Bem-Estar

Como cuidar de um furão: os cuidados com a saúde do seu bichinho

Publicado em 08 de fevereiro de 2017

Tempo de leitura: 4min

Divertidos, curiosos, agitados e dóceis, os furões, também chamados de Ferret, têm uma personalidade muito peculiar e são considerados companheiros ideais para quem está em busca de um animal de estimação simpático.

A alimentação e os cuidados para com eles são tão importante quanto para qualquer outro animal de estimação. Por isso, o tutor de um furão deve prestar atenção em qualquer tipo de anormalidade e qualquer sinal de disfunção ou problemas de saúde. O recomendado é sempre procurar um veterinário assim que o pet apresentar alguma estranheza em seu comportamento, prevenindo possíveis doenças e garantindo as condições certas para a sua melhora.

Assim como acontece com os outros pets, é imprescindível que os furões façam uma visita periódica a veterinários especializados em cuidar desse tipo de animal. Com isso, é possível averiguar com frequência seu estado de saúde, descobrir doenças ainda em seu estágio inicial e tratá-las com maior eficácia.

Para quem adotou um furão doméstico ainda filhote são necessários alguns procedimentos, como os primeiros exames de saúde. Esses exames, basicamente, encaminham o pet para que as devidas vacinas sejam tomadas – de acordo com as doses específicas para cada caso.

Geralmente, são dadas vacinas contra cinomose na oitava, décima primeira e décima quarta semanas de vida do bichinho. A vacina anti-rábica, por sua vez, é administrada da décima segunda à décima sexta semana.

Alguns procedimentos básicos para a saúde do furão também serão indicados pelo veterinário durante a primeira visita do pet, como por exemplo, cortar as unhas do animal – uma tarefa frequente na vida dos donos de furões.

Acompanhamentos anuais do seu furão de estimação

furões

Nos acompanhamentos anuais, é preciso identificar qualquer disfunção ou anormalidade que esteja causando problemas de saúde no seu pet. Confira algumas das principais e comunique seu veterinário se qualquer delas estiver presente na rotina do seu furão:

• Qualquer tipo de anormalidade, vômitos, tosses e espirros;
• Problemas apresentados na caixa de areia: estranhezas na urina ou nas fezes do furão podem significar problemas de saúde;
• Orelhas coçando e balanço frequente de cabeça: esses sinais podem identificar a presença de ácaros nos ouvidos do furão;
• Mudança de pelos e pele: pelo do bichano mais grosso do que o habitual;
• Apresentar a alimentação pode ajudar o veterinário a montar uma dieta balanceada para a melhora da saúde do bichinho, assim como sua rotina de atividades.

Cuidados com a higiene do bichano

Para todos os animais a higiene é fundamental – e com os furões isso não
poderia ser diferente. É importante manter sua gaiola limpa, assim como a rede
em que eles costumam descansar. Os pelos devem ser devidamente escovados e as
unhas, aparadas.

Investir em uma vasilha sanitária ou em uma caixa
de areia natural (própria para furões) também é uma dica. Vale lembrar que as
caixas de areia para gato não são recomendadas, já que o pó fino pode causar
problemas respiratórios nos ferret.

Outras curiosidades

Os furões possuem características que devem ser conhecidas por seus tutores para que a qualidade de vida deles seja ainda maior. Eles têm mania de entrar em espaços estreitos e apertados, por isso é preciso tomar cuidado com ralos, fogões, geladeira, vasos sanitários e máquinas de lavar roupas.

A temperatura do corpo dos furões é 2ºC maior que a nossa. Portanto, quando forem realizar alguma atividade em água, como tomar banho, o ideal é que a temperatura do líquido também seja uma pouco mais elevada do que aquela com a qual os humanos estão acostumados.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog