Aves

Doenças de aves: veja quais são as mais comuns e o que fazer para evitá-las

Publicado em 04 de maio de 2021

Tempo de leitura: 5min

As aves são tão alegres, espertas e curiosas que, muitas vezes, esquecemos de que elas também estão sujeitas a ter problemas de saúde. Mas a verdade é que, infelizmente, as doenças de aves são bem mais comuns do que muitos acreditam.

Seja por conta da alimentação, do ambiente ou mesmo pelo contato com algum agente ou substância prejudicial, algumas doenças são frequentes nas aves domésticas.

Papagaio

Por isso, nesse texto, vamos ajudar você a identificar doenças em aves silvestres e domésticas. Lembrando que, se sua amiguinha estiver doente, um veterinário deverá ser consultado. Só ele poderá indicar o tratamento adequado. 

Sintomas: como saber se minha ave está doente?

Segundo a Dra. Mariana Pestelli, médica-veterinária da Petz e especialista em animais silvestres, identificar doenças de aves a partir dos sintomas é uma tarefa complicada. “Com exceção de algumas espécies, que são predadoras, as aves são presas na natureza”, diz a Dra. Mariana. “E toda presa costuma ter o comportamento instintivo de disfarçar doenças a fim de não chamar a atenção dos predadores”, esclarece a especialista. 

A veterinária diz que quando os sintomas finalmente aparecem, a doença já costuma estar em grau mais avançado. Ela ainda explica que quando têm sua saúde abalada, os pássaros tendem a ficar mais quietos, no cantinho da gaiola. Assim, essa pode ser uma forma de identificar doenças de aves e seus sintomas

Sendo assim, ao perceber qualquer mudança no comportamento da sua ave, o melhor é levá-la imediatamente ao veterinário. Quanto antes o tratamento for iniciado, maiores são as chances de uma recuperação rápida e eficiente. 

Principais doenças de aves

Agora que você já sabe os sinais que os pássaros dão quando estão doentes, é hora de conhecer algumas enfermidades que costumam afetar os bichinhos. Abaixo estão listados os principais tipos de doenças de aves domésticas e silvestres:

Doenças respiratórias

Coriza, bronquite, asma e aerossaculite (inflamação dos sacos aéreos) são algumas das mais corriqueiras doenças respiratórias em aves como os psitacídeos (papagaio, periquito australiano). 

Embora afetem diferentes partes do sistema respiratório, essas doenças de aves costumam ser causadas por janelas abertas e correntes de ar. Visto que os bichinhos são bastante sensíveis ao vento e às mudanças bruscas de temperatura, certifique-se de que as penosas ficarão em um local protegido. 

Intoxicação por metal

Outro problema visto com frequência entre as aves é a intoxicação por metal. Esse tipo de enfermidade ocorre quando o pet ingere certa quantidade de metais pesados, como chumbo, zinco e cobre. Os sintomas da intoxicação variam muito, podendo ir de vômitos a convulsões. 

Brinquedos ou gaiolas feitos com materiais inadequados podem até estar por trás do problema. Porém, o mais comum é que as aves entrem em contato com essas substâncias ao passear pela casa. Afinal, as penosas podem se deparar com objetos como brincos, espelhos e outros. Portanto, supervisione o passeio do pet!

pássaro em uma gaiola

Disfunções nutricionais

Problemas como obesidade, gordura no fígado e outras doenças de aves associadas a uma alimentação inadequada também são bem frequentes em pássaros. 

Segundo a Dra. Mariana, eles ocorrem principalmente devido à crença equivocada de que as penosas se beneficiam do famoso mix de sementes. Esse alimento, na verdade, é bastante gorduroso e pobre em nutrientes. Em vez dele, prefira oferecer alimentos extrusados específicos para cada espécie. 

Doenças infecciosas

Assim como para nós, a higiene é muito importante para a saúde das aves. Diversas enfermidades comuns entre os pássaros, inclusive, costumam ser causadas pela falta de cuidado no manuseio da água e dos alimentos frescos oferecidos aos pets.

Nesse sentido, algumas das principais doenças são a salmonelose (causada pela a coccidiose e a giárdia. Todos esses problemas de saúde são causados pelo consumo de água e alimentos contaminados.

Intoxicação pela panela de teflon

Ao contrário do que muitos pensam, deixar a gaiola da ave na cozinha não é uma boa ideia. Além de ser um ambiente muito barulhento, com potencial para deixar as penas dos pássaros engorduradas, certos utensílios liberam substâncias tóxicas para os pets. 

Um deles é a panela de teflon. Esse objeto libera uma quantidade considerável de gases tóxicos para os animaizinhos. O resultado é que as aves podem desenvolver hemorragia pulmonar e até mesmo vir a óbito. Portanto, garanta que sua penosa não estará por perto quando for utilizar a panela. 

passarinho azul

Pronto, agora você já sabe mais sobre as principais doenças de aves e também como identificá-las. Lembrando que é sempre recomendado procurar um veterinário qualificado o mais rápido possível se seu passarinho apresentar problemas de saúde. Para mais conteúdos como esse, não deixe de ficar de olho no blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog