Banho e Tosa

Banho seco em gato: aprenda a higienizar seu amigo!

Publicado em 02 de abril de 2021

Tempo de leitura: 6min

Quem tem um bichano em casa sabe: dar banho nos felinos é uma tarefa difícil! Apesar dos bigodudos serem conhecidos por sua higiene, eles não são lá muito chegados às duchas. Por isso, o banho seco em gato pode ser uma boa ideia.

gato dentro de banheira vazia

Mas será que essa opção realmente é a ideal? Como higienizar os felinos? Se você quer aprender formas de limpar seu pet de forma segura e confortável, continue lendo! Aprenda aqui tudo sobre como dar banho seco em gato!

Gato toma banho?

Ser pai ou mãe de pet traz sempre muitas alegrias! E, claro, não podemos nos esquecer das tarefas de um tutor: estar atento à alimentação, às atividades diárias, visitas ao veterinário e à higiene. 

No último quesito, porém, é comum que os gateiros tenham uma dúvida: afinal, gato toma banho? O Dr. IIgor Hulewicz Nemtzoff, médico-veterinário da Petz, explica que, de fato, os bichanos são bem autossuficientes no quesito limpeza. 

O famoso “banho de gato”, na verdade, é um processo de higienização completo! “Eles se lambem para tirar a sujeira do corpo e utilizam os dentes para alcançar lugares mais difíceis. Por fim, utilizam as patas como toalhas”, comenta. Ou seja, na maioria das vezes, os felinos conseguem se higienizar sem grandes problemas.

Quando o banho é recomendado?

A higienização própria dos felinos geralmente é o suficiente para manter nossos amigos limpinhos. Por isso, o banho em gato a seco ou molhado não precisa ocorrer com tanta frequência. 

Entretanto, há ocasiões em que é necessário ajudar o peludo a se limpar. “Em algumas situações, o pet pode ficar extremamente sujo. Também há casos em que ele não consegue se limpar sozinho”, comenta o Dr. Igor. 

O excesso de sujeira pode levar a irritações e problemas de saúde. Por isso, um banho ocasional é, sim, necessário!! E o banho seco em gatos é uma ótima opção! Continue lendo para saber mais!

Tipos de banho seco em gatos

Hoje em dia, encontramos diferentes variedades de shampoo a seco para gatos no mercado. Podemos dividir os tipos de produto em dois: spray ou em pó. Abaixo, há detalhes sobre cada categoria, com suas vantagens e desvantagens! 

Banho seco spray

O spray é uma das formas de como dar banho seco em gato dos tipos mais encontrados em lojas especializadas, como a Petz. Sua formulação contém agentes higienizantes, que limpam os pelos do bichano sem a necessidade de água. 

O modo de utilização pode variar dependendo do fabricante. Geralmente, é recomendado aplicar o produto em uma toalha e, depois, passar o tecido suavemente nos pelos do pet. 

gato desconfiado

Como envolve esfregar seu peludo, é mais indicado para aquele gato tranquilo, do tipo que gosta de cafunés! É útil tanto para higienizar todo corpo do pet como para limpar apenas uma área específica. É prático, rápido e uma opção muito recomendada! 

Banho seco em pó

O shampoo a seco para pet em pó, também conhecido como talco, é uma opção um pouco menos conhecida. Porém, também é muito recomendada por veterinários e especialistas. 

Este produto, desenvolvido especialmente para pets, higieniza os pelos dos bichanos sem a utilização de nenhum líquido! Basta você espalhar o talco pelo corpinho do peludo e, depois, escovar seu bichano tranquilamente. 

Com a escoação, o talco vai saindo, levando junto a sujeira! Pode ser um processo um pouco mais demorado, mas, como não utiliza líquido, os bichanos costumam ficar mais tranquilos.

Banho seco em gatos: aprenda aqui o passo a passo!

Como os felinos não gostam de água, o banho seco em gatos é uma boa opção! Essa modalidade costuma assustar menos os bichanos e, por isso, é recomendada em diversas situações. 

Mas mesmo sem envolver água, ainda são necessários alguns cuidados. Abaixo, separamos um passo a passo para você higienizar seu bichano sem medo!

  1. Escolha um momento tranquilo: mesmo o banho seco pode ser uma atividade desagradável para os bichanos. Para evitar problemas, é importante que você escolha um momento em que o pet esteja tranquilo. Assim, as chances de encontrar seu amigo de bom humor são maiores! 
  2. Dedique tempo à atividade: os banhos secos trazem muita praticidade para o dia a dia. Porém, é importante que o momento da higienização transcorra com calma. Se você tentar dar o banho de forma apressada, irá irritar ainda mais o felino!
  3. Transforme o banho em um momento de carinho: essa tarefa pode parecer difícil! Porém, veterinários explicam que a melhor forma de higienizar seu gato é deixá-lo tranquilo. Conseguindo transformar o banho em um momento de carinho, a hora da higiene ficará muito mais fácil! 
  4. Lembre-se dos olhos: apesar de possuir muitas vantagens, o banho seco não higieniza os olhos do pet. Essa é uma área sensível, que precisa de atenção! Uma boa ideia é aproveitar a hora do banho para limpar bem os olhinhos do peludo. Para isso, utilize algodão e soro fisiológico, higienizando de forma suave. 
  5. Utilize apenas produtos próprios para pets: esta é a recomendação mais importante! Não importa o tipo de banho escolhido, você deve sempre utilizar produtos próprios para pets. As famosas receitas caseiras, encontradas na internet, são um grande risco de intoxicação aos peludos! 

Por isso, se você está procurando “como limpar gato com vinagre”, é melhor mudar de ideia. O vinagre não é seguro para pets, e seu odor ácido pode causar desconforto, estresse e até mesmo alergias! 

  1. Invista no reforço positivo: o reforço positivo é uma ótima maneira de treinar nossos peludos! Essa técnica, uma velha conhecida dos tutores, consiste em oferecer um agrado para o pet sempre que ele completar uma tarefa da maneira correta. 

Como sabemos, o banho não é a hora mais esperada pelos bichanos. Por isso, ele merece uma recompensa após esses momentos tão difíceis. Oferecer um petisco após o banho irá deixar seu pet mais feliz ou, no mínimo, menos irritado! 

gato deitado no tapete

Seguindo as recomendações acima, você poderá higienizar seu pet de forma segura e confortável! E se precisar de shampoos, petiscos ou outros itens para seu filho de quatro patas, procure a Petz mais próxima! Em nossas lojas você encontra tudo para a saúde, conforto e bem-estar do seu melhor amigo. Venha nos visitar! 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog