Animais Silvestres

Conheça as características do camaleão do Iémen!

Publicado em 01 de outubro de 2023

Tempo de leitura: 5min

Na natureza, existem centenas de espécies de camaleão, e o Camaleão do Iémen (Chamaeleo calyptratus) é um exemplo. Cada espécie de camaleão tem suas particularidades, além de semelhanças e diferenças entre si.

Imagem de um camaleão

Uma característica semelhante nos camaleões — e que todas as pessoas, independentemente de serem apaixonadas por animais ou não, lembram — é que eles mudam de cor. Hoje, vamos falar dessa e de outras características do incrível Camaleão do Iémen.

Origem do Camaleão do Iémen

Como o próprio nome indica, a origem desse camaleão é no Iémen, mas ele também pode ser encontrado em seu habitat natural na Arábia Saudita. Hoje em dia, com a popularidade do Camaleão do Iémen, já é possível dizer que há uma quantidade de animais estabelecidos e adaptados na Flórida e no Havaí, tendo vida livre.

Em cativeiro, essa espécie de camaleão é uma das mais frequentes entre os tutores de pets exóticos em diversos países, inclusive no Brasil. Isso se dá tanto pela facilidade na criação quanto pelo temperamento do animal.

Características físicas de machos e fêmeas

O Camaleão do Iémen, ou Camaleão velado, como também é conhecido, tem a cor-base verde-clara, com listras amarelas pelo corpo. Alguns apresentam variações nas cores das listras, sendo azul, branco, laranja e preto as mais comuns.

Os machos possuem cores mais vibrantes e chamativas, e são maiores do que as fêmeas, que normalmente possuem cores amarronzadas e/ou esverdeadas. Os machos podem chegar a 60 cm de comprimento, e as fêmeas, até 45 cm, pesando cerca de 2 kg.

Outra característica do camaleão que distingue machos de fêmeas é uma protuberância em forma de crista na cabeça, muito mais evidente nos machos. É comum criadores de répteis chamarem essa estrutura de capacete. Além disso, os machos desenvolvem um esporão nos calcanhares, ainda na juventude.

Comportamento do Camaleão do Iémen

O Camaleão do Iémen tem hábitos solitários e está pronto para defender seu território, chegando a ser agressivo com outros machos. Se chegar ao ponto de uma briga física, acaba se ferindo gravemente.

Sua cauda longa e as patas são capazes de mantê-lo em segurança para escalar e se manter nas árvores. Por terem hábitos diurnos, estar no alto da árvore é um meio de se manterem protegidos contra predadores.

Como não são tão velozes e são presas fáceis, além de excelentes escaladores, seus olhos se movem em diferentes direções, de maneira independente. Isso lhes dá a capacidade de observarem quase tudo ao seu redor.

A língua dessa espécie é comprida e recoberta por muco,capaz de apreender o alimento a uma longa distância. O que o Camaleão do Iémen precisa é se posicionar e, se necessário, se camuflar, observar e calcular o momento exato da captura da presa.

Imagem de um camaleão

Por que o camaleão muda de cor?

Certamente, a principal característica que chama a atenção de todos é a capacidade que o camaleão tem de mudar de cor e seu grande objetivo: se camuflar! Suas mudanças de cor permitem que ele se assemelhe à coloração de folhas, flores e do chão — processo chamado de mimetismo.

Por ser um animal lento, estar camuflado é de extrema importância para enganar o inimigo e, também, para sua presa não notar sua presença. Porém, muito se engana quem acredita que esse é o único motivo pelo qual o camaleão muda de cor.

Cores escuras absorvem mais luz solar e aquecem, enquanto cores claras deixam o corpo mais frio. Essa é uma estratégia para manter a temperatura corporal ideal. As cores também são formas de comunicação.

O humor e a intenção do camaleão são refletidos na cor da sua pele. Isso pode demonstrar se o animal está pronto para o acasalamento e chamar atenção do sexo oposto. Também pode mostrar intenção de briga. Além disso, as fêmeas mudam de cor quando estão prenhas, ou seja, não dispostas a acasalar.

O que o Camaleão do Iémen come?

Assim como outros tipos de camaleão, o Camaleão do Iémen se alimenta de pequenos invertebrados, como grilos, larvas, formigas, moscas e gafanhotos, e pequenos vertebrados, como camundongos.

Porém, nem só de carne vive o camaleão. Ele também adora frutas, verduras, legumes e até mesmo algumas plantas. Além de serem fontes de vitaminas e sais minerais, os vegetais costumam ter muita água, garantindo certa hidratação. Quando estão com sede, bebem água em gotas de orvalho.

É possível criar Camaleão do Iémen em cativeiro?

Não só é possível criar camaleão do Iémen em cativeiro como esse é o camaleão mais comum em diversos países. São animais que se adaptam facilmente e podem até mesmo interagir com o tutor, sendo a espécie de camaleão mais indicada para quem está começando a conhecer o mundo dos animais exóticos.

Para que a criação seja feita da melhor maneira, é necessário que o terrário seja do tamanho adequado (pelo menos 1,0 m de largura x 0,7 m de comprimento x 1,5 m de altura), rico em vegetação, de preferência com plantas que o animal possa escalar.

Outros cuidados, como umidade, temperatura e ventilação do recinto, são de extrema importância para a adaptação e sobrevivência do camaleão no terrário. Também é necessário providenciar as presas e a dieta adequada.

Imagem de um camaleão

Gostou da ideia de ter um Camaleão do Iémen como melhor amigo? Que tal acessar o site da Petz e conferir os produtos e muitas outras dicas sobre como cuidar de camaleão?

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog