Curiosidades

Melhores tipos de caixa de areia para gatos

Publicado em 12 de abril de 2022

Tempo de leitura: 4min

Sabia que sanitários para felinos não são todos iguais? À primeira vista, parecem bem semelhantes, mas existem diversos tipos de caixa de areia para gatos. Cada modelo é ideal para o tamanho e a personalidade do pet.

Gato deitado.

É certo que os gatos têm fama de serem bastante higiênicos, mas isso se deve à escolha do sanitário certo e da areia de qualidade. Com esses fatores, vários tutores garantem que a casa não fique com mau odor e o bichano não faça bagunça.

Se você acreditava que não havia diferença entre os sanitários, é hora de desmistificar essa ideia. Confira os melhores tipos de caixa de areia para gatos e saiba como manter a higiene dos pets em dia a seguir.

Quais são os tipos de caixa de areia para gato?

Para receber um pet em casa, é preciso pensar em todos os detalhes para a estadia dele e da família humana ser boa. Se o bichinho for um felino, um dos pontos que precisam ser pensados são os tipos de caixa de areia que existem no mercado.

Um erro é comprar o item sem saber para que determinado modelo é ideal. Para você entender tudo isso na prática, confira os três melhores modelos de caixas de areia para gatos.

Bandeja higiênica

Para gatos filhotes, este é o modelo ideal. O motivo é que ele é mais raso, por isso fica bem mais fácil do gato entrar e sair do local para fazer as necessidades. Apesar de ser o tipo perfeito para os primeiros seis meses de vida do gatinho, não deve ser descartado no futuro. Afinal, os felinos idosos também precisam dessa acessibilidade.

A bandeja também é bem fácil de limpar, já que não comporta grandes quantidades de areia. Mantendo a higienização diária, é possível economizar em substratos e gastar pouco de cada vez.

Gato deitado no cobertor.

Bandeja autolimpante

Depois do felino atingir o tamanho máximo, após os seis meses de vida, é hora de trocar de sanitário para garantir mais conforto. Nesse caso, a caixa de areia para gatos autolimpante é a melhor opção. Ela é funda e impede que o bichano jogue areia para fora ao entrar e sair do local.

A grande vantagem é o fato de ser autolimpante. Isso quer dizer que ela facilita o descarte das fezes. Alguns modelos são mais simples, mas outros têm até sensores que identificam quando o pet termina de defecar. É automático: a bandeja começa a peneiração sozinha e elimina os resíduos sólidos.

Bandeja fechada

Já a caixa de areia para gato fechada permite mais privacidade ao pet na hora de fazer as necessidades. É uma ótima forma de lidar com bichanos que têm receio de defecar perto de humanos ou outros animais. Ela também é mais higiênica e oferece maior praticidade ao tutor. 

Além de serem fáceis de limpar, os modelos das melhores marcas vêm com carvão ativado. É a opção mais interessante para quem quer impedir que odores de fezes fiquem por toda a casa. Em casos de locais muito pequenos, também é aconselhado comprar areias perfumadas para assegurar que o cheiro se neutralize.

Como limpar a caixa de areia?

Agora que você sabe que existem diversos tipos de caixa de areia para gato, também é importante falar sobre a higienização da bandeja. Já adiantamos que qualquer uma das opções listadas é bem prática e exige pouco do tutor na hora de limpar. 

No entanto, para garantir que o local esteja sempre limpo e livre de odores, alguns cuidados são essenciais na hora de limpar a caixa de areia. Confira as nossas dicas para manter tudo bem higienizado e agradável ao pet.

  • Retire a caixinha de areia do local onde costuma ficar e leve-a até uma lixeira grande;
  • Jogue fora toda a areia usada, evitando que resíduos caiam no chão;
  • Lave a bandeja com sabão neutro ou itens de higienização de utensílios pet;
  • Faça a higienização da pazinha também;
  • Enxágue a caixa, sem deixar nenhum resíduo de sabão ou restos de areia;
  • Seque bem a bandeja e coloque a areia nova.

Vale lembrar que esse passo a passo vale para todos os modelos de caixa de areia, inclusive o autolimpante. 

O ideal é que a limpeza seja feita a cada 15 dias. No entanto, é importante usar a pá e peneirar os resíduos sólidos, retirando-os todos os dias. A depender da sujeira, serão necessários procedimentos semanais para garantir que o poder de absorção da areia continue bom e para evitar mau cheiro na caixa higiênica para gatos.

Gato deitado no cobertor.

Depois que você descobre quais são os tipos de caixa de areia para gatos e quais facilidades alguns modelos oferecem, dá vontade de ter uma de cada, não é? Nesse quesito, a Petz tem os melhores produtos para atender tanto ao tutor quanto aos queridos pets. É só acessar as categorias e descobrir as possibilidades!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog