Banho e Tosa

Como secar o gato depois do banho?

Publicado em 23 de outubro de 2022

Tempo de leitura: 4min

A ideia de dar banho em um bichano é um pouco estranha, mas é possível! Além de ter cuidado para não assustá-lo e evitar cair água nos ouvidos, é preciso aprender como secar o gato depois do banho. Afinal, qualquer movimento pode acabar em “garras para fora”.

gato cinzento deitado no colo do tutor

Se você decidiu se aventurar e aprender como dar banho no gato em casa, não deixe de ler o conteúdo abaixo. A seguir, vamos apresentar algumas dicas sobre como secar o gato depois do banho. Dê uma olhadinha e já comece a colocá-las em prática.

Secar um gato pode ser um desafio

Quando o assunto é aprender como secar o gato depois do banho, saiba que existem duas formas de fazer isso: utilizar uma toalha para tirar o excesso e deixar os pelos secarem sozinhos ou usar o secador.

Mesmo que seja fácil ter uma toalha e um secador, nem sempre é fácil domar os bichanos para fazer essa tarefa. Afinal, eles se assustam facilmente e podem querer arranhar tudo que estiver pela frente para escapar.

Para ajudar nesta tarefa, a seguir, contamos um pouco sobre como secar o gato depois do banho com a toalha e o secador. Continue lendo para conferir as dicas.

Toalha

Depois de dar banho em gato, você pode escolher entre usar uma toalha convencional ou descartável, como usamos na Petz. Essa última é superabsorvente, fácil de torcer e antialérgica, ideal para os bichanos que possuem a pele mais irritada.

Porém, se você não a tiver, não se preocupe! É possível secar o seu gatinho com uma toalha convencional, mas não se esqueça de separar uma peça somente para essa tarefa.

Com a toalha em mãos, pegue o seu bichano e escorra toda a água em excesso no pelo fazendo movimentos circulares, como de carinho, para ele não se assustar.

Esse é um ponto importante na hora de aprender a como secar gato: se ele tiver pelos curtos, e o lugar não tiver corrente de ar, pode deixá-lo se secar sozinho. Caso não conte com essas condições, é hora de passar para o próximo passo, o secador.

Secador

Caso o pelo do gatinho seja comprido ou semicomprido, o mais indicado é usar o secador para gato. Lembre-se de começar devagar para ele não se assustar com o barulho.

Além disso, é importante que o secador esteja morninho para não queimar a pele do bichano. Assim, como uma escova, vá penteando os pelos enquanto seca. Dessa forma, eles não irão embaraçar facilmente, e você consegue pentear na direção correta do crescimento.

Porém, se o seu gatinho não aceitar a secagem com o aparelho, aprender como secar o gato depois do banho será mais fácil. Isso porque a única saída é tentar secá-lo o máximo possível com a toalha.

gato sentado na beira de uma banheira

Como deixar o banho mais prazeroso para o bichano?

Como pôde perceber, aprender como secar gatos após o banho pode ser um desafio. Contudo, existem algumas dicas que podem facilitar o processo e evitar arranhões. Veja a seguir.

Mimos

O que você acha de associar a hora do banho e da secagem com alguns mimos? Em outras palavras, você pode dar alguma recompensa (sachês e biscoitos), durante e depois do banho.

Esse é um dos jeitos mais eficazes de fazer o pet se sentir mais seguro e satisfeito durante o banho, sem se estressar de nenhuma forma.

Brinquedos

Se o seu gatinho tem um brinquedo preferido, uma ideia é trazê-lo para a hora do banho. Assim, se for dar banho em uma banheira, é só colocar o brinquedinho para o animal se distrair e não dar muita atenção ao redor.

Molhar bem devagar

Mesmo que os gatos não sejam tão avessos à água, não quer dizer que eles a amem. Por isso, evite jogar a água no corpo todo de uma vez. Isso pode assustá-lo e dificultar todo o processo.

Assim, a dica é jogar a água aos pouquinhos. Comece pelo rabo e vá jogando em todo o corpo, lembrando que a cabeça deve ficar por último para o pet não se assustar e arranhar tudo que encontrar pela frente.

Lembre-se: não é preciso dar banho com frequência

É claro que a água não faz mal ao gatinho, porém não é muito recomendado dar banho com frequência. Isso porque os gatos já tomam banhos sozinhos com as potentes lambidas.

Além disso, passar pelo estresse de tomar banho não é muito recomendado. Assim, tente evitar e dar somente duas vezes no mês, mantendo o animal limpo e saudável.

gato gilhote na toalha

É claro que aprender como secar o gato depois do banho é importante, mas o que acha de contar com profissionais? Acesse o site da Petz e marque um horário para o seu bichano.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog