Cães

Animais menstruam: será que isso acontece com as fêmeas dos bichinhos?

Publicado em 01 de maio de 2022

Tempo de leitura: 5min

Sabemos que a menstruação é algo comum na vida das mulheres após a menarca. E no mundo dos bichinhos, será que os animais menstruam ou cada espécie tem um modo de reprodução?

Cachorra da raça pitbull com olhos azuis.

Aqui, no blog da Petz, você vai descobrir quais são os animais que menstruam e como isso acontece com cada um deles. A vida dos bichinhos é fascinante, e você pode conhecer cada detalhe. Aproveite!

Animais menstruam?

A resposta para a pergunta se animal menstrua é complexa. Ela pode ser sim, mas também pode ser não. Vamos explicar para que você entenda melhor, afinal, isso abrange gatinhos e cadelinhas. 

Os animais, ao atingirem o período de puberdade, iniciam a fase de ciclos reprodutivos e passam pelo período do cio. A puberdade possui período distintos entre as espécies, porém no que se refere cães e gatos, ocorre por volta dos 6 meses de vida. 

É nessa época que os animais apresentam sinais de cio ou da “menstruação”, a fim de estarem aptos para a reprodução, além da necessidade de atrair parceiros. Todavia, tal processo não é idêntico como ocorre nas mulheres, cujo endométrio precisa renovar-se liberando sangue. 

Nos animais, o endométrio é reabsorvido quando ele não é “utilizado”. A secreção sanguinolenta a qual nota-se nas cadelas durante o período do cio, na verdade é provocada por alterações hormonais fisiológicas que ocorrem no período.

Esse processo provoca rupturas de capilares sanguíneos da parede da vagina e vulva, culminando na presença de pequeno sangramento que pode perdurar por até 15 dias.

Em contrapartida, as gatas nem têm esse sangramento. Suas táticas de sedução e demonstração de que estão prontas para procriar seguem outro caminho. São elas que atraem os parceiros por meio de miados específicos.

Nesse caso, costumeiramente utilizam o termo de que as cadelas menstruam, pois liberam sangue. Porém, não é um termo apropriado, visto que não é uma menstruação de fato, já não possui relação com as causas da descamação do endométrio conforme abordado acima. 

Existem animais que menstruam?

Para dizer quais animais menstruam, devemos nos lembrar de alguns primatas. As espécies que têm essa capacidade são chimpanzés, orangotangos, gorilas e bonobos.

A menstruação é exclusividade desses mamíferos junto às mulheres. Ainda há estudos para saber se algumas espécies de morcegos também têm essa capacidade. 

Nos animais que não menstruam, o endométrio é reabsorvido quando não ocorre a fecundação e implantação do embrião. Assim, o corpo não precisa liberá-lo por meio da menstruação. É claro que cada espécie tem seu tipo de reprodução e de cio, determinado por fases dos ciclos estrais dos animais. 

Cachorra grávida deitada na cama.

Sintomas do cio

Agora que você viu se cachorro tem menstruação e por que as gatas são diferentes, que tal saber identificar o cio desses pets? É algo normal e que acontecerá caso sua amiguinha de quatro patas não esteja castrada. 

Cio das cadelas

Para saber se sua cadela está no cio, observe o comportamento e o corpinho dela. Nessa fase, ela tende a ficar mais carente e bagunceira, querendo chamar a atenção de todos, em especial dos machos. 

A região genital fica mais vermelha e com leve inchaço, e a cadela tende a demonstrar lambedura por toda essa área. Quando ela passar da fase inicial do ciclo estral, chamada de proestro, estará mais mansa, demonstrando receptividade sexual, deixando que os machos se aproximem com facilidade para a reprodução. 

Cio das gatas

Como vimos, as gatas não têm tanto sangramento parecido com a menstruação. O cio delas é caracterizado por miados altos e estridentes para atrair os parceiros. Junto a esse comportamento, elas também podem ficar manhosas e carentes, querendo atenção por mais tempo. 

Observe também a frequência urinária das gatinhas. Se elas estiverem urinando mais vezes, com um odor forte, podem estar no cio. Geralmente, quando a gata está no cio, ela prefere fazer xixi fora da caixa de areia. 

Esse período dura cerca de 20 dias para as felinas, e é preciso ter outros gatos por perto para que ela entre no cio. 

Como evitar transtornos em casa?

O cio, principalmente das cadelas, pode trazer alguns incômodos para o seu lar — principalmente em questão de sujeira, por conta da secreção sanguinolenta liberada neste período. É por isso que existem alguns produtos que ajudam na tarefa de manter a sua casa limpa. 

Você pode comprar fraldas higiênicas para evitar as manchinhas vermelhas pela casa. É preciso estar atento às trocas, pois precisam ser feitas com certa frequência. 

Também existem anticoncepcionais para os bichinhos, mas essa técnica pode não ser benéfica para eles, visto que podem estar associados a desenvolvimento de problemas futuros como câncer de mama, de ovário e infecções uterinas. Os veterinários não costumam recomendar o uso de tais medicações.  

Outra medida válida para os cães e gatos é a castração. Esse método evita que os animais queiram reproduzir, e assim, os sintomas associados ao cio não ocorrerão, como os miados dos gatos. Porém, esse procedimento cirúrgico exige cuidados no pós-operatório e deve ser feito somente por profissionais especializados. 

A castração é uma das medidas preventivas mais seguras, considerada um procedimento comum que pode evitar outros problemas de saúde. O tutor deve ficar atento ao sobrepeso quando o animal for castrado, pois ele tende a praticar menos exercícios, mas é claro que não é uma regra.

Gata no cio deitada no tapete da sala.

Se sua cadelinha ou gatinha está no cio e você quer comprar itens para “animais que menstruam”, visite o site da Petz e aproveite. É possível encontrar tudo o que precisa com ótimos preços. Se quiser acompanhar mais conteúdos como este, aproveite nosso blog! 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog