Bem-Estar

Carrapatos – Saiba como prevenir e tratar no seu pet

Publicado em 01 de fevereiro de 2017

Tempo de leitura: 3min

Facilmente encontrados entre os pelos de animais de estimação sem a proteção adequada, os carrapatos são tidos como parte da vida normal de alguns pets. Mas, na realidade, estes parasitas devem ser mantidos longe dos nossos cães e gatos a todo custo, já que podem causar uma série de complicações perigosas para a saúde dos bichinhos.

Prevenir uma infestação de carrapatos no corpo dos nossos animais vai além de poupá-los de uma coceira incômoda, uma vez que carrapato em cachorro, por exemplo, pode significar doenças graves e até fatais, como babesiose e erlichiose – também conhecidas como doenças do carrapato.

Cão, aparentemente infestado por carrapatos, se coçando

Como se prevenir contra uma infestação de carrapatos

O primeiro passo para compreender a prevenção de carrapatos no corpo do seu gato ou cachorro é saber o ciclo de vida destes parasitas. Eles nascem de ovos encontrados em muitos ambientes frequentados pelos nossos pets, como gramados, carpetes e mobílias.

Eles nascem como larvas e, em seu estágio adulto, as fêmeas de carrapato depositam novos ovos, dando sequência ao ciclo. Portanto, evitar o carrapato em cachorro ou gato significa, primeiramente, evitar a presença destes ovos no ambiente.

Com isso em mente, fica clara a necessidade de não só realizar um tratamento contra carrapatos no corpo dos nossos pets, mas também higienizar todo o ambiente e evitar o contato com animais que estejam infestados. Em outras palavras: conheça os amigos do seu pet antes de deixar que ele brinque com eles!

Carrapato seguro por pinça

Saiba como acabar com carrapatos mesmo que seu pet não esteja infestado

O fato de seu cachorro ou gato não estar infestado agora não significa que você não deve ficar atento ou que possa parar de manter em dia a prevenção contra este parasita.

O mercado pet oferece, atualmente, uma série de opções para o controle de carrapatos, incluindo sprays, shampoos, coleiras e até medicamentos de via oral que proporcionam uma proteção mais duradoura.

Clique aqui para ter acesso aos melhores produtos de higiene para cachorros

Aqui não existe melhor ou pior forma de prevenção contra carrapatos, mas, sim, qual melhor se encaixa na sua rotina junto ao seu pet! Converse com seu veterinário de confiança e discuta com ele cada opção.

Fique sempre de olho no seu animal de estimação

 Lupa mostrando o detalhe dos carrapatos no corpo de um cão

Estabeleça uma rotina de supervisão ao corpo do seu cachorro ou seu gato, passando os dedos vagarosamente por toda a pelagem a fim de procurar por carrapatos.

Nesta etapa, fique especialmente atento às regiões entre os dedos e aos coxins (as “almofadinhas” debaixo das patas) do pet, pois estes são dois dos lugares preferidos para os carrapatos se alojarem.

É importante que, ao encontrar um carrapato, ele seja retirado somente com pinças especiais para carrapatos, evitando que alguma parte do parasita permaneça alojada no pet e cause infecções.

Outro detalhe: ainda que você não encontre um carrapato sequer, verifique também se seu pet não está se coçando muito ou demonstrando incômodo em alguma parte do corpo. Este, junto com falhas na pelagem, é um sinal importante de que carrapatos podem estar parasitando por ali.

Para ter acesso aos melhores produtos para matar carrapatos e mantê-los longe dos seus pets, encontre a loja Petz mais próxima a você ou acesse a nossa loja virtual!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog