Cachorros

Descubra como adestrar um golden retriever em casa!

Publicado em 04 de maio de 2024

Tempo de leitura: 5min

Considerada uma das raças mais queridas, bonitas e inteligentes, o Golden Retriever conquista quem quer que passe por ele! Se você conhece algum, deve ter notado que são animais muito inteligentes. Mesmo assim, algumas dicas de como adestrar um Golden Retriever podem ajudar quem está iniciando essa tarefa.

cores de golden retriever

Seja um cachorro já adulto ou filhote, todos são capazes de aprender. Embora a personalidade dessa raça seja favorável a desenvolver um bom comportamento, eles também precisam de orientação, especialmente os mais jovens. Vamos ver, então, como podemos ensinar bons modos ao Golden Retriever!

O que é adestramento?

O adestramento consiste em ensinar alguns truques e comandos ao pet, como dar a patinha, sentar, rolar e fazer com que o peludo entenda o local de fazer suas necessidades, não entrar em locais restritos a ele, etc.

A técnica de como educar um Golden Retriever não é diferente das que usamos em outras raças de cães. No entanto, esse animal tende a ser muito cooperativo e inteligente, portanto, em pouco tempo, já aprenderá alguns truques e bons modos.

As vantagens do adestramento

As vantagens do adestramento de cães são inúmeras, e não só relacionadas ao comportamento do peludo, mas também à sua saúde física e mental, melhorando a qualidade de vida do Golden Retriever e de sua família. Veja alguns exemplos:

  • melhora a relação entre o tutor e o pet;
  • evita a destruição de móveis e objetos;
  • evita que o pet coma algo que prejudique a saúde;
  • reduz o latido em excesso;
  • facilita consultas ao médico-veterinário;
  • facilita viajar de carro;
  • melhora o bem-estar do animal em locais desconhecidos;
  • reduz a agressividade;
  • reduz a ansiedade;
  • melhora a concentração;
  • reduz comportamentos indesejados.

cores de golden retriever

Quando é necessário adestrar o Golden Retriever?

Os cães precisam ser adestrados inicialmente para que o convívio com o pet de estimação seja harmonioso. Os animais são capazes de compreender quase tudo que ensinamos, mas, caso isso não ocorra, eles podem não distinguir o que é certo ou errado e acabar fazendo coisas que são desagradáveis para o tutor.

Sabemos que o Golden Retriever é inteligente, porém, também é uma raça muito ativa e brincalhona. Isso se torna um problema quando gostam de destruir objetos, móveis, o que não é bom para o tutor e ainda coloca a vida do pet em perigo.

O Golden Retriever não tem uma personalidade agressiva quando bem socializado. Na verdade, eles são dóceis, mas pode querer brincar de morder. Nessa brincadeira, pode ferir as pessoas ou outros animais.

Portanto, quando o pet chega à família e inicia toda essa bagunça, os tutores já pensam em como adestrar um Golden Retriever e melhorar esse comportamento o quanto antes! A boa notícia é que um bom adestramento corrige essas atitudes e melhora a convivência, afinal, a raça faz de tudo para agradar quem ama!

É possível adestrar um Golden Retriever em casa?

É perfeitamente possível adestrar seu pet em casa. Aqui, você vai encontrar algumas dicas de adestramento para cães, mas tenha em mente que o tutor é quem precisa manter o foco e não desistir nos primeiros dias. É necessário ter constância para que o peludo aprenda, então, não desanime!

Conhecer os gostos do seu pet é o primeiro passo de como adestrar um Golden Retriever. No adestramento, vamos utilizar o método do reforço positivo, que é quando ele recebe uma recompensa por ter realizado corretamente o comando.

Tem cães que gostam de ganhar um petisco, outros, um carinho, e outros, um brinquedo. Observe o que mais deixa o peludo empolgado e comece a seguir as dicas a seguir de como adestrar um Golden Retriever.

Adestramento de filhotes

Não existe idade para iniciar adestramento em cães. Certamente, é mais fácil ensinar um filhote, pois ele ainda não criou certos hábitos. A principal tarefa para quem está adestrando um filhote é mostrar o local do seu banheiro.

Tenha bem definido onde o pet precisa fazer as necessidades e coloque jornal ou tapete higiênico. Quando observar que ele está fazendo no local errado, ignore e não dê bronca. Procure se antecipar na próxima vez. Logo que acordar, brincar ou se alimentar procure já ficar no local do banheiro com ele até se aliviar. Ao finalizar o processo, recompense-o com o que ele mais gosta!

Uma dica é aumentar o local do banheiro colocando mais de um tapete higiênico sempre no mesmo lugar (no banheiro definitivo) e levá-lo várias vezes ao dia para se aliviar. Espalhar o tapete higiênico por vários locais da casa não é recomendado pois pode confundir a cabeça do seu filhote e se acostumar com o local.

Daí será um problemão quando você quiser que ele não faça mais naquele lugar. Filhotes não têm controle do xixi até os 4 meses de vida. Sendo assim, você vai precisar ter muita dedicação para orientar a ida ao banheiro.

Regras gerais para adestrar Golden Retriever

As regras gerais de como adestrar Golden Retriever valem tanto para filhotes quanto para adultos, e a principal são as repetições. O adestramento precisa ser diário, porém curto e com intervalos. Se possível, realize três sessões ao dia, com duração de cinco minutos. Veja outras dicas:

  • mantenha a paciência: ele não vai acertar de primeira;
  • crie uma rotina;
  • não se esqueça das recompensas;
  • dê comandos curtos: “Senta!”, “deita!”, “fica!”;

Outra informação muito importante para um adestramento correto é não usar agressividade, tanto física quanto moral. Isso cria uma relação de medo do peludo com o tutor e pode deixar o cão ansioso e assustado.

raca golden retriever

Gostou das dicas como adicionar um Golden Retriever? No blog da Petz, você encontra ainda mais conteúdos sobre esse assunto, além de muitas outras dicas sobre o bem-estar do seu melhor amigo!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog