Banho e Tosa

Como dar banho em gato que não gosta de água?

Publicado em 27 de outubro de 2022

Tempo de leitura: 4min

Existem vários desafios no cuidado diário dos animaizinhos, como dar banho em gato que não gosta de água, por exemplo. Então, como vamos deixá-lo cheiroso sem conseguir que o bichano chegue perto do chuveiro?

Gato tomando banho

Dar banho em gato não é uma tarefa tão comum. Afinal, ele mesmo se mantém limpo com o famoso banho de gato. Com as línguas ásperas, ele consegue tirar qualquer tipo de sujeira e ainda deixa o próprio cheiro inconfundível a outros animais.

Porém, nem sempre a limpeza é tão eficaz quanto o animal deseja, por isso, aprender como dar banho em gato que não gosta de água se torna ainda mais necessário.

O seu gato tem medo de água? Se é assim, não deixe de acompanhar as dicas para dar banho em gato a seguir. Veja e já comece a colocá-las em prática.

É possível dar banho sem água?

O comum é dar banho em banheira ou chuveiro, mesmo em gatos. Porém, existem alguns bichanos que realmente não chegam perto da água. Nesse caso, existem alguns truques que podem ajudar, como lencinhos umedecidos e banho a seco.

Lencinhos umedecidos

Gato com medo de água não é tão incomum. Por isso, foram criadas algumas alternativas para ajudar os tutores a limpar esse animal cheio de personalidade, como o lencinho umedecido.

Trata-se daquele lencinho encontrado em farmácias e supermercados, por isso não é tão difícil encontrá-lo. Mesmo que esse não seja o produto ideal, na hora da emergência, quando não há tempo de levar o animal ao pet shop, essa é uma boa solução para deixá-lo bem cheiroso.

Agora, lembre-se: na hora de escolher o lencinho umedecido para o seu bichano, confira se o item não contém álcool na composição. Isso porque esse ingrediente vai prejudicar a pelagem do seu amiguinho.

Além disso, uma dica é sempre dar uma olhada no rótulo do produto e preferir aquele com ingredientes naturais, como lavanda ou aloe vera. Caso tenha alguma dúvida, vale a pena conversar com o médico-veterinário do seu animal e pedir algumas indicações.

Banho a seco

Você não é o único a perguntar como dar banho em gato que não gosta de água. Por conta disso, mais uma opção foi criada: o banho a seco. É possível encontrar esse item em qualquer loja especializada, tanto no formato spray quanto mousse. Assim, é só escolher o que mais agrada.

Gato filhote em toalha

Inclusive, não precisa se preocupar se o banho a seco para gato vai incomodá-lo. Afinal, ele foi desenvolvido exatamente para isso. Assim, todos os produtos da composição são indicados para o cuidado da pele e do pelo do gato.

Para dar banho sem molhar o gatinho, saiba que é só espalhar o produto pelo corpo dele com várias massagens circulares. Depois, é só remover. Lembrando que uma escova pode ser o item ideal para finalizar essa limpeza sem um pingo de água.

Afinal, por que gato tem medo de água?

Várias animações e filmes que mostram o pavor dos bichanos com a água, mas você sabe por que gato não gosta de água? É claro que existem algumas explicações:

  • sistema respiratório frágil, por isso, o animal não está acostumado com a água;
  • territorialismo, já que a água elimina o cheiro natural, deixando o pet muito inseguro.

Além disso, como ele toma banho sozinho, é possível que não veja sentido em entrar em uma banheira com água e sabão. Assim, mesmo que você acredite que um cheirinho novo pode ser o que ele precise, a opinião do bichano pode não ser a mesma.

É importante dar banho em gato?

Na verdade, depende! Isso porque alguns gatos realmente conseguem se manter limpos sem precisar de água e sabão, somente usando a língua áspera para se dar banho. Porém, isso não acontece com todos.

Existem alguns gatinhos que não conseguem fazer a higiene 100%, por isso é necessário uma ajuda para as “dobrinhas” não acumularem sujeira, causando alguma irritação na pele.

Cuidados com gato

O processo de dar banho em gato deve ter todo um cuidado para não se tornar uma tarefa assustadora, como molhá-lo aos poucos, incentivá-lo com biscoitos, entre outros.

Além disso, cuidado com o exagero! A indicação é não dar mais de dois banhos por mês para o animal não se estressar, nem perder o odor natural. Isso também vale para os banhos a seco, que podem fazer mal à pele se ocorrerem com muita frequência.

Viu como existem várias soluções aos problemas animais, mesmo quando é algo como dar banho em gato que não gosta de água? Aqui vai mais uma maneira de deixar o seu bichano limpinho: levando-o ao pet shop.

Gato branco com olhos verdes sentado em sofá

Na Petz, você tem acesso ao nosso serviço de banho e tosa com antecedência e ainda conta com profissionais qualificados para lidar com os medos do gatinho. Acesse e já garanta o horário do seu peludo.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog