Bem-Estar

Cachorro no calor: saiba tudo o que seu peludo precisa

Publicado em 23 de abril de 2021

Tempo de leitura: 4min

Não é novidade nenhuma que nos dias mais quentes alguns humanos acabam ficando incomodados e irritados. Isso também acontece com o cachorro no calor, afetando o comportamento e algumas ações do bichinho.

cachorro se refrescando na praia com bolinha na boca

Quando chega o verão, o pet busca alternativas para se refrescar nesses meses mais quentes. Assim, o tutor deve ajudar o cachorro com calor para que ele fique aliviado e confortável. 

O que fazer para amenizar o calor do cãozinho

Todos pensam que tosar o cachorro no calor é a única alternativa para ajudar o amigo. No entanto, existem outras saídas rápidas e práticas para ajudar no bem-estar do pet nesse período.   

A primeira dica de como refrescar o cachorro no calor é manter o peludo muito hidratado, trocando a água dele várias vezes ao dia para mantê-la fresca. Além disso, colocar algumas pedras de gelo no potinho irá ajudar a manter o líquido gelado por mais tempo.

Outro ponto essencial é evitar levar seu pet para passear nos horários mais quentes, como ao meio-dia. Lembre-se sempre de verificar a temperatura do chão para que o cãozinho não queime as patas. É importante também induzir o animalzinho a fazer exercícios mais leves. 

Em algum momento do dia a dia os tutores já devem ter visto o peludo deitado no chão gelado, não é mesmo? Eles fazem isso para tentar se refrescar, por isso, é importante o pet sempre estar em lugares frescos e com sombra. Assim, o cachorro no calor estará confortável e bem.

O que é hipertermia canina?

A hipertermia canina, ao contrário do que muitos tutores pensam, não deriva de nenhuma infecção, mas acontece quando o pet é exposto ao calor excessivo. Por isso, é importante prestar atenção no cachorro com calor e sintomas que ele apresenta.

Um dos pontos que influenciam a hipertermia no cãozinho é que eles têm poucas glândulas sudoríparas. Consequentemente, têm apenas a respiração para controlar a temperatura corporal nos dias em que o clima está intenso. Por isso, os vemos com a língua para fora após alguma atividade física.

Assim, é importante sempre estar de olho no cachorro no calor. Se o pet estiver com a respiração difícil, fraqueza, tremedeiras ou qualquer outro sintoma, é essencial levá-lo ao veterinário o mais rápido possível.

Cachorro sente calor com os pelos?

Muitas vezes, pensamos que o cachorro sente calor com os pelos, mas o que não sabemos é que ele funciona como um isolamento térmico. No frio, a pelagem não deixa que a temperatura do pet caia muito, e no verão, que ele ganhe calor excessivo.

cachorro na grama

Os pelos funcionam como protetores para seu amigo de quatro patas, por isso, é necessário ter muito cuidado com a pelagem. Desse modo, algumas raças precisam da tosa o ano inteiro, já outras, só no verão. Mas vale lembrar que é importante ter a opinião do veterinário para saber qual a frequência indicada. 

Como vimos acima, é preciso mais do que tosar o cachorro no calor quando o verão chega. Pensando nisso, há outras maneiras de refrescar o cãozinho para que ele alivie o calor excessivo e se sinta confortável nos dias mais quentes.

Como saber se seu peludo está com calor?

O clima sempre acaba afetando a todos, mas principalmente o cachorro no calor. Consequentemente, isso muda alguns hábitos e comportamentos do amigo de quatro patas.

Observar a linguagem corporal é uma maneira efetiva de identificar se o pet está com calor. Lembrando que a forma de se expressar do animalzinho pode mudar de um para o outro, mas alguns sinais comuns são: 

  • Maior salivação;
  • Respiração ofegante;
  • Ficar deitado muito tempo.

O calor pode afetar a falta de apetite do cachorro?

Os cãezinhos são muito parecidos com os humanos em relação ao apetite no calor. Assim como nós, eles acabam reduzindo o apetite aos poucos, conforme o verão se aproxima. Por isso, é essencial reforçar a hidratação do pet.

Uma outra opção para o animalzinho nos dias quentes é oferecer ração úmida, ao invés da seca. Consequentemente, ajudando a hidratar mais ainda o cachorro, mas não é necessário forçar o pet a comer toda a comida. Visto que é uma reação natural a falta de apetite nessa época do ano.

cachorro na grama tomando sol

Portanto, é muito importante ficar atento à linguagem corporal e atender às necessidades do cãozinho no verão. Gostou de saber mais sobre cachorro no calor? Então confira outros conteúdos como este no blog da Petz.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog