Alimentação

Cachorro pode comer ração de peixe ou de outras espécies? Confira!

Publicado em 16 de junho de 2021

Tempo de leitura: 4min

Quem convive com mais de uma espécie de pet em casa talvez já tenha passado pela seguinte experiência: enquanto a ração de um deles está no fim, a de outro acaba de ser aberta e ainda vai durar por um bom tempo. Então será que cachorro pode comer ração de peixe, por exemplo?

cachorro ao lado do pote de ração

Na tentativa de economizar uma ida ao pet shop, muitos tutores consideram oferecer a ração de uma espécie para outra. Mas saiba que a prática não é recomendada, podendo provocar deficiências nutricionais, problemas na digestão, entre outras consequências. Por isso, não pode dar ração de peixe para cachorro.

Afinal, faz mal dar ração de peixe para cachorro?

As únicas rações recomendadas para cães são aquelas desenvolvidas exclusivamente para a espécie. Isso porque somente elas levam em conta a fisiologia e as necessidades nutricionais dos cachorros, além de outros fatores, como porte, idade e necessidades especiais.

No caso das rações do tipo super premium, algumas delas são ainda mais específicas, formuladas para atender a necessidades particulares de algumas raças. Como exemplo, as rações para cães da raça Shih-tzu possuem um formato diferente que facilita a apreensão dos grãos, considerando o focinho curto desses pets. 

Quando se perguntar se cachorro pode comer ração de peixe, o tutor deve ter em mente que o pet pode apresentar deficiências nutricionais. O uso de rações para outras espécies ainda pode causar problemas digestivos, uma vez que os hábitos alimentares e a fisiologia de um cão não são os mesmos de um peixe. 

Vômitos e diarreias são os problemas mais comumente associados à ingestão de ração de peixe pelos cães. Sendo assim, você já deve ter percebido que a ração de peixe faz mal para cachorro.

cachorro lambendo os beiços em frente ao pote de água e de ração

Alimentos extrusados: eles não são todos iguais

Olhando para a ração de diferentes espécies, podemos ter a impressão de que esses alimentos são todos muito parecidos. Isso ocorre pois muitas rações são feitas por meio do processo de extrusão, que desidrata e mistura os ingredientes da fórmula, de modo que cada partícula tenha a mesma quantidade de nutrientes. 

Já a fórmula de cada ração varia muito de acordo com a espécie. No caso da ração para cachorro, embora sejam animais de hábitos onívoros, a dieta deles deve ser especialmente rica em proteínas. Para isso, o organismo deles é especialmente adaptado, contando com um estômago grande em relação ao resto do corpo, uma vez que a carne demora a ser digerida.

Esse é um dos motivos por que o uso de ração de peixe para cachorro é prejudicial, podendo levar a diversos problemas digestivos, além de causar deficiências nutricionais. 

Isso vale também para o uso de uma mesma ração para espécies diferentes, mas que apresentam muitas semelhanças. Como exemplo, enquanto hamsters são onívoros, os porquinhos-da-índia são herbívoros. Portanto, agora você já sabe se cachorro pode comer ração de peixe.

A importância da ração para a nutrição dos pets

Proporcionar uma alimentação equilibrada é um passo importante para a manutenção da saúde interna do amigo de quatro patas. Por isso, é importante o tutor sempre buscar saber o que cachorro não pode comer.

“A alimentação dos cães à base de ração é prática e balanceada, suprindo todas as necessidades do pet”, diz a Dra. Ana Paula Barcelos, médica-veterinária das clínicas Petz Iguatemi Esplanada e Petz Tauste, no interior de São Paulo. 

“A recomendação é que, quando possível, se faça uso de uma ração super premium, que é completa e tem uma digestibilidade melhor, levando em conta também alguns cuidados específicos para cada idade, porte e até tipo de pelagem”, completa a veterinária. 

Antes de fazer mudanças na alimentação do cão, é importante levá-lo para um check-up no veterinário, a fim de identificar possíveis alterações. Lembrando que a troca de ração deve ser sempre feita de maneira gradual.

potes com vários tipos de ração

Porém, mesmo envolvendo alimentos próprios para a espécie, mudanças bruscas na alimentação podem provocar desconfortos gastrointestinais. Gostou de saber se cachorro pode comer ração de peixe? Confira outros conteúdos como esse no blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog