5min

Todo animalzinho de estimação adora passear com o tutor em parques, praças ou  praias. Esse é o momento em que ele se distrai, fortalece as patinhas e ainda gasta um pouquinho das unhas. Após o passeio, você já notou o seu cachorro lambendo a pata? Se você já reparou nessa atitude em alguma ocasião, algo de errado pode estar acontecendo.

cachorro lambendo a pata petz

Sim, cachorro se lambendo pode significar um problema maior do que você imaginou alguma vez. Afinal, nos pequenos atos, é possível entender pelo que o seu companheiro está passado.

Na maioria das vezes, quando o cachorro está mordendo a pata, pode significar que está com algum machucado na região ou questões psicológicas e emocionais — como ansiedade e estresse.

Apesar de parecer um hábito normal, isso pode trazer diversos problemas para a saúde. Por esse motivo, é muito importante saber a causa dessa prática e evitá-la ao máximo. Para isso, continue lendo os tópicos abaixo.

Por que é possível ver o cachorro mordendo a pata?

cachorro mordendo a pata

Quem tem um animal de estimação em casa sabe que é muito comum vê-lo passando a língua por diversas partes do corpo. Porém, se isso ocorrer com muita frequência, pode ser um sinal de que algo não está indo bem.

Se você perceber seu cachorro lambendo a pata depois de um passeio, pode ser que esse momento não tenha sido tão agradável. Na maioria dos casos, ele faz isso porque pode ter queimado a patinha devido à temperatura do chão, sentindo um pouquinho de incômodo.

Isso porque o cão possui “almofadas digitais” nas patinhas, conhecidas como coxins. Quando o chão está muito quente, elas sentem o impacto e, consequentemente, causam incômodo.

Outra causa da coceira em cachorro na região das patas pode ser devido a algum machucadinho. Ocasionalmente, alguma pedrinha ou caco de vidro pode ter causado alguma lesão, por isso, ele sente um pouquinho de dor e desconforto.

Cuidado: pode ser emocional!

Às vezes, o pet possui esse hábito por alguma alteração emocional ou psicológica. Um cãozinho muito estressado ou ansioso, por exemplo, pode desenvolver esse costume como forma de liberar as sensações de estresse e ansiedade.

Outro fator que ocasiona o excesso de lambedura em cães são os probleminhas na pele. Alguns cãezinhos podem ter a pele um pouco mais sensível a uma série de substâncias e desenvolvem uma irritabilidade muito maior.

Outra causa muito comum são as pulgas, os carrapatos e os fungos nas patas do cachorro. Eles sempre causam muito incômodo e, por vezes, transmitem doenças aos bichinhos. Por esses motivos, dê atenção especial ao perceber esse hábito.

Como cuidar da pata de cachorro?

Por mais comum que seja um cachorro lambendo a pata, preste atenção se isso está acontecendo com uma frequência maior que o normal. Isso porque, quando o pet passa a língua por muitas vezes nas patinhas, elas ficam mais úmidas, podendo acumular fungos.

 

Algumas dicas evitam o cachorro lambendo a pata constantemente. Escolher horários mais frescos para passear com o seu pet — início do dia e final de tarde — é um dos primeiros passos de como cuidar da pata de cachorro.

Além disso, antes da atividade, vale verificar a temperatura do chão. Se estiver muito quente, melhor deixar a caminhada para outra hora. Uma dica é colocar a mão no chão para testar a temperatura.

Agora, se perceber que o seu cãozinho tem esse hábito por estresse ou ansiedade, o ideal é sempre planejar brincadeiras e atividades para ele gastar toda a sua energia e se divertir ao seu lado. Caso isso esteja interferindo na saúde, leve-o ao veterinário para uma consulta.

Quando essa prática for devido à infestação de algum parasita, o mais recomendado é sempre procurar um veterinário. Ele recomendará os melhores medicamentos para essa ocasião.

Dicas para evitar a coceira em cachorro

Com certeza, você não quer ver seu pet incomodado com a coceira na patinha, não é? Para isso, adote alguns cuidados no dia a dia. Alguns deles são:

  • utilizar calçados específicos para animais de estimação: atualmente, existem meias especiais para pets. Com elas, eles ficam muito mais protegidos — mas lembre-se de usá-las penas durante os passeios, pois o uso excessivo pode incomodar os bichinhos;
  • manter o pet sempre em um local limpo e higienizado;
  • utilizar cosméticos específicos para animais de estimação, deixando-os sempre limpinhos e cheirosos.

Se você notar seu cachorro lambendo a pata mesmo após essas dicas, o ideal é levá-lo ao veterinário. Dessa forma, ele estará sempre protegido e pronto para os melhores passeios ao seu lado.

cachorro passeando

Lembre-se de que cuidar da saúde do seu animal de estimação é uma das melhores formas de demonstrar tudo o que ele mais precisa: carinho e muito amor! Agora, se estiver procurando por meios de mimá-lo, conte com a gente. Acesse o site da Petz e confira um catálogo completo para o seu pet.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog