Chihuahua: Atitude, lealdade e proteção em miniatura
Publicado em 11 de julho de 2017Tempo de leitura: 4min
Com seu tamanho diminuto, o chihuahua é um cachorro que cumpre com perfeição o papel de companheiro. Com este pet, você nunca estará sozinho, pois ele faz questão de estar ao seu lado a cada instante, sendo até um bocado ciumento.
Trata-se da raça mais antiga do continente americano, tendo sido descoberto no México por volta 1850. Um cachorro da raça chihuahua é cheio de atitude e com um forte senso de proteção.
Características físicas do chihuahua
A principal característica da raça é seu tamanho: o chihuahua é considerado o menor cachorro de raça do mundo.
Porte: Mini.
Aparência geral: Compacto, com cauda longa e cabeça em formato de maçã.
Trufa: Curta, em qualquer cor.
Olhos: Redondos e grandes, completamente escuros.
Orelhas: Grandes, geralmente eretas.
Pelagem: Apresenta nas variedades de pelo curto e longo.
Pelo curto: Curto, brilhante e macio.
Pelo longo: Fino, sedoso, podendo ser liso ou levemente ondulado.
Cor: Todas as tonalidades e combinação de cores são aceitas.
Peso: O peso ideal varia entre 1,5 e 3 kg.
Clique aqui e tenha acesso aos melhores produtos de higiene e beleza para o seu Chihuahua!
A personalidade do chihuahua
Apesar do pequeno porte, o chihuahua é um cachorro de muita personalidade. Com frequência, os pets dessa raça são descritos como pequenos reis ou rainhas; prontos para mandar em seus súditos – que no caso somos nós, humanos. Por conta disso, cabe a seu tutor ensinar o que é permitido ou não dentro de casa. O treinamento de obediência, no entanto, é um processo simples para o chihuahua, dada sua inteligência e natureza animada.
É amável, leal e companheiro, nunca te deixando sozinho em casa – ele vai te acompanhar nas atividades, sentar ao seu lado, dormir no seu colo e muito mais.
Toda sua devoção pode ser demonstrada também por sua proteção que, em alguns casos, se torna excessiva e competitiva.
Quando seu tutor não está em casa, o chihuahua logo assume o controle, protegendo seu espaço pessoal e latindo para estranhos, tornando-se um bom cão de guarda. Além disto, ele parece não estar ciente de seu tamanho, de forma que facilmente irá confrontar um cachorro maior – por isso, afaste-o o mais rápido possível de conflitos.
O chihuahua se encaixa bem em qualquer espaço e é fácil de cuidar, exigindo apenas muito carinho e companhia. O convívio com crianças pequenas não é sempre bem aceito, porém quando treinado e estimulado desde cedo, pode se adaptar aos mais variados tipos de lares.
Clique aqui e tenha acesso a muitos brinquedos para o seu chihuahua!
Cuidados especiais com seu chihuahua
A raça tem a expectativa de vida de 17 anos, mas apresenta tendências a alguns problemas de saúde, como: hipoglicemia, problemas de juntas articulares, bronquite e infecções oculares.
Este pet não precisa de muitas atividades, no entanto deve fazer caminhadas diárias. Tenha cuidado para não alimentar seu cachorro além da conta, pois, apesar de não comer muito, a raça tende a apresentar problemas com obesidade.
Com seu tamanho pequenino, este cachorro se adapta perfeitamente à vida na cidade e o maior cuidado que você precisará ter é quanto às baixas temperaturas, as quais o chihuahua é tão sensível – talvez seu pet seja um daqueles que adora uma boa roupinha para se manter aquecido.
A variação de pelagem longa precisa de escovação ocasional, sendo fácil de manter, enquanto os de pelo curto dificilmente precisarão de algum cuidado especial com a pelagem.
Confira mais informações do Chihuahua com o Guia de Raças da Petz TV:
Gostou do chihuahua? Tem ou quer ter um pet desse em casa? Encontre a unidade Petz mais próxima a você e tenha acesso a tudo o que seu chihuahua precisa!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Deixe um comentário