Bem-Estar

Obesidade canina: como identificar se seu pet está acima do peso

Publicado em 14 de março de 2019

Tempo de leitura: 4min

Os cachorros sabem nos conquistar. Com seu jeito divertido e sua famosa carinha de pidão, fica difícil resistir quando nosso filho de quatro patas pede nossa comida, e é normal ceder um petisco ou um pouco mais de ração em um momento de fraqueza — mesmo sabendo da existência da obesidade canina.

Porém, quando o assunto é saúde, é necessário muita atenção! Apesar de todo mundo achar cachorros gordinhos muito fofos, a obesidade canina é um problema sério que pode trazer diversas complicações para seu pet.

Por isso, saiba como identificar a obesidade canina, quais seus principais sinais e algumas dicas para garantir uma rotina saudável a seu amigo.

obesidade canina

Como diagnosticar a obesidade canina?

Notar se seu cachorro está obeso é uma tarefa mais difícil do que parece. Segundo a Dra. Camila Canno Garcia, médica-veterinária da Petz, o parâmetro mais utilizado para diagnosticar a obesidade canina é o chamado ECC: Escore de Condição Corporal. “É um método onde se avaliam características corporais, baseando-se na inspeção e palpação da camada de gordura corporal, empregando escalas numéricas de 1 a 9”. Para isso, é necessário tocar o pet e perceber alguns fatores.  

  • 1 a 3 – o cachorro está magro. Apresenta os ossos da costela e dos quadris bem aparentes. Além disso, o reentrância abdominal, aquele espaço entre o peito e as patas traseiras, está bem notável.
  • 4  a 6 – peso adequado.  As costelas não estão aparentes ou aparecem muito pouco, mas é bem fácil percebê-las ao tocar o cachorro. A reentrância abdominal não é tão grande.
  • 7 a 10 – cachorro obeso. As costelas não só não aparecem, como são difíceis de sentir com o toque. Não há reentrância abdominal.

Lendo assim parece fácil, não é? Mas, visto que as raças apresentam características muito diferentes, somente um profissional pode diagnosticar se seu cão sofre de obesidade canina.

Sinais que seu pet está acima do peso

Mas, se somente os veterinários podem diagnosticar a obesidade canina, como o tutor pode  notar se o cachorro está acima do peso? Segundo a Dra. Camila, há alguns sinais que a saúde de seu pet precisa de atenção.

  • Cansaço fácil ao tentar andar ou correr;
  • Dificuldade para se levantar e se locomover;
  • Dificuldade respiratória,
  • Sedentarismo.

Se o cachorro apresentar os sintomas acima, é a hora de levá-lo a um veterinário. Mesmo que os sinais de obesidade canina não sejam evidentes, é necessário cuidar da saúde de seu amigo.

obesidade cachorro

Problemas da obesidade

A obesidade canina pode trazer muitos problemas para a saúde do cachorro. De acordo com a Dra. Camila, um cão acima do peso pode apresentar “problemas articulares e locomotores, aumento do triglicérides e colesterol no sangue, além de dificuldade respiratória”.

Cachorros são pets muito ativos e brincalhões por natureza, por isso o sedentarismo também pode trazer consequências psicológicas: “A obesidade pode resultar na redução da qualidade e na expectativa de vida do pet”, completa a especialista.

Obesidade canina: como tratar e prevenir

Para evitar a obesidade canina, não há segredo. Uma alimentação equilibrada acompanhada de exercícios rotineiros para cachorro obeso devem ser o suficientes para manter o pet no peso ideal. Mas, se seu amigo foi diagnosticado com obesidade canina, é hora de tomar algumas atitudes.

Para isso, um acompanhamento com veterinário é fundamental para estabelecer uma rotina adequada e saudável.

Segundo a Dra. Camilla, geralmente, o tratamento consiste em  “uma dieta adequada e exercícios físicos leves, sendo que em alguns casos é recomendada a fisioterapia também”.

obesidade caes

Além do tratamento especializado, alguns brinquedos são desenvolvidos especialmente para cachorros com problemas de peso. É o caso dos comedouros funcionais, que propõem uma alimentação mais lenta e divertida!

A Petz conta com rações equilibradas além de diversos brinquedos para deixar a rotina de seu pet ainda mais saudável e divertida! Procure a unidade mais próxima e venha nos fazer uma visita!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog