Adoção

Dia Nacional da Adoção de Animais: uma data para conscientização!

Publicado em 02 de setembro de 2023

Tempo de leitura: 5min

Alguns cães e gatos são tratados como filhos de quatro patas, mas outros animais não têm a mesma sorte. Os animais em situação de rua são uma triste realidade, não é mesmo? Pensando nisso, foi criada uma campanha educativa chamada Dia Nacional da Adoção de Animais.

adocao de cachorro

Com o intuito de chamar a atenção para a situação dos animais vulneráveis, a campanha, iniciada nos anos 2000, tem como proposta conscientizar ao máximo a população O intuito é promover os benefícios da adoção de animais e diminuir a compra de outros cães de raça.

Quando é comemorado o Dia Nacional da Adoção?

O dia 4 de outubro foi o dia escolhido para ser o Dia Nacional da Adoção de Animais. Nada mais justo, pois é dia de São Francisco de Assis, conhecido como patrono dos animais. 

Nessa data, ocorrem várias intervenções educativas por meio de palestras, cursos, debates e seminários em escolas, locais de convívio da população e igrejas para esclarecer algumas dúvidas em relação à adoção de animais.

Entre os temas mais abordados estão os direitos dos animais, maus tratos, zoonoses  (doenças que podem ser transmitidas às pessoas), castração, posse responsável, benefícios da adoção e, claro, como funciona a adoção de animais.

Importância da adoção de animais

A importância da adoção de animais é muito ampla. Ela inclui desde os benefícios diretos ao animal como àqueles que envolvem o tutor e sua família. Além disso, a atitude contribui para a qualidade de vida da população.

Não é novidade a ninguém que os animais que vivem na rua estão vulneráveis a passar fome, sede e frio, além de serem maltratados pela crueldade humana. Cães sem tutores correm riscos de serem atropelados e terem doenças que podem ser prevenidas com vacinas e vermífugos. Quando doentes, também não recebem nenhuma assistência.

Quando um animal é retirado da rua, toda a população também é beneficiada  com esse ato. Afinal, animais sem cuidado podem ser portadores de doenças transmissíveis a outros animais e aos seres humanos. 

Por último, mas não menos importante, quem adota um pet certamente vai mudar seu estilo de vida  para melhor! A adoção é um ato nobre que melhora a saúde mental do tutor, traz momentos de alegria e é a garantia de amor e carinho incondicionais. No entanto, tudo deve ser feito com responsabilidade.

Adoção responsável de animais

Antes de decidir levar um peludo para casa, é importante saber o que é adoção responsável de animais, também chamada de guarda responsável. Quando nos damos conta da importância de retirar os animais da rua e a alegria em tê-los em nossas vidas, podemos ter atitudes impulsivas, como a adoção.

Nada como o Dia Nacional da Adoção de Animais para esclarecer que ter um pet de estimação vai muito além de dar comida, água e carinho, mas exige responsabilidade e cuidados por toda vida do pet. É preciso que o tutor faça uma boa reflexão para saber se está pronto para cuidar adequadamente desses seres. 

adocao de caes

A adoção responsável é um ato em que o tutor assume a responsabilidade por tudo o que ocorre com o animal, sobretudo pelas condições de vida ligadas à saúde, dignidade e bem-estar dos animais. Isso inclui:

  • alimentação adequada;
  • água limpa e fresca;
  • ambiente limpo;
  • proteção contra frio e calor;
  • espaço suficiente, de acordo com o porte e espécie do animal;
  • vacinação em dia;
  • não manter o animal preso por longos períodos;
  • manter livre de pulgas e carrapatos;
  • rotina de higiene e banhos;
  • consulta com médico-veterinário;
  • oferecer socorro em casos de acidentes;
  • oferecer tratamento em casos de doença;
  • brincadeiras e exercícios;
  • em caso de viagem, garantir que o pet seja cuidado por terceiros;
  • nunca abandonar.

Maus tratos aos animais

A ausência desses cuidados estabelecidos pela guarda responsável e, principalmente, o abandono de animais, são considerados crimes perante a lei brasileira, passíveis de multa e reclusão de dois a cinco anos. 

O que considerar para adotar um animal?

A primeira reflexão a ser feita é sobre os requisitos de adoção responsável. Caso você tenha considerado algum deles exagerado, talvez ainda não seja o momento de ter um pet. No entanto, se sentiu que está preparado  para aumentar a família, aqui vão algumas dicas.

Todo animal gera gastos, por isso, prepare uma parte do orçamento para suprir as necessidades do pet. Animais menores costumam ser menos custosos, pois comem menos. Os preços das medicações e do banho também costumam ser mais acessíveis no caso desses pets.

Pense no porte do animal e no espaço que você pode oferecer a ele. Se morar em apartamento, é melhor optar por cães de pequeno ou médio porte. A idade também é um fator importante. Filhotes são bagunceiros e enérgicos, então, se você não está com tanta disposição, melhor adotar um adulto ou até mesmo um pet mais idoso.

Como adotar um animal?

O processo para adoção de animais pode ser recolher um animal que você encontrou na rua, em ONGs e CCZs (Centro de Controle de Zoonoses) das prefeituras. Quando optar por instituições, é provável que façam algumas perguntas e você assine um termo de adoção responsável.

adocao de gatos pet

O Dia Nacional da Adoção de Animais é mais uma conquista da causa animal! Conscientizar para, um dia, não haver mais animais em situação de vulnerabilidade, é o sonho de qualquer amante dos animais. Sabia que no site da Petz há vários eventos de adoção? Confira já!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog