Bem-Estar

Infecção urinária em gatos: causas, sintomas e tratamentos

Publicado em 25 de novembro de 2022

Tempo de leitura: 5min

A infecção urinária em gatos pode acometer os bichanos em qualquer fase da vida, mas costuma ser mais comum entre os pets idosos. Quando ela é diagnosticada logo no início, o tratamento desse problema costuma ser simples.

Gato laranja em fundo branco

Os felinos costumam esconder o que sentem, por isso é comum que os tutores demorem para perceber algo errado com o pet. Contudo, para garantir a saúde dos bichanos, é muito importante saber identificar os sintomas desses animais quando têm uma infecção urinária. Confira!

Quais são as principais doenças urinárias?

A infecção urinária pode ser causada por bactérias ou fungos que, normalmente, entram no organismo por meio da uretra do animal. Porém, esse tipo de doença pode ser desencadeada por cálculos renais.

A cistite intersticial felina é uma das principais doenças urinárias que costumam acometer os felinos. Ela consiste em uma inflamação na bexiga causada pelo acúmulo de micro-organismos.

Outra enfermidade muito comum no trato urinário dos gatos é a nefrite, uma condição grave cuja principal característica é a inflamação dos rins. Ela pode surgir como uma evolução da cistite.

Quais são os sintomas da infecção urinária em gatos?

Os sintomas de infecção urinária em gatos são semelhantes àqueles que os cachorros e até os humanos sentem nessa situação. Os mais comuns costumam ser:

  • aumento da frequência urinária;
  • diminuição do volume da urina;
  • sinalização de dor ao urinar;
  • presença de sangue na urina;
  • falta de apetite;
  • prostração;
  • lambedura excessiva da genitália.

Se você perceber que seu pet está apresentando um ou mais desses sintomas, leve-o a um veterinário quanto antes. Caso a infecção em gatos não seja tratada logo no início, os rins do animal podem ser afetados.

Como ocorre o diagnóstico da infecção urinária em gatos?

O diagnóstico de infecção urinária em gatos só pode ser feito por um médico-veterinário. No momento da consulta, é muito importante que o tutor relate todos os sintomas do pet.

Na maioria dos casos, os veterinários pedem alguns exames, como ultrassom abdominal, raio-x, exame de sangue e urina. Isso porque, além de identificarem o problema do gato, essas análises laboratoriais vão permitir que o profissional descubra o que está causando a doença.

Quais são os tratamentos disponíveis?

Existem diversos tipos de tratamentos para gatos com infecção urinária. Nos casos mais simples ou nos diagnósticos precoces, algumas mudanças na alimentação e na rotina do animal já podem ser suficientes para tratar a doença.

No entanto, dependendo da situação do pet, pode ser necessário ministrar algum remédio para gato com infecção na urina. Já nos casos mais graves, o veterinário pode recomendar uma cirurgia para resolver o problema.

Gato dormindo em janela

Somente um veterinário pode prescrever o tratamento adequado para infecção urinária em gatos. Portanto, não tente medicar seu pet por conta própria em nenhuma hipótese.

Como prevenir a infecção urinária em gatos?

Além de descobrir como identificar e tratar esse problema, é fundamental saber como prevenir a infecção urinária em gatos, para seu pet não sofrer com essa doença. Confira como você pode fazer isso!

Incentive o felino a beber água

Incentivar seu pet a se hidratar mais é uma das formas mais simples e eficazes de evitar que ele desenvolva cálculos renais. Você pode fazer isso espalhando potes com água pela casa.

Escolha a ração certa

Para evitar que o seu gatinho adoeça, também vale a pena investir em rações para cada fase da vida do felino. Isso porque a infecção urinária costuma atingir mais os gatos idosos.

Por isso, existem rações para gatos mais velhos com baixa concentração de minerais como cálcio e oxalato que, consumidos de forma excessiva, podem aumentar o risco do desenvolvimento de cálculos renais.

Cuidado com a limpeza

Outra maneira de evitar esse problema é manter a caixa de areia limpa e fácil de acessar. Caso você tenha mais de um gato em casa, garanta que cada um deles tenha um local específico para fazer as próprias necessidades.

Check-up em dia

A melhor forma de prevenir infecção urinária em gatos é levar o animal ao veterinário sempre que você notar algo errado com ele ou de acordo com a frequência recomendada para a idade do animal.

Durante os primeiros meses de vida do gatinho, é preciso levá-lo mensalmente ao médico. Já adulto, essa ida pode se tornar anual. Contudo, quando completa sete anos, o felino deve ir ao médico uma vez por semestre.

Já os gatos que vivem mais de 14 anos precisam ir ao veterinário uma vez a cada quatro meses, pelo menos. No entanto, dependendo do estado de saúde do seu pet, o profissional pode recomendar uma frequência de consultas diferente.

Cuide para que o gato não fique estressado

Os felinos se estressam com muita facilidade, o que pode baixar a imunidade deles. Isso vai deixá-los mais propensos a adquirirem determinadas doenças, entre elas a infecção urinária.

Sendo assim, é importante criar um ambiente seguro, com poucos estímulos estressantes. Você pode fazer isso oferecendo arranhadores e brinquedos variados para o gatinho.

infeccao urinaria em gatos

Agora que você já entende o que é infecção urinária em gatos, saiba que a Petz tem tudo o que seu pet precisa, desde brinquedos até rações específicas para cada fase da vida do felino.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog