Higiene animal: 8 dicas para manter seu bichano sempre limpo!

Postado por PETZ, em Atualizado em Sep 30, 2019

Banho e Tosa
Higiene animal: 8 dicas para manter seu bichano sempre limpo!
Tempo de leitura: 5 minutos

Além de serem conhecidos por sua fofura e personalidade irresistível, os gatos se destacam por outra característica: a higiene animal! Afinal, quem nunca viu um gato ficar longos minutos se banhando em demoradas lambidas? Entretanto, apesar da independência dos bichanos, os tutores também podem contribuir para a limpeza desse amigo peludo.

Com algumas medidas simples, você pode ajudar seu gato a ficar ainda mais limpo e saudável! Ficou interessado? Continue lendo para aprender 8 dicas para higiene de gato!

higiene animal gato

1. Banhos são necessários, mas sem exageros

Diferente de outros pets, os bichanos são praticamente autolimpantes. O hábito de banhar-se com lambidas pode parecer um tanto estranho para nós, mas especialistas reforçam que ele é muito importante para os felinos.

“Os gatos se limpam sozinhos”, explica o médico-veterinário da Petz, Dr. Igor Hulewicz Nemtzoff. E, apesar de utilizarmos o termo “banho de gato” para uma higiene que não foi adequada, esse processo felino é mais complicado do que parece.

“Eles se lambem para retirar a sujeira do corpo e usam os dentes para retirar a sujeiras mais difíceis. Por fim, umedecem as patas para utilizá-las como se fossem uma toalha no fim do banho”, complementa o especialista.

Com uma limpeza tão completa, os banhos não se fazem tão necessários! “Dar banho nos gatos é aconselhado em situações onde estão extremamente sujos ou não conseguem se limpar sozinhos”, afirma o Dr. Igor.

2. Acostume seu amigo com a higiene animal

Os gatos podem até ser muito limpinhos e higiênicos, mas quem convive com um bichano sabe que eles não gostam muito de água. Alguns estudos indicam que os gatos domésticos vêm de regiões desérticas e, talvez por isso, se assustem tanto com a umidade.

Assim, dar banho em gato pode ser uma tarefa difícil! Para isso, o Dr. Igor recomenda começar cedo! “O ideal é dar banhos desde que o animal é filhote, para que ele se acostume a essa prática”.

Além de habituar o pet ao banho, o veterinário também dá algumas dicas:

  • Utilize sempre água morna;
  • Banhos devem ser apenas com produtos destinados a pets;
  • Crie um ambiente agradável e calmo para o gato;
  • Evite movimentos bruscos que podem assustar o bichano;
  • Seque-o bem com o auxílio de uma toalha e secador.

Caso você tenha um gato adulto, que não está acostumado a banhos, o Dr. Igor indica que busque um centro de estética especializado. Lá, você encontra profissionais experientes, que saberão a melhor maneira de cuidar de seu amigo.

3. Considere banhos secos e lenços umedecidos

Para quem tem dificuldade de cuidar da higiene animal, mas gostaria de ter uma alternativa em casa, os banhos secos são uma opção. Hoje, é fácil encontrar produtos no mercado destinados a uma limpeza fácil para os bichanos.

“Caso seja indicado pelo o veterinário, os lenços umedecidos são uma ótima opção”, indica o Dr. Igor. No entanto, o especialista reforça a importância de utilizar apenas produtos indicados para pets. Assim, você tem a segurança de que seu amigo não sofrerá com alergias, intoxicações ou outros problemas de pele.

4. Não esqueça da higiene dos dentes do animal

Os bichanos podem até tomar banhos sozinhos, mas a higiene bucal é outra história. “Assim como os cachorros ou outros pets, os gatos também formam placas

bacterianas e tártaro nos dentes”, explica o Dr. Igor. Por isso, assim como para limpeza de tártaro em cães é essencial uma escovação regular nos bichanos.

“O ideal é que a escovação ocorra diariamente”, reforça o especialista. “Caso isso não seja possível, deve ocorrer com a maior frequência possível.”

banho em gato

5. Cortar as unhas pode ajudar na higiene animal

Os gatos possuem unhas longas e afiadas, importantes para sua proteção. Muitas vezes, porém, essas pequenas feras ficam apenas no ambiente doméstico, e o desgaste natural das unhas não ocorre como na natureza.

Por isso, muitos tutores escolhem cortar de cachorro e gato. O Dr. Igor reforça que esse não é um procedimento obrigatório. Alguns itens, como arranhadores, também podem ajudar a manter as unhas de seu melhor amigo bem aparadas.

6. A caixa de areia deve estar sempre higienizada

Outro elemento importante quando falamos em higiene animal é manter a caixa de areia sempre limpa e organizada. Conforme informa o Dr. Igor, esse processo é importante para a saúde de seu amigo.

“Como os gatos são muito higiênicos, podem se sentir incomodados com uma caixa suja”, explica. Assim, o bichano pode evitar ir ao banheiro, o que pode acarretar doenças e complicações. Por isso, não se esqueça de manter um ambiente agradável para seu amigo peludo.

7. Higiene animal: dê atenção aos olhos e orelhas

Algumas partes do corpo de seu melhor amigo merecem atenção especial quando o assunto é higiene animal, reforça o Dr. Igor: “É importante dar atenção aos olhos, parte sensível da fisiologia dos gatos”.

Muitas vezes, os bichanos podem acumular secreção ou outras sujeiras nessa região. Para isso, o veterinário recomenda limpar o canto dos olhos com soro fisiológico e algodão.

Outra parte delicada são as orelhas. “A orelha pode acumular sujeira e gerar complicações”, complementa o especialista. Nesse caso, é recomendado limpar a orelha de gato em porção superficial (sem introduzir nenhum instrumento no conduto auditivo), com produtos específicos, encontrados em lojas para pets.

8. Consulte sempre o médico-veterinário

Todo mundo gosta de estar limpinho e cheiroso, mas higiene também é um aspecto de saúde. Por isso, quando falamos de higiene animal, é importante ressaltar a importância de acompanhamento veterinário.

higiene gato

Gatos são conhecidos por estarem sempre preocupados com a própria limpeza. Dessa forma, quando um bichano está descuidado, pode indicar uma doença ou fragilidade de seu amigo. E isso pode ser percebido pelo médico-veterinário.

Seguindo os passos acima, você pode garantir mais higiene de cachorro e gato e, assim, maior qualidade de vida!

Para quem busca ajuda profissional, a Petz conta com centros de estética com profissionais que terão prazer em cuidar de seu filho de quatro patas. Procure a unidade mais próxima e venha nos fazer uma visita!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *