Pode dar banho em cachorro com sabão de coco?

Postado por PETZ, em Atualizado em Nov 30, 2021

Banho e Tosa
Pode dar banho em cachorro com sabão de coco?
Tempo de leitura: 4 minutos

Você sabe se pode dar banho em cachorro com sabão de coco? Geralmente, elegemos este produto pelo fato dele possuir propriedades neutras e não causar reações. Então, não seria estranho se o cachorrinho, tão amado pela família, também recebesse esse cuidado.

pode dar banho em cachorro com sabão de côco

Porém, será que o uso desse item pode trazer algum prejuízo para a saúde do animal? Este artigo é para os tutores que estão pensando em experimentar o sabão de coco para higienizar o pet. Continue a leitura e descubra se essa pode ser uma boa alternativa para dar banho no cachorro.

Afinal, dar banho com sabão de coco faz bem ao cão?

Por ser neutro, o sabão de coco não vai causar nenhum dano imediato ao seu pet. Porém, por ser muito adstringente, o produto não deve ser utilizado com frequência. Caso contrário, a pele e os pelos do animal ficarão totalmente sem gordura, ou seja, desprotegidos.

Para você saber se pode dar banho em cachorro com sabão de coco, vamos ser mais didáticos. O pH da pele do cachorro é parcialmente ácido, permanecendo em 5,8 ou 6,6, o que ajuda na ausência de bactérias. Já o sabão de coco, de pH mais alto, de 10 a 12, provoca a proliferação de infecções bacterianas. Não é isso que você deseja para o seu pet, concorda?

Problemas ocasionados pelo uso excessivo do sabão de coco

Agora você já sabe como o sabão de coco age no corpo do animal, resultando no aumento de bactérias. Sem falar que, de acordo com o que vem descrito na embalagem, o produto não é recomendado para pele, cabelo e olhos.

Mas o que será que a presença de bactérias pode causar nos cachorros? Conhecer algumas reações é importante para identificar o problema, caso observe alguma alteração no seu pet. Confira abaixo.

  • Coceira;
  • Infecções;
  • Irritações causadas pelo ressecamento da pele;
  • Opacidade da pelagem.

O que usar para deixar o cão limpinho?

Agora, você deve estar se perguntando qual é o melhor sabão para dar banho em cachorro. O indicado é utilizar os produtos destinados para os pets, ou seja, com ingredientes pensados para as necessidades dos animais. Dessa forma você terá a garantia de pelos macios e brilhosos, assim como pele limpa, com segurança.

O mercado pet oferece muitas opções, por isso saber se pode dar banho em cachorro com sabão de coco talvez seja apenas um complemento. Você encontra aromas diversos e alguns produtos com finalidades específicas. Em geral, a função básica do item usado para a higienização é remover impureza e gordura não só dos pelos como da pele do bichinho, de maneira equilibrada.

Em conclusão, a saúde do cachorro não será afetada caso ele tome banho com sabão de coco, porém essa atividade deve ser ocasional, ok? Você pode alternar o uso com os produtos veterinários para ter um cachorrinho sempre cheiroso e saudável em casa.

pode dar banho em cachorro com sabão de côco

Dar banho em casa ou no pet shop?

Esse é outro questionamento muito comum entre os tutores de cachorros. As duas opções são válidas, porém, no pet shop, você conta com profissionais que sabem como dar banho no cachorro, identificando o produto certo para os pelos e a pele do animal. 

O serviço profissional orienta sobre a escolha do banho higiênico ou medicinal, indicando o tipo de tosa ideal para o pelo do animal, porque, muitas vezes, o banho vem acompanhado da tosa para o cuidado completo da saúde e higiene do pet.

Para isso, é preciso conhecer os diferentes tipos de pelo. Cada raça possui pelagem encaracolada, lisa, densa, curta, longa ou mista. Então, para cada tipo, existe um cuidado especializado.

Sobretudo, é importante entender que o cuidado com o animal deve ser feito nos dois ambientes. No pet shop, o bichinho será muito bem avaliado e receberá tratamento profissional, que deverá ser estendido para o lar. É o que chamamos de manutenção, como a escovação, por exemplo.

Nossa dica é que você reserve um momento para cuidar do seu pet, já que essa é uma grande oportunidade para vocês ficarem ainda mais próximos. Um banho mais demorado acompanhado de uma escovação completa vai deixar seu bichinho mais relaxado e feliz. Afinal, todo mundo gosta de ser bem tratado, inclusive os animais.

Fake news envolvendo o uso de sabão de coco em cães

É muito comum ouvirmos por aí que o sabão de coco pode ser utilizado para combater pulgas e alguns problemas de pele, como a sarna. Porém, não caia nessa armadilha! 

É comprovado que o uso do sabão de coco não piora o quadro, mas também não resolve o problema. Portanto, se seu amiguinho de quatro patas está apresentando coceira, feridas na pele, queda de pelo excessivo ou outras alterações, procure orientação do veterinário.

Após definir exatamente o que o seu cachorro tem, o profissional vai indicar o uso de medicamentos corretos e com eficácia cientificamente comprovada. Só assim, o problema será resolvido, e o seu bichinho estará livre desses incômodos.

pode dar banho em cachorro com sabão de côco

Depois dessas dicas, temos certeza que você está preparado para saber se pode dar banho em cachorro com sabão de coco. Lembre-se: as lojas da Petz oferecem diversas opções de produtos de higiene para o seu cão. É só escolher o que se encaixa perfeitamente com as necessidades dele.

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *