Alimentação

Saiba se cachorro pode comer azeitona!

Publicado em 04 de julho de 2021

Tempo de leitura: 4min

Sem dúvidas, a azeitona é um petisco irresistível. Presente em muitas receitas consumidas por nós, humanos, esse é um ingrediente com sabor extremamente característico. Sendo assim, tratando-se de um alimento comum em nosso dia a dia, é normal que nos perguntemos se cachorro pode comer azeitona

pug olhando para a câmera

Afinal de contas, o organismo dos pets funciona de forma muito diferente da nossa. Desse modo, nem todos os alimentos que fazem bem para nós são permitidos na dieta dos bichinhos. Isso inclui petiscos naturais, pois existem certos legumes e frutas que cachorro não pode comer

Sendo assim, resolvemos preparar este artigo para que você saiba de uma vez por todas se cachorro pode comer azeitona ou não. Por isso, não deixe de ler o texto até o final para poder oferecer o melhor tratamento possível ao seu pet! 

Afinal, posso oferecer azeitona para o meu cachorro?

Conforme explica a Dra. Natalia Cassaro, médica-veterinária da clínica Seres Tamboré, ainda não existem estudos científicos que confirmem que azeitona faz mal para cachorro. Por isso, o mais indicado é evitar oferecer o alimento ao pet. 

A respeito do valor nutricional da azeitona, é importante lembrar que embora contenha muitas vitaminas e minerais, ela é muito calórica e rica em sódio. Ou seja, ainda que estivesse entre as frutas que cachorro pode comer, seria preciso dá-la com muita moderação para evitar sobrepeso e outros problemas. 

Outro ponto de atenção diz respeito ao caroço desse petisco. Apesar de ele ser relativamente pequeno, o cachorro pode comer a azeitona e acabar se engasgando. Por isso, o ideal é manter o alimento longe do bichinho. 

Evite dar sua própria comida para o cachorro!

Em caso de dúvida sobre a segurança de determinado alimento, evite oferecê-lo ao cachorro, mesmo que em pequena quantidade. Além do risco de oferecer algo tóxico, o hábito de compartilhar a própria comida tende a estimular o cão a sempre implorar por petiscos.

“A partir do momento que o pet experimenta e gosta de algo novo, ele sempre vai pedir. Você vai comer e ele estará ao seu lado, com um olhar pedinte”. Quem diz isso é a Dra. Ana Paula Sanches Barcelos, médica-veterinária das clínicas Petz Iguatemi Esplanada e Petz Tauste. 

quatro cachorros de portes diferentes

“Por isso, temos que ser firmes para não cair na tentação de dar tudo ao cachorro”, completa a veterinária. Ou seja, uma vez que começamos a compartilhar a nossa comida com o pet, a tendência é ceder cada vez mais. Com isso, o bichinho ficará mais insistente.

Frutas e legumes como petisco

Você já sabe se cachorro pode comer azeitona ou não. Entretanto, vale ressaltar que existem certos legumes e frutas que sim, podem ser oferecidos aos pets sem grandes problemas.

Na verdade, esses alimentos podem ser até benéficos, uma vez que são petiscos naturais de baixa caloria. Porém, é preciso cuidado tanto para não estimular o hábito a implorar por comida quanto para não impactar negativamente na sua nutrição. Assim, o cachorro pode comer frutas, mas moderadamente. 

Nesse sentido, a melhor maneira de oferecer esses alimentos ao pet é como petisco, durante as sessões de adestramento ou entre as refeições. Dessa forma, você diminui as chances do pet acabar deixando de lado a alimentação base (ração), na espera de ganhar algo diferente.

Além disso, o excesso desses alimentos também pode favorecer o ganho de peso e, consequentemente, o surgimento de outros problemas de saúde. Quando ingeridas descontroladamente, até frutas fazem mal para cachorros

azeitona

Esperamos que, depois desse texto, você possa oferecer o tratamento adequado para seu cãozinho. Aqui, no blog Petz, temos muitos conteúdos sobre a alimentação dos peludos. Sendo assim, agora que já sabe se cachorro pode comer azeitona ou não, o que acha de explorar nossos textos para saber mais sobre outros petiscos?

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog