Dicas

Adubos e fertilizantes: saiba qual usar na sua planta

Publicado em 27 de abril de 2021

Tempo de leitura: 4min

Existem três tipos principais de adubos e fertilizantes disponíveis. E para não causar confusão na hora de escolher o melhor para cuidar das suas plantinhas, preparamos este conteúdo explicativo!

pessoa segurando punhado de terra

Vamos conhecer um pouco sobre cada um dos adubos que são mais utilizados e as suas principais características. Nossos conteúdos têm a missão de ajudar você e acabar com suas dúvidas, tornando os cuidados com a jardinagem ainda mais esclarecidos e fáceis!

Para que servem os adubos e fertilizantes?

Antes de explicar os tipos de adubos e fertilizantes, é necessário entender para que eles servem. Basicamente, sua função é oferecer e repor nutrientes no solo das plantas, flores ou qualquer tipo de cultivo e plantação. 

Vamos pensar que uma planta, na natureza, tem todos os nutrientes de que precisa à disposição. Caso contrário, ela não teria sobrevivido ali onde está. Mas quando ela está em um vaso, está em um sistema “artificial”, que não repõe as vitaminas necessárias sozinho. 

Por isso, os adubos e fertilizantes são tão importantes em qualquer tipo de cultivo. O primeiro é, em geral, feito de materiais orgânicos e usados há muito tempo, já o segundo é mais moderno e não é feito de maneira natural. Os dois oferecem diversos benefícios às plantas!

Tipos de adubos

Agora você vai conhecer quais são os tipos de adubos para plantas mais utilizados e suas principais características. Confira!

Adubo orgânico

Os adubos orgânicos são feitos de qualquer tipo de resíduo, como folhas secas, restos de alimentos, esterco, gramas, etc. Seu principal ingrediente precisa ser necessariamente algo que se decomponha.

Ele ajuda a controlar a temperatura do solo, consegue absorver mais líquidos e ainda é uma grande fonte de nutrientes. Pode ser usado em todos os tipos de vasos de plantas! No final deste conteúdo, ensinaremos a fazer um adubo orgânico em casa. 

Adubo mineral

O adubo mineral não tem como fonte resíduos naturais reaproveitados. Ele mistura nitrogênio, fósforo e potássio obtidos por formas industriais, que envolvem vários processos. 

Não costuma ser usado para plantações pequenas ou cuidados com as plantas em vasos. Sendo assim, seu uso fica mais restrito aos grandes cultivos, como o de cana-de-açúcar.

Adubo organomineral

Já deu para notar pelo nome desse adubo que ele é uma mistura dos dois tipos anteriores, não é mesmo? Ele une materiais orgânicos com os itens industrializados para equilibrar os benefícios dos dois e se tornar uma nova opção.

Ele é bastante versátil, podendo ser usado em diversos lugares, como um adubo para suculentas, orquídeas e até mesmo em cultivos maiores. 

homem e mulher segurando vasos de plantas

Forma do adubo para plantas

Existem os adubos e fertilizantes na forma líquida, sólida, pastilha, concentrada e granulada, sendo a primeira a mais indicada para o uso em plantas. Isso porque seu modo de uso é mais fácil e não implica tantos cuidados. Mas você pode escolher a melhor maneira de utilizar o fertilizante no solo da sua plantinha. 

As outras opções têm seu modo de uso diferenciado, e é preciso estar bastante atento na hora de comprar e de utilizar. Ler todas as instruções do fabricante é fundamental para que sua planta não corra riscos. 

Como fazer adubo em casa

Fazer um adubo caseiro é vantajoso para seu bolso e também é uma forma de reaproveitar alguns resíduos que seriam jogados no lixo. Para produzi-lo, é necessário ter alguma fonte de origem vegetal (folhas secas, restos de alimentos) e animal (esterco). Depois, é só seguir estes passos:

  1. Prepare a matéria orgânica, se for cascas de frutas, por exemplo, é preciso picá-las;
  2. Separe um espaço e recipiente para fazer a mistura e deixá-la;
  3. Misture os ingredientes, com uma proporção de sete partes vegetais para três partes de origem animal; 
  4. Deixe a mistura repousar por, pelo menos, 20 minutos até que fique com cheiro de terra;
  5. Aplique na terra de suas plantas.

Esse adubo para orquídeas, violetas ou qualquer planta pode ser aplicado nas plantas a cada dois meses para a manutenção e reposição dos nutrientes. Consulte sempre um profissional para que ele confirme a periodicidade da aplicação para o solo do seu vaso!

pessoa cuidando de uma planta

Agora que você já viu todas as informações sobre adubos e fertilizantes está pronto para cuidar das suas plantinhas. Não deixe de acompanhar nosso blog da Petz para ficar por dentro de tudo sobre jardinagem. Você se tornará um verdadeiro especialista no assunto!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog