Dicas e cuidados com a tosa de Yorkshire

Postado por PETZ, em Atualizado em Mar 11, 2021

Banho e Tosa
Dicas e cuidados com a tosa de Yorkshire
Tempo de leitura: 4 minutos

Os pelos longos e de cor dourada e preta dos Yorkshires são uma das características mais marcantes da raça. Além disso, essa pelagem oferece a possibilidade de vários “penteados” diferentes no seu amiguinho. Mas é importante ter em mente que a tosa de Yorkshire também tem relação direta com o conforto e bem-estar do cãozinho. 

São várias opções de tosas para Yorkshire que vão ajudar a deixá-lo ainda mais adorável — e confortável. Se você tem um peludinho dessa raça e quer saber mais sobre a importância de manter sua pelagem sempre aparada, confira o conteúdo que preparamos especialmente sobre o tema! 

yorkshire com língua para fora

Tosa de Yorkshire: estética ou necessidade? 

Quando falamos de tosa de Yorkshire ou de demais raças que têm o pelo longo, uma das principais questões levadas em consideração é a estética. Alguns tutores optam por deixar a pelagem comprida, outros preferem que seus animaizinhos fiquem com o pelo mais curto, e tem, ainda, quem prefira fazer uma tosa diferenciada. 

Mas, além dessa questão, é importante levar em consideração a higiene e o bem-estar do cachorro. Afinal, tem cãezinhos que não ficam tão confortáveis com a pelagem longa. Mas, então, como fazer a tosa de um Yorkshire

Não se preocupe, pois é possível manter o seu peludo ainda mais carismático e simpático, ao mesmo tempo em que ele se sente mais confortável para correr e brincar. E isso deve ser levado em consideração já na primeira tosa! 

Quando fazer a primeira tosa do Yorkshire? 

O indicado é que a primeira tosa em Yorkshire aconteça após o início do seu ciclo de vacinas. Dessa forma, ele estará mais protegido de possíveis doenças que podem ser transmitidas pelo ambiente em que o procedimento é realizado ou então pelos aparelhos utilizados. 

Além disso, vale observar a troca de pelos do seu amiguinho, que costuma acontecer na transição da fase filhote para a adulta. Geralmente acontece entre os sete meses e um ano e dois meses. Com isso, a queda de pelos é considerável, então é importante se informar com o veterinário sobre a melhor fase para a tosa. 

yorkshire olhando para cima

Alguns tipos de tosa de Yorkshire

Agora que você sabe a importância da tosa de Yorkshire, confira alguns dos tipos que mais fazem sucesso com essa raça, que os deixam ainda mais fofinhos e livres para aproveitar suas atividades com muito conforto. 

Pelo longo

Também chamada de “tosa da raça”, a pelo longo é uma das tosas de Yorkshire mais características. Nesse estilo, a pelagem do cãozinho se mantém comprida, mas de uma forma que não incomode a movimentação e a locomoção do bichinho. 

Essa, inclusive, é uma das opções de tosa de Yorkshire para fêmeas, já que é possível fazer “penteados” com a pelagem do cãozinho, colocando laços, fitas e demais acessórios. 

Um ponto importante sobre esse tipo de tosa de Yorkshire é que, por ser longa, é mais propensa a nós. Com isso, há a necessidade de escovar os pelos do seu amiguinho diariamente, além de hidratá-los durante os banhos. Assim, você o deixa livre de nós e demais incômodos.   

Tosa bebê

A tosa bebê de Yorkshire recebe esse nome por deixar o seu amiguinho com um aspecto jovem, semelhante a um filhote. Nela, os pelos do cachorro são mantidos mais curtos, o que facilita a higiene do animal e, também, a saúde do seu pelo. Dessa forma, a incidência de nós é bem menor. 

Esse tipo também é uma ótima opção de tosa de Yorkshire para o verão. Com o pelo mais curto — cerca de três centímetros de comprimento por todo o corpo —, o seu peludinho fica mais fresco e ainda mantém a pele devidamente protegida.  

Tosa Westy

Outra opção de tosa de Yorkshire que deixa essa raça ainda mais fofa é a Wetsy, que recebe esse nome por conta do West Highland White Terrier. Assim como a tosa bebê, esse corte deixa a pelagem bem curtinha, especialmente na região da barba e sobrancelhas, deixando o focinho e as orelhas mais evidentes. 

Essa é uma das opções de tosas de Yorkshire para macho, além de ser outra dica para deixar o seu cãozinho ainda mais confortável durante os dias mais quentes.  

Tosa higiênica

Essa tosa de Yorkshire não é voltada para a estética. Geralmente costuma ser a primeira que o cãozinho dessa raça recebe em sua vida, e deve ser repetida com regularidade com o passar do tempo. 

Nesse caso, os pelos do rabo, ânus, órgãos genitais, boca e barrilha são aparados, livrando o seu amigo de quatro patas de sujeiras que podem causar infecções e demais tipos de doenças.

yorkshire com lacinho

Gostou de saber mais sobre a importância e os tipos de tosa de Yorkshire? Então, não deixe de conferir mais conteúdos como este aqui, no Blog Petz. Acompanhe as principais informações para deixar o seu melhor amigo ainda mais confortável e saudável!   

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *