Infecção urinária em gatos: saiba como cuidar do animal!
Publicado em 13 de dezembro de 2024Tempo de leitura: 5min
A infecção urinária em gatos é um problema de saúde muito comum nos felinos de todas as idades, causando grande desconforto. Gatos são animais que costumam esconder o que sentem. Por isso, os tutores podem demorar a perceber que algo está errado com o pet, fazendo com que o quadro se agrave.
Então, conheça os primeiros sinais de infecção urinária em gatos e aprenda como evitá-la para garantir a saúde do seu animal de estimação.
Como ocorre a infecção urinária em gatos?
Gatos são conhecidos por terem infecções no trato urinário com certa frequência. A infecção urinária em gatos pode acometer animais em todas as fases da vida, mas é mais comum em pets idosos, quando o sistema imune tende a ser menos eficiente.
Como o meio ambiente está repleto de vírus, bactérias e fungos, esses microrganismos podem entrar pela uretra do pet e alcançar a bexiga ou os rins, o que causa infecção urinária em gatos.
Quais as principais doenças do trato urinário em gatos?
A cistite é uma das principais doenças urinárias que acometem os felinos. Ela consiste em uma infecção na bexiga causada pelo acúmulo de microrganismos.
Outro tipo de inflamação na bexiga é a cistite intersticial felina, que costuma apresentar os mesmos sintomas da cistite bacteriana. Porém, neste caso, não há invasão de microrganismos — são as condições anatômicas e fisiológicas do gato predispõem a uma inflamação crônica e recorrente.
Os cálculos (pedras) presentes no trato urinário se formam devido a fatores da dieta e da baixa ingestão de água. A condição também pode causar infecção urinária nos animais..
Em alguns casos em que não houve tratamento adequado ou o remédio para infecção urinária em gatos não foi administrado, a cistite pode evoluir para uma nefrite, que é a inflamação dos rins.
Essa doença é mais grave, pois dificulta a filtragem do sangue e favorece acúmulo de substâncias que deveriam ser eliminadas na urina. Alguns pets podem até mesmo desenvolver insuficiência renal se a condição não for tratada a tempo.
Como saber se o gato está com infecção urinária?
Para saber se o felino está com algum problema urinário, é essencial observá-lo, principalmente quando vai fazer xixi. Os principais sintomas de infecção urinária em gatos são:
- lambedura excessiva da genitália;
- presença de sangue na urina;
- dificuldade ao urinar;
- diminuição do volume da urina;
- sinalização de dor ao urinar;
- urinar em local inadequado;
- parar de urinar;
- prostração;
- diminuição do apetite.
Se perceber que o pet está apresentando um ou mais desses sintomas, leve-o a um médico-veterinário o quanto antes para que a doença não evolua para quadros mais graves. Somente o profissional será capaz de descobrir a causa e como tratar infecção urinária em gatos.
O que fazer em casos de infecção urinária em gatos
É possível que algum tutor de pet te diga o que é bom para infecção urinária em gatos, seja um remédio caseiro ou medicações que outro animal já tomou. Entretanto, as causas de infecção urinária são diversas. Além disso, cada animal é único e deve ser medicado individualmente.
Então, leve o gato a uma clínica veterinária de confiança, em que o veterinário coletará todas as informações necessárias, fará o exame clínico e poderá solicitar alguns outros testes, a fim de instituir o tratamento ideal.
Quais os tratamentos para infecção urinária em gatos?
Se está se perguntando como tratar infecção em gatos, saiba que existem diversos tipos de tratamento, sempre seguindo a causa do problema. Os mais simples incluem mudança na dieta e aumento da ingestão de líquidos.
Já em outros casos utilizam-se antibióticos, antiinflamatórios e analgésicos. Se houver cálculos urinários que não sejam possíveis de serem dissolvidos, é necessário recorrer a um procedimento cirúrgico.
Como prevenir infecção urinária em gatos
Algumas atitudes e mudanças no manejo dos animais podem ajudar a prevenir problemas urinários. Geralmente, a infecção está associada à baixa ingestão de água por parte dos pets. Por isso, sempre incentive o seu a se hidratar, tomando estas medidas:
- espalhe vários potes de água pela casa;
- aposte em bebedouros tipo fonte (gatos gostam de beber água corrente);
- ofereça comidas úmidas (sachês/patês).
Outra maneira de evitar o problema é manter a caixa de areia limpa e fácil de acessar. Os gatos são muito higiênicos e se a caixa estiver suja, eles deixam de fazer xixi, o que predispõe a infecções urinárias. Conte sempre pelo menos uma caixa e meia por gato. Por exemplo: dois gatos precisam de 3 caixas de areia.
Mantenha as consultas com o médico veterinário em dia, fazendo check-ups regulares. Além de detectar doenças logo no início da manifestação, o profissional irá orientar o melhor tipo de ração e como prevenir as infecções urinárias de acordo com o estilo de vida do pet e da família.
Sabendo que a infecção urinária em gatos é um problema recorrente, invista na prevenção e sempre busque ajuda especializada. Além disso, no blog Seres, há outras informações sobre a saúde dos pets. Confira!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário