Bem-Estar

Música para cachorro: seu peludo vai adorar ter uma playlist

Publicado em 26 de março de 2021

Tempo de leitura: 4min

Do ponto de vista científico, a música para cachorro é capaz de fortalecer a memória, de acalmar e até de aliviar dores do ouvinte. A relação dos seres humanos com os sons é bastante conhecida também. 

A música está presente desde a Pré-História, fazendo parte de brincadeiras, aumentando nossa sensibilidade e é uma parte fundamental da nossa cultura. Se ela já faz tudo isso por nós, imagina pelos cães que possuem um aparelho auditivo privilegiado?

 

musica para cachorro beneficios

Descubra agora os benefícios da música para cachorro, quais são os ritmos mais recomendados e como usar essa ferramenta no dia a dia.

Benefícios da música para cachorro

De acordo com a médica-veterinária Luciana Martins Neves, o som é uma parte importante do ambiente dos animais. Por isso, da mesma forma que certos barulhos, como o de rojões, podem contribuir para um estado de ansiedade, uma música para cachorro relaxar pode ajudar a acalmar o pet. 

“Se a música para cachorro dormir for relaxante, ela vai influenciar nos estados de alerta e de repouso, controlados pelo sistema nervoso autônomo e neuroendócrino. Eles atuam para a diminuição da frequência cardíaca e da pressão arterial”, diz a especialista.

Ela cita um estudo feito com pacientes caninos em um ambiente hospitalar veterinário. Nele, um grupo de cães que recebeu sessões de musicoterapia com harpa demonstrou redução da inquietação, da ansiedade, da agressividade e da frequência respiratória. É o oposto do grupo controle, que não recebeu a terapia.

Além desse estudo, ela menciona, ainda, a chamada audioanalgesia. O tratamento alternativo utiliza a música para cachorro não só para reduzir a dor, como também para aliviar a experiência afetiva negativa que a acompanha.

Como escolher uma música para cachorros

Lembra que foi dito que o som pode ter efeito tanto positivo quanto negativo no estado emocional do cão? Isso significa que você precisa saber como escolher uma música que o cachorro gosta, e isso deve ser feito cuidadosamente. Já que certos ritmos podem, inclusive, estressá-los ainda mais. 

Segundo a Dra. Luciana Martins Neves, o mais indicado é recorrer à música clássica. Pelo menos, é isso o que mostrou um estudo realizado com cães resgatados alojados em um abrigo. musica para cachorro como escolher

Durante o estudo, os cães foram separados em grupos e expostos a diferentes estímulos auditivos, entre eles música clássica e heavy metal. 

Enquanto os últimos mostraram uma maior tendência a latir, os cachorros que ouviram música clássica passaram bem mais tempo quietos e dormindo. Isso  sugere mais tranquilidade e bem-estar.

Musica para acalmar cachorro: as melhores opções

Claro que, como os apreciadores do gênero sabem bem, canções clássicas não são todas iguais. 

 

Sendo assim, para te ajudar na escolha da melhor música para acalmar cachorro agitado, abaixo você encontra seis obras presentes no álbum Through a Dog’s Ear. Ele é considerado um marco no uso de música para o relaxamento dos cães:

  1. Prelúdio e Fuga em dó maior, de Johann Sebastian Bach
  2. Sonata em si bemol menor, Op. 35, de Frédéric Chopin
  3. Sonata em lá maior, K.331, de Wolfgang Amadeus Mozart
  4. Sonata em lá maior, D. 959, de Franz Schubert
  5. Scherzo em mi maior, Op. 54, de Frédéric Chopin
  6. Pathetique Sonata, Op. 13, de Ludwig van Beethoven

Como e quando usar música para cachorro

Desde que respeitado o tipo de música e o volume adequado, reproduzir um som relaxante para cachorro não tem contraindicações nem efeitos colaterais! Você pode apostar nisso quando o cão estiver agitado antes de dormir, ansioso, com medo, latindo ou mesmo quando ele for ficar sozinho em casa. 

Coloque a playlist escolhida bem baixinho e veja como seu amigo se comporta. Já nos casos em que o cachorro apresentar dor, o veterinário sempre deverá ser consultado imediatamente. A música para acalmar cachorro filhote e adulto é realmente eficaz!

musica-para-cachorro

Lembrando que garantir ao seu cão uma vida saudável, com ração, passeios, adestramento e com brinquedos também ajuda muito a mantê-lo longe da ansiedade. Se precisar de alguma coisa, conte com a Petz, onde você encontra todos os acessórios necessários para o seu amigo.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog